sábado, 14 de janeiro de 2012

Brasil tem a terceira cidade mais violenta do mundo, diz ONG mexicana


Mais uma notícia muito ruim para Maceió foi divulgada em todo o mundo hoje, a capital alagoana aparece em um levantamento da organização não-governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal ligada a ONU, como a terceira cidade mais violenda do Mundo.
O estudo foi divulgado em vários orgãos de imprensa do mundo inteiro como a CNN e ABC e mereceu um especial da Televisa mexicana que tem cinco cidades entre as dez mais violenas do mundo.
A cidade que ficou em primeiro lugar no estudo foi San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 159 homicídios para cada 100 mil habitantes. A outra cidade que aparece acima da capital alagoana é Acapulco no México.
O estudo foi feito com base em informações de municípios com mais de 300 mil habitantes que contem as estatísticas oficiais de homicídios na internet, especialistas da entidade listaram as 50 cidades mais violentas em todo mundo no ano de 2011
As outras cidades brasileiras que aparecem na lista são: Belém (78 homicídios a cada 100 mil habitantes), Vitória (67), Salvador (56), Manaus (51), São Luís (50), João Pessoa (48), Cuiabá (48), Recife (48), Macapá (45), Fortaleza (43), Curitiba (38), Goiânia (37) e Belo Horizonte (34).
Já as mexicanas que aparecem na lista são: Acapulco (128 homicídios a cada 100 mil habitantes), Torreón (88), Chihuahua (83) e Durango (80). Os municípios de Monterrey e Veracruz entraram no ranking pela primeira vez, enquanto Tijuana, Reynosa e Matamoros deixaram a lista.
O estudo, que elege as 50 cidades mais violentas do mundo, leva em conta todos os municípios com mais de 300 mil habitantes e onde haja informação estatística sobre homicídios acessíveis pela Internet.
Do ranking composto por 50 cidades, 14 estão no Brasil, 12 no México e cinco na Colômbia. De acordo com a ONG, dos 50 locais mais violentos do mundo, 40 estão na América Latina. (ANSA)
Fonte: Correio do Povo AL 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

BA: Irecê terá Centro de Detenção Provisória em 2012

Início das obras está previsto para abril deste ano






















Com a proposta de desafogar as carceragens das delegacias da região, será construído em Irecê o Centro de Detenção Provisória (CDP), com financiamento do Governo Federal e contrapartida do Governo da Bahia e Prefeitura. As obras devem começar em abril deste ano com prazo para término de oito meses. Técnicos da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização estiveram no município e informaram que a unidade terá capacidade para 286 presos. Mas a Prefeitura está em articulação para conseguir mudar o número de vagas para 400, visto que a demanda poderá ser grande.  O CDP será construído em uma área de 10 hectares, localizada a 10Km da cidade. A estrutura inclui celas individuais e coletivas, sistema de segurança moderno, além de realização de atividades socioeducativas para reintegração social dos detentos. 
(Foto ilustrativa) Fonte: Irecê Repórter

Jaques Wagner e Jorge Solla visitaram Uibaí nesta sexta (13)















O governador Jaques Wagner e o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, estiveram em Uibaí nesta sexta-feira (13), às 10 horas. Eles vão participaram do encerramento do “Saúde em Movimento”, estratégia do Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interiro baiano. Em Uibaí, a ação teve início no último dia 5. Foram disponibilizadas sete mil consultas e 2.050 cirurgias para a população dos 19 municípios da microrregião. Entre as autoridades políticas que receberam o governador e o secretário, estavam o prefeito de Irecê e presidente da União das Prefeituras do Platô (Unippi), Zé das Virgens (PT), que articulou a vinda do “Saúde em Movimento” juntamente com o prefeito de Uibaí, Pedro Rocha. Fonte: Irecê Repórter

MST ocupa prefeitura de Juazeiro na Bahia


 MST ocupa prefeitura de Juazeiro
Foto: Blog do Geraldo José
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a prefeitura do município de Juazeiro, no norte do estado, na manhã desta sexta-feira (13). Com isso, o número de prefeituras baianas invadidas pelo MST sobe para 12. A onda de ocupações faz parte da “jornada pela educação” e tem o objetivo de reivindicar melhorias no setor, como a construção de escolas, e na infra-estrutura dos assentamentos rurais. Segundo informações da rádio Juazeiro AM, a mobilização no paço municipal é pacífica e os manifestantes aguardam a chegada do prefeito da cidade, Isaac Carvalho, para apresentar a pauta de reivindicações. O secretário de Relações Institucionais, Fernando Dantas, foi designado pelo alcaide para negociar com os sem-terras. Policiais militares e guardas municipais encontram-se no local, mas apenas observam a ocupação à distância. Fonte: Bahia Notícias


CASO BRUNO, Macarrão pode ter matado Eliza Samudio por amor gay a Bruno


Luiz Henrique Romão, o Macarrão, pode ter matado Eliza Samudio, ex-amante de Bruno Fernandes, por amor homossexual ao ex-atleta do Flamengo. A hipótese foi levantada pelo novo advogado do goleiro, Rui Pimenta, de acordo com o portal Terra. Segundo o advogado, o crime seria uma prova de amor de Macarrão, que já foi chamado por outros detentos de "bicha" em razão da tatuagem nas costas em que declara seu "amor verdadeiro" ao goleiro. Para Pimenta, é necessária uma avaliação feita por psiquiatras forenses para comprovar sua hipótese. 
O advogado disse ainda acreditar que Bruno possa ser libertado nos próximos dias. Segundo ele, em dezembro, na véspera do recesso do Judiciário foi feito um pedido de habeas-corpus em Brasília. Para ele, há "99% de certeza que Bruno sairá e voltará a jogar no Flamengo, já que ele tem se preparado fisicamente para isso". Segundo a reportagem do Terra os advogados de Macarrão não responderam aos contatos feitos até a publicação da matéria.  De acordo com o deputado estadual Durval Ângelo (PT), que esteve na Penitenciária Nelson Hungria para apurar a denúncia de que Macarrão estaria ameaçado de morte, o amigo de Bruno negou ser homossexual. (Correio)

INCA: Câncer de próstata será o mais comum entre os homens


O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) prevê que pouco mais de um milhão de brasileiros receberão, nos próximos dois anos, o diagnóstico de câncer no país. Estima-se que os novos casos da doença devam atingir 50,8% dos homens, sendo o tumor de próstata a doença mais comum entre eles. As estatísticas apontam a necessidade de ações públicas de conscientização em relação à importância do rastreamento e da detecção precoce, de modo a oferecer um melhor prognóstico dos casos identificados. Além disso, o Inca, que há pouco tempo tinha questionado o exame de rastreamento, voltou a ter posicionamento favorável, pois é uma das formas mais eficazes de descobrir o tumor em estágio inicial e, consequentemente, conseguir maior sucesso no tratamento. “As novas estatísticas devem contribuir para o conhecimento do que é a doença, como podemos tratá-la, além da importância do rastreamento precoce, pois em qualquer tipo de câncer, com um diagnóstico tardio é sempre mais difícil de tratar”, comenta Anderson Silvestrini, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) em São Paulo. (Bahia notícias)
 Postado por: Eliane Azevedo BN



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ney Matogrosso disse: ‘Os gays têm que ter mais consciência’


Ney: ‘Gays têm que ter mais consciência’
Ney Matogrosso, convidado deste domingo (15) do programa ‘Marília Gabriela Entrevista’ (GNT), que é homossexual assumido, defendeu que os gays precisam ter "mais consciência". "Eu acho que os gays no Brasil tinham que ter um pouquinho mais de consciência do seu significado como grupo e não ficar subindo em caminhões nas paradas gays e ficar se beijando. Quatro milhões se juntando podem eleger o presidente da República", afirmou. 
 
No programa, o cantor falou ainda sobre sua relação conturbada com o pai. "Eu vi que ele não era culpado, ele apenas reproduzia o que aprendeu. Meu pai foi a pessoa que me negou o tempo todo. O fato de ele ter me aceitado, me amoleceu". Ney contou ainda que seu sonho era ser pintor, mas seu pai não deixou. "Meu pai vetou, pois não queria um filho artista", disse. Fonte: Bahia Notícias

Brasil fica em 3º lugar na América Latina em números de jornalistas mortos em 2011

O Brasil é o terceiro país da América Latina onde mais jornalistas foram assassinados em 2011, segundo ranking da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Quatro das 24 mortes registradas entre os países latinos ocorreu no Brasil, que ficou atrás somente do México (7 mortes) e Honduras (5). Também aparecem no levantamento Peru (3), Colômbia (1), El Salvador (1), Guatemala (1), Paraguai (1) e República Dominicana (1). Os quatro profissionais da imprensa mencionados pela SIP são Luciano Leitão Pedrosa (morto em Pernambuco, em abril), Valério Nascimento (Rio, em maio), Edinaldo Filgueira (Rio Grande do Norte, em junho) e Vanderlei Canuto Leandro (Amazonas, em setembro). Não foi contabilizado o caso do cinegrafista Gelson Domingos, da TV Bandeirantes, assassinado por um tiro de fuzil durante operação policial em uma favela carioca. A SIP não informou à Folha de S. Paulo porque a morte do cinegrafista não foi mencionada. Sobre o Brasil, a organização ainda listou dois atentados contra jornalistas, duas prisões, oito agressões físicas, seis casos de censura judicial e três abusos de poder em 2011. Fonte: Bahia Noticias

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BA: Irecê Embasa abre oito vagas para estágio

Cadastramento de candidatos deve ser feito exclusivamente pelo site da empresa, até o dia 31 de janeiro



Os estudantes do terceiro ano do nível médio, da rede pública de ensino, interessados no Programa de Estágio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) podem se inscrever, até o dia 31 de janeiro, no cadastro disponível no site da empresa: (www.embasa.ba.gov.br).
Na Unidade Regional de Irecê, foram disponibilizadas oito vagas para a área administrativa. Para concorrer à vaga, o candidato deve se cadastrar no site da Embasa, e aguardar convocação para o processo seletivo. Os candidatos passarão por três etapas: a análise do histórico escolar, avaliação escrita, além de uma entrevista.
No ato da contratação, será exigida a seguinte documentação do candidato: RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. A empresa recomenda ainda que, assim que possível, o candidato interessado solicite à escola seu Histórico Escolar dos 1° e 2° Anos do Nível Médio, já que é um dos requisitos para o processo seletivo  Fonte: Site Irecê Repórter


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Messi terceira vez consecutiva melhor do mundo no futebol

Observado por Ronaldo, Messi recebe seu prêmio de melhor do mundo em 2011


Lance!Press 
No evento de gala para dar o prêmio de melhor jogador do mundo, nenhuma surpresa em Zurique nesta segunda-feira. Como era esperado, o argentino Messi levou o prêmio da Fifa, deixando Cristiano Ronaldo e Xavi para trás.
O jogador ainda aproveitou para dividir o prêmio com Xavi, dedicando o troféu ao amigo.
- Um grande prazer para mim, é o terceiro que eu consegui, compartilhar com as pessoas que me ajudaram, companheiros, técnico, tanto do Barcelona quanto da Seleção Argentina, não teria conseguido chegar aos três prêmios, é especial porque é a quarta vez que concorro com Xavi, quero compartilhar este prêmio contigo - disse Messi ao vencer o título.
Ronaldo entregou o prêmio, na cerimônia que teve Ruud Gullit como um dos mestres de cerimônia. O brasileiro ainda recebeu uma pequena homenagem em um vídeo que relembrou alguns dos grandes momentos do Fenômeno.
O jogador do Barcelona foi mais um a vencer o prêmio pela terceira vez, Zidane e Ronaldo também conseguiram. Mas Messi é o único a conseguir de forma consecutiva.

BA: Banco do Brasil de Castro Alves é assaltado; três pessoas estariam feridas


Bandidos assaltaram o Banco do Brasil da cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano, por volta das 11h20 desta segunda-feira (9). Segundo informações de moradores da cidade, em contato com o Bahia Notícias, três pessoas teriam ficado feridas na ação. Uma das vítimas seria o passageiro de um ônibus, que levou um tiro de raspão.
Na fuga, a quadrilha levou um funcionário de prenome Ramon e alguns clientes como reféns. Os criminosos escaparam em direção à Feira de Santana e, na rota de fuga, jogaram notas do dinheiro roubado pelas ruas. A delegacia local confirmou o assalto à agência, localizada na praça central do município, mas ainda não há informações sobre os feridos. A quantia roubada ainda não foi divulgada. Postado por: Letícia Oliveira - Voz da Bahia

Presidente Dilma e Ministros discutiram ações de combates contra chuvas


A presidente Dilma Rousseff se reúniu nesta segunda-feira (9) com um grupo de cinco ministros para discutir as ações do governo no combate aos danos causados pelas chuvas que atingem sobretudo estados do Sudeste brasileiro. A audiência foi iniciada por volta das 10h30. Foram convocados Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional, Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, Alexandre Padilha, da Saúde, e Gleisi Hoffmann, da Casa Civil. Os titulares das pastas devem apresentaram à presidente um balanço das medidas já adotadas contra os desastres naturais.
No domingo, os cinco se encontraram em Brasília, coordenados por Gleisi, para avaliar os resultados das ações do governo e discutiram novas estratégias de ajuda para as vítimas. Durante o encontro, de acordo com a assessoria do Ministério da Integração, os ministros listaram os municípios que apresentaram situações mais preocupante por causa do risco de deslizamentos de terra e inundações. São elas Ouro Preto, Belo Horizonte e Contagem; Nova Friburgo e Sumidouro, na região serrana do Rio de Janeiro; e Vitória, Serra e Santa Leopoldina, no Espírito Santo. (Bahianoticias)
Postado por: Letícia Oliveira 9 Voz da Bahia)

Ronaldo fará entrega da Bola de Ouro da Fifa nessa segunda


Ronaldo pode entregar o prêmio a Messi, Xavi ou Cristiano Ronaldo / AFP

foto AFP


Da Redação esportes@band.com.br

Os três indicados ao prêmio Bola de Ouro da Fifa, que será entregue nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, terão uma companhia especial. O vencedor entre Messi, Cristiano Ronaldo e Xavi receberá o troféu das mãos de Ronaldo Fenômeno, dono de três Bolas de Ouro, na cerimônia de hoje. O ex-jogador revelou sua presença na festa pelo Twitter e ainda pediu uma “sugestão”.

"Essa noite entregarei o prêmio Fifa Balon d’Or! A quem vocês acham que devo entregar: Xavi, C. Ronaldo ou L. Messi?", escreveu o Fenômeno. Apesar do pedido, o vencedor é eleito por meio de eleição da Fifa.

A cerimônia começa às 16h (de Brasília), com transmissão do Bandsports. O Brasil também representantes na disputa por troféus. Marta tenta a Bola de Ouro de melhor do mundo e Neymar está na briga pelo prêmio de gol mais bonito – marcado contra o Flamengo, no primeiro turno do Brasileirão do ano passado.