sábado, 6 de outubro de 2012

Eleições 2012 o que você eleitor precisa saber na hora de decidir


No dia da eleição é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido ou candidato de sua preferência. Não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, bonés, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva. Também não é permitido pedir votos para seu candidato nas proximidades e no recinto das votações.
Dentro da cabine de votação, é proibido portar telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.
Justificativa  
O candidato que não comparecer a seção de votação terá justificar por meio do formulário RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral). O leitor pode entregar preenchido em qualquer seção eleitoral ou até 60 dias após cada turno de votação pessoalmente nos cartórios eleitorais em qualquer agência dos Correios.
Identificação
O eleitor pode votar com qualquer documento de identificação com foto, como RG, carteira de identidade funcional, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de Trabalho e Passaporte.  A Justiça Eleitoral recomenda que o cidadão leve o título de eleitor para ajudar a identificar a seção onde vota.
Ordem dos candidatos
O primeiro nome a aparecer na urna eletrônica é do candidato a vereador, com cinco dígitos, seguido pelo o de prefeito e vice-prefeito, com dois números. Digite os cinco números do seu candidato a vereador e a tecla confirma. Depois os dois dígitos do seu candidato a Prefeito e novamente a tecla confirma.
É preciso digitar o número em seguida o botão verde para confirmar, laranja para corrigir. Caso o eleitor decida votar em branco, basta selecionar o botão correspondente. Há a opção ainda do voto nulo, desde que tenha digitado os números que não pertençam a nenhum candidato.
Votantes prioritários
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) garante a prioridade de votação para os candidatos, seguido pelos juízes, auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral.
Também têm preferência os promotores eleitorais, policiais militares em serviço, maiores de 60 anos, doentes, com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e mulheres que estão amamentando. Caso o eleitor não lembre o número dos candidatos para vereador e prefeito é possível levar uma “colinha” para a seção eleitoral.

SP: Pesquisa Datafolha, Serra tem 28%, Russomanno, 27%, e Haddad, 24%

Pesquisa mostra que a disputa pela Prefeitura de São Paulo segue embolada


Serra, Russomanno e Haddad seguem juntos na disputa em SP / Fotos Folha Press/Montagem
Foto: Folha Press/Montagem

A corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo está embolada, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) aparecem empatados tecnicamente na disputa pelas vagas de segundo turno.

Na véspera da eleição, José Serra tem 28% das intenções de votos válidos, contra 27% de Celso Russomanno e 24% Fernando Haddad. Segundo a Datafolha, o candidato Russomanno registrou uma queda acentuada nos últimos dias, já que na pesquisa anterior ele aparecia com 34% dos votos válidos.

Agora, Gabriel Chalita (PMDB) apareceu na pesquisa com 13% e Soninha Francine (PPS) com 5% dos votos válidos. Carlos Giannazzi (PSOL), Paulinho (PDT), Ana Luiza (PCO) e Levy Fidelix (PRTB) aparecem com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Os votos válidos excluem brancos, nulos e, no caso da pesquisa, também eleitores indecisos. Nas simulações de segundo turno, Russomanno ainda leva vantagem em um eventual confronto com Serra, ficanco com 44% das intenções a 37%.

Se o adversário for Haddad, a situação fica empatada tecnicamente, mas o candidato pestista venceria, com placar de 40% a 39%. Já na disputa entre Haddad e Serra, o candidato do PT tem 45% contra 39% do tucano.

A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de outubro. Foram entrevistadas 3.959 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados estão registrados no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), sob o número SP-01778/2012.

Da Redação noticias@band.com.br

Irecê BA: Eleições, pesquisa aponta Luizinho Sobral com 60,65% dos votos


Pesquisa realizada pelo Instituto Compet – Consultoria, Marketing, Pesquisa e Treinamento Ltda. – com a Rádio Tudo FM aponta que o candidato Luizinho Sobral (PTN) é o próximo prefeito de Irecê, eleito com 60,65% dos votos, contra 31,97% dos votos do adversário, o prefeito Zé das Virgens (PT). Os indecisos somam 5,52% dos entrevistados e votos brancos e nulos somam 1,37%. Não sabem ou não responderam chegam a 0,48% dos entrevistados. A pesquisa estimulada, onde o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos, foi realizada dias 2 e 3 de outubro, com 600 entrevistados e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº 000.505/2012. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa Compet/Tudo FM revela ainda que o índice de rejeição do prefeito Zé das Virgens chega a 42,95%, contra 28,63% de Luizinho Sobral. (Voz da Bahia)

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Procurador do TRE Bahia, Sidney Madruga, pede reforço no policiamento para nove cidades inclusive Xique-Xique


Nove municípios da Bahia são alvos de pedido de reforço no policiamento durante as eleições, no próximo domingo (7). O procurador Regional Eleitoral na Bahia, Sidney Madruga, fez a solicitação ao comandante geral da Polícia Militar e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em função de possíveis episódios de violência relacionada ao pleito.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), promotores eleitorais receberam relatos de risco em Camaçari, Candiba, Gandu, Presidente Tancredo Neves, Riachão do Jacuípe, Santa Brígida, Santa Cruz da Vitória, Santo Antônio de Jesus e Xique-Xique.

Os ofícios foram encaminhados pelos promotores à Procuradoria, que centralizou o pedido de reforços à Justiça Eleitoral, Polícia Militar e Polícia Federal.(Correio)

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Deputado Baiano Márcio Marinho quer reservar vagas para negros em hospitais particulares


Foto: Saulo Cruz/Agência Câmara
Deputado Márcio Marinho
Deputado Márcio Marinho
O Poder Público pode ser obrigado a fazer parcerias com os hospitais particulares para que seja reservado um percentual de vagas à população afrodescendente.
É o que prevê o Projeto de Lei 4026/12, do deputado Márcio Marinho (PRB-BA). A proposta inclui dispositivo à Lei 12.288/10, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial.
Para o autor, a proposição pretende garantir que a população afrodescendente tenha acesso à rede de saúde, uma vez que não há vagas em número suficiente nos hospitais públicos. “O acesso à saúde é uma garantia constitucional que não vem sendo cumprida, especialmente quando se trata da mulher e da população afrodescendente.”
Marinho cita dados da 3ª edição do estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, que mostra que as mulheres negras têm menos acesso a exames.
“No País, 36,4% das mulheres de 25 anos ou mais nunca fizeram o exame clínico de mama. Entre as brancas, a proporção é de 28,7%. Entre as negras, sobe para 46,3%. E essa desigualdade também se mantém se o recorte for entre mulheres com mais de 12 anos de estudo: 10,5% das mulheres brancas com esse nível educacional não fizeram o exame. No caso das mulheres negras, 18%”, argumenta.  (Tribuna da Bahia)

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ibope divulga sexta pesquisa em São Paulo, Russumano (PRB) cai de 34 para 27% Serra (PSDB) sobe para 19%


Instituto Ibope divulga resultados para Rio de Janeiro e São Paulo
O Ibope divulgou, nesta terça-feira (2), a sexta pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pelas prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na capital paulista, o postulante Celso Russomanno (PRB) caiu de 34% para 27%, porém mantém a liderança da disputa. Ele é seguido por José Serra (PSDB), que foi de 17% para 19%, e Haddad (PT), que manteve 18%. Gabriel Chalita (PMDB) tem 10%, Soninha (PPS) tem 4% e Carlos Giannazi (PSOL) tem 1% das intenções de voto. Paulinho da Força (PDT), Ana Luiza (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Miguel (PPL) e Anaí Caproni (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 11% e 9% dos entrevistados não sabiam em quem votarão. 
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), sob o número 00196/ 2012. Em São Paulo, pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro e ouviu 1.204 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número nº SP-01474/ 2012.
Fonte: Bahia Notícias

DF: Funcionárias do senado ganha mais que a presidenta DILMA, soma total de uma 40.400


Uma folha de pagamento bem generosa

A secretária-geral da Mesa Diretora do Senado, Cláudia Lyra, acumulou, ao longo de 31 anos de carreira, um salário invejável a qualquer executivo de grande multinacional. Cláudia é apenas um exemplo de uma extensa lista de servidores com mega salários na Câmara Alta do Congresso.

Em setembro, como mostra o Portal da Transparência do Senado, Cláudia recebeu 20 959 reais de salário básico, 10 164 reais de vantagens pessoais, 6 411 de uma função comissionada (que fica fora do IR) mais 2 939 reais de abono de permanência. A soma disso tudo rendeu um salário bruto de 40 400 reais. Descontados, o imposto de renda, o plano de previdência e o abatimento do teto constitucional, Cláudia ficou com um belo salário líquido de 24 700 reais.

Outro exemplo parecido com o de Cláudia é a atual diretora-geral do Senado, Doris Peixoto. Com 28 anos de Casa, Doris recebeu no mês passado 20 959 reais de remuneração básica, 10 345 reais de vantagens pessoais e  outros 6 411 reais de uma função comissionada, totalizando um salário bruto de 37 715 reais. Descontados, o imposto de renda, o plano de previdência e o abatimento do teto constitucional, Doris recebeu na conta 22 600 reais limpinhos da silva.

Nunca é demais lembrar: no mês passado, Dilma Rousseff recebeu líquidos 19 818 reais.

Por Lauro Jardim / blog do Meireles

Balneário municipal é entregue a população de Luis Eduardo Magalhães BA


O balneário no Rio de Pedras, às margens da BR 020, foi entregue ao público neste sábado à tarde. No local foram construídas duas lanchonetes, três lojas de artesanato, três churrasqueiras, banheiros e guarita, além de duas quadras de vôlei de areia, duas quadras de futebol de areia, pista para caminhada de 800 metros, praia artificial e uma grande área gramada.

A organização do balneário proporcionará aos seus frequentadores, além de uma área organizada de lazer, mais segurança para as famílias que procuram o Rio de Pedras, principalmente agora nos dias quentes de verão. 
Jornal O Expresso/Barreiras Notícias

Justiça da Bahia concede habeas corpus para músicos da banda New Hit


O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu nesta terça-feira (2) habeas corpus para os integrantes da banda de pagode New Hit, acusados pela polícia de estuprar duas adolescentes em um ônibus depois de um show na cidade de Ruy Barbosa

policial militar acusado de cumplicidade por acobertar o crime, detido no Batalhão de Choque em Lauro de Freitastambém teve a liberdade concedida. As informações são da TV Bahia. Segundo o TJ-BA, o habeas corpus foi concedido porque nenhum dos envolvidos tem antecedentes criminais e todos tem residência fixa.

Informações TV Bahia

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fãs de Hebe Camargo querem criar o dia 29 de Setembro o Dia Nacional do Selinho

A apresentadora Hebe Camargo morreu neste sábado (29) e os fãs já sugeriram uma grande homenagem. Em virtude de sua figura ímpar e seu jeito simpático como tratava as pessoas, admiradores se mobilizam pelas redes sociais para instituírem que a data 29 de setembro seja o Dia Nacional do Selinho, uma das principais marcas da loira. Resta saber se o apelo vai ganhar corpo ou se vai ficar somente nas redes sociais. (Bocão News)

São dois os motivos que levam Eike Batista a pensar na compra do SBT.


 
Murdoch: interessado em ser sócio de Eike

O primeiro é Rupert Murdoch. O magnata australiano procurou Eike recentemente propondo sociedade em uma empreitada televisiva no Brasil. O australiano ficaria com 30%. A segunda razão é Lula, hoje próximo de Eike. Lula o tem incentivado a pensar com carinho no negócio. Eike ainda não abordou o assunto com Silvio Santos.(Veja) Por Lauro Jardim