sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Programa Mais Cultura, vai criar a Orquestra do Rio São Franciso


Dando continuidade as ações desenvolvidas para valorização da sanfona, ícone do nordeste e o principal instrumento das festas tradicionais brasileiras, o Sanfoneiro de Ouro,Targino Gondim, em parceria com Celso de Carvalho, através do programa Mais Cultura, edital Microprojetos do Rio São Francisco 2012, da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do Ministério da Cultura – MinC, estão implantando a Orquestra Sanfônica do São Francisco.

O projeto, com atividades gratuitas, prevê a seleção de até 10 jovens instrumentistas de Juazeiro-BA e de Petrolina-PE, com idade entre 17 e 29 anos e domínio intermediário da sanfona. Os selecionados terão acesso a aulas práticas e reforço teórico sobre o instrumento, com ênfase em formação de repertório de show, com duração aproximada de 3 meses, passarão a integrar a orquestra que também é formada por sanfoneiros profissionais da região, além da participação de ensaios, formação de repertório e apresentação de estréia.

As aulas, reforço na formação musical dos jovens e os ensaios, acontecem a partir do dia 08 de novembro, nas salas de oficinas do Centro de Cultura João Gilberto e na Universidade Federal do vale do São Francisco – UNIVASF, sempre as quintas-feiras, e ficam sob a coordenação do idealizador do projeto, Targino Gondim e de um instrutor.

Os interessados devem efetuar inscrição, até o dia 1º de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto, das 9h às 13h e das 14h ás 17h ou solicitar ficha de inscrição através do endereço de e-mail: tocapranosdois@hotmail.com
A estréia do grupo acontece no III Festival Internacional da Sanfona, que acontecerá de 18 a 22 de dezembro de 2012, em Juazeiro. (Blog do meireles)


Nenhum comentário:

Postar um comentário