sábado, 7 de abril de 2012

UPA de Luis Eduardo Magalhães Bahia, está agendada inauguração para 14 de abril

Fotos: Gilson Sena / Classe A


Na UPA o paciente receberá os primeiros atendimentos, permanecendo até a estabilização de seu quadro de saúde para, posteriormente, receber alta ou ser encaminhado para um hospital ou clínica, dada a circunstância e necessidade de cada caso.A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães, enfim, será inaugurada. A data escolhida é 14 de abril, sábado, e a cerimônia contará com a presença do governador Jaques Wagner (PT). A unidade é considerada como a porta de entrada do hospital municipal pelo prefeito Humberto Santa Cruz e já teve sua inauguração adiada em mais de uma oportunidade.

Na abertura dos trabalhos legislativos deste ano, o chefe do executivo chegou a anunciar que a inauguração seria feita ainda no mês de março, como parte das comemorações pelos 12 anos de emancipação política do município. No entanto, a agenda do governador impediu que isso acontecesse. Novamente, em abril, a inauguração sofreu nova alteração, passando do dia 09 para o dia 14.

A obra teve início em julho de 2010 e sua inauguração da UPA é aguardada há mais de um ano, desde que a obra física foi concluída em janeiro de 2011. O atraso foi justificado pela demora na licitação e envio dos equipamentos para o município. Em fevereiro, na retorno dos trabalhos da Câmara de Vereadores, o prefeito disse que a UPA será um divisor de águas para a saúde do município. “A UPA vai ser um grande marco para a saúde de nossa cidade, vai ser antes e depois da UPA”, disse Santa Cruz na oportunidade.

Sobre a UPA

Fruto de um convênio com o Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, e uma contrapartida do município, a UPA de Luís Eduardo Magalhães faz parte de um investimento de R$ 1.300 milhões.Com 800 m² de área construída, a UPA conta com departamentos para atendimento social, classificação de risco, sala de medicação, sala de coleta, direção, administração, depósito de materiais de limpeza, nebulização, consultório e três banheiros, sendo um masculino, um feminino e outro destinado para portadores de necessidades especiais.

A unidade vai dispor também de salas para o controle de materiais, farmácia e distribuição, copa, roupa suja, roupa limpa, fraturas, suturas/curativos, raio-x, eletrocardiograma, distribuição, limpeza (descontaminação), observação coletiva, observação individual, utilidades, urgência, posto policial, duas salas para almoxarifado, guarda de macas, resíduos, guarda de cadáver, refeitório dos funcionários, vestiários e quartos feminino e masculino.

Fonte: Jornal Classe A

Nenhum comentário:

Postar um comentário