sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Marcos Valério diz que sertanajos Zezé Di Camargo e Luciano receberam pagamentos de shows do mensalão

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado a mais de 40 anos de prisão por operar o mensalão, entregou à Procuradoria-Geral da República os números de três contas bancárias no exterior nas quais teria feito depósitos para quitar dívidas de campanha do PT com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano e com os publicitários Nizan Guanaes e Duda Mendonça. As operações, segundo ele, ocorreram em 2005.
 
No depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral, Valério disse que dinheiro do esquema do mensalão foi usado para pagar a dupla sertaneja e os publicitários.
 
Nesta semana, o jornal O Estado de S. Paulo confirmou com fontes ligadas ao processo que o empresário também deixou com o Ministério Público os dados das contas bancárias.
Jornal O Estado de São Paulo

Sexta 21 começa valer a nova LEI SÊCA





As novas regras que deixam a lei seca mais rígida passam a valer a partir desta sexta-feira (21) e serão aplicadas nas operações das polícias rodoviárias para o período de festas de fim de ano e férias. A medida foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff na quinta-feira (20) e publicada na edição desta sexta do Diário Oficial da União.
A nova lei seca determina que outros meios, além do bafômetro, podem ser utilizados para provar a embriaguez do motorista, como testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos.(Época)

Para impresa Brasil termina 2012 entre países mais perigosos do mundo para os jornalistas

A liberdade de imprensa no Brasil ficou refém da violência contra os jornalistas em 2012. A poucos dias do término do ano, mais um caso emblemático demonstra a escalada de agressões e ameaças ao exercício de informar. O premiado jornalista investigativo Mauri Konig, diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e repórter especial da Gazeta do Povo, do Paraná, precisou abandonar sua residência e se refugiar em um local seguro após receber ameaças de morte.

Konig e sua família foram alvos de intimidações por meio de ligações telefônicas feitas à redação do jornal após a publicação de reportagens que denunciaram casos de corrupção e abusos policiais no estado. Em um dos telefonemas, um desconhecido advertiu que cinco agentes do Rio de Janeiro estavam em Curitiba para metralhar a casa do repórter.

Um dia antes de Konig precisar se esconder longe de casa, o jornalista André Caramante, da Folha de S. Paulo, havia retornado após três meses de exílio. O jornalista passou a ser perseguido e teve que sair do país depois de escrever uma matéria sobre como Paulo Telhada, o ex-comandante da Rota (uma controversa unidade de elite da polícia paulista) e vereador eleito por São Paulo usava sua página no Facebook para pregar a violência contra suspeitos de crimes.

Estes dois casos recentes ilustram o crescente risco enfrentado por jornalistas brasileiros, principalmente os que cobrem temas sensíveis como narcotráfico e corrupção. Em meio a este cenário de hostilidade, a Secretaria de Direitos Humanos anunciou que estuda a criação de um programa federal específico para a proteção de jornalistas ameaçados no Brasil, segundo informou o Uol.
Relatórios apontam aumento das mortes de jornalistas

O Brasil desponta em 2012 entre os mais letais do mundo para os jornalistas nas análises das principais organizações internacionais defensoras da liberdade de imprensa. Todas elas registram um aumento expressivo da violência em relação a anos anteriores.

De acordo com o relatório anual da Repórteres Sem Fronteiras, o Brasil fecha o ano como o 5º país mais perigoso do mundo para os profissionais da imprensa, com cinco assassinatos relacionados à profissão. Em 2011, foram três.

Já a Press Emblem Campaign destaca que nunca antes houve tantas mortes de jornalistas no Brasil e classifica o país como o 4º pior do mundo, empatado com o México, para o exercício do jornalismo. A organização registrou 11 casos de homicídios de jornalistas este ano; no ano passado, quase a metade, 6.
A análise de fim de ano do Comitê para a Proteção dos Jornalistas sobre jornalistas mortos no exercício da profissão cita quatro episódios ocorridos no Brasil, o maior número anual em uma década

 Segundo a entidade, o país é historicamente um dos mais perigosos para a imprensa, mas havia sido o cenário de poucas mortes entre 2005 e 2010, fazendo com que esta recente elevação no número de casos seja especialmente preocupante.

A divergência entre os números divulgados decorre dos diferentes critérios usados por cada uma para determinar se o crime está ou não relacionado à atividade jornalística das vítimas.

Entre os jornalistas assassinados citados pelas organizações estão Laecio de Souza (Bahia), Mario Randolfo Marques (Rio de Janeiro), Paulo Roberto Cardoso Rodrigues (Mato Grosso do Sul), Divino Aparecido Carvalho (Paraná), Onei de Moura (Paraná), Decio Sa (Maranhão), Valerio Luiz de Oliveira(Goiás), Luis Henrique Georges (Mato Grosso do Sul), Anderson Leandro da Silva (Paraná), Edmilson de Souza (Sergipe) e Eduardo Carvalho (Mato Grosso do Sul).

A maioria deles perdeu a vida após denunciar a influência de máfias criminosas nos setores políticos e econômicos, casos de corrupções de autoridades locais e crimes ligados ao narcotráfico.

A falta de uma apuração rigorosa destes crimes é uma das razões para que eles se perpetuem. No Brasil,apenas 10% dos homicídios são solucionados, segundo estudo divulgado pelo jornal O Globo. Esse baixo índice reflete a inclusão do país no Índice de Impunidade do CPJ.

O período das eleições municipais, ocorridas em outubro, também contribuiu para o clima de insegurança dos jornalistas, que sofreram tentativas de censura e agressões por parte de candidatos ou de seus correligionários.

*Com informações do Centro Knight | Por Natalia Mazotte & Jornal Grande Bahia

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Caso Monte Santo BA: Crianças de adoção ilegal retornam a Bahia nessa quarta (19)


Silvana mãe das crianças baianas
Retornam à Bahia nesta quarta-feira (19), as crianças de Monte Santo que foram entregues irregularmente a casais paulistas para adoção. Os menores estão acompanhados da mãe, Silvânia (foto), e desembarcarão em Salvador em horário a ser confirmado. 
Nesta terça-feira (18), a comitiva composta pelo ouvidor-geral da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), Bruno Teixeira, do diretor de Políticas Temáticas da Criança e Adolescente da SDH, Luís Otávio Daloma, e do membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Yulo Oiticica (PT),  embarcam para Monte Santo para ajudar na transição.
A SDH, em parceria com o Ceca e Cedeca, apresentaram uma proposta de acolhimento provisório, ao Judiciário que foi acatada. As crianças estão acompanhadas da mãe Silvânia e desde a determinação do juiz Luiz Roberto Cappio, de Monte Santo, as cinco crianças ficaram no espaço provisório, no período de 15 dias, onde receberam acompanhamento psicológico para se readaptarem ao convívio com os pais biológicos. (Agenciabrasil) Voz da Bahia

Japonês Jiroemon Kimura, de 115 anos é reconhecido pelo Guinness como a pessoa mais velha do mundo


O japonês Jiroemon Kimura, de 115 anosO “Guinness World Records” reconheceu nesta terça-feira o japonês Jiroemon Kimura, de 115 anos, como a pessoa mais velha do mundo, após a morte da americana Dina Manfredini, também de 115 anos.
Kimura, que já era tido como o homem mais velho do planeta desde abril do ano passado, nasceu em 19 de abril de 1897, 15 dias depois de Dina, que faleceu nesta segunda-feira (17) em Johnston, no estado de Iowa.
Dina foi considerada a pessoa mais velha do mundo durante menos de duas semanas, após o falecimento da também americana Besse Cooper, de 116 anos, em 4 de dezembro.
Kimura nasceu na antiga província de Tango, atual Kioto, em uma família de agricultores e, após se aposentar como funcionários dos correios, dedicou boa parte de seu tempo a trabalhar em sua horta até pouco antes de completar 100 anos.
Embora passe a maior parte do dia em sua cama, ainda come três vezes por dia com o restante de sua família, com a qual compartilha o mesmo menu, segundo asseguram seus parentes.
Kimura tem sete filhos –cinco dos quais ainda vivem–, 14 netos, 25 bisnetos e 13 tataranetos.
Desde março de 2011, Kimura é considerado a pessoa mais velha do Japão, um dos países com maior espectativa de vida no mundo e que no ano passado registrou o recorde de mais de 30 milhões de habitantes acima dos 65 anos, ou seja, 24,1% de sua população.
Desses, os maiores de 100 anos superaram, pela primeira vez na história do país, a marca de 50 mil cidadãos.(Folha)

MP BA: Efetua 13 prisões em operação ao abate e venda clandestina de carnes em Alagoinhas, Santo Estevão e Itaberaba

Operação contra abate clandestino é efetuado por iniciativa do Ministério Público da Bahia.

Operação contra abate clandestino é efetuado por iniciativa do Ministério Público da Bahia.

Treze pessoas foram presas em flagrante durante operações de fiscalização e combate ao abate clandestino e venda de carne imprópria realizadas na última semana pelo Ministério Público do Estado da Bahia em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Polícia Civil. As operações aconteceram em Itaberaba (dia 12), Alagoinhas (dia 14) e Santo Estevão (dia 15). Elas resultaram também na apreensão de uma tonelada de carne e identificação de dois locais de abate clandestino no município de Santo Estevão; apreensão de 30 kg de vísceras suínas, 80 kg de vísceras bovinas, 250 kg de carne suína e 50 kg de carne de caprino em Alagoinhas; apreensão de oito bois abatidos e cinco bois vivos em Itaberaba; e, por fim, na identificação de locais de abate clandestino no município de Feira de Santana.
As ações contaram com a participação dos promotores de Alagoinhas, Lívia Mattos, de Feira de Santana, Alexandre Cruz, de Santo Estevão, Suzilene Sousa, de Itaberaba, Joselene Dias, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon), Roberto Gomes. As operações contaram, ainda, com a colaboração do setor de inteligência do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e das coordenações da Polícia Civil de Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba e de delegados de polícia dos municípios.
Segundo o coordenador do Ceacon, promotor de Justiça Roberto Gomes, o Ministério Público continuará desenvolvendo este trabalho de identificação de locais de abate clandestino em 2013, conjuntamente com a Adab e a Polícia, e a partir das informações colhidas desenvolverão operações para o combate da prática ilegal. “Pretendemos identificar os fomentadores do abate clandestino para combater e evitar o consumo de carne imprópria, além de promover a responsabilização dos envolvidos nessa prática ilegal, a partir das informações produzidas em inquéritos policiais sobre o abate e a comercialização desses produtos impróprios para consumo”, destacou. A carne apreendida foi descartada segundo os critérios e parâmetros legais.
Fonte: Jornal Grande Bahia