segunda-feira, 23 de abril de 2012

Governadores do Nordeste se reúnem com Dilma para discutir ações de combate à seca




Da Redação Correio 24 Horas

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, se reúnem em Aracaju (SE) com governadores da região Nordeste para discutir ações destinadas a amenizar a situação da seca. 

A  Bahia é o estado do Nordeste mais atingido pela estiagem, com 170 municípios em situação de emergência. Boa Vista do Tupim, Bonito, Lajedinho, Seabra e Tapirámuta foram os mais recentes municípios baianos que tiveram estado de emergência por conta da seca reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional.


Dilma Rousseff está em Aracaju, onde irá se reunir com governadores

O segundo estado mais atingido é o Piauí, com 62 municípios, de acordo com dados da Defesa Civil. Outros estados do Nordeste que enfrentam a estiagem são Sergipe, com 18 municípios em situação de emergência, Pernambuco, com seis, e o Rio Grande do Norte, com um município. 

O decreto de situação de emergência, além de reconhecer a gravidade do problema, permite aos municípios contratar serviços e fazer obras com dispensa de licitação para tentar amenizar o sofrimento da população.

Em Sergipe, o abastecimento de água nos locais afetados está sendo feito por meio de caminhões-pipa. Cerca de 130 veículos levam água aos moradores. A área rural é a mais atingida pela falta de chuva. Em Pernambuco, o governo do estado estima que 22 cidades do Sertão e sete do Agreste, onde moram mais de 300 mil pessoas, estão sendo prejudicadas pela seca.

Repasse de verbas
Na última sexta-feira (20), o Ministério da Integração Nacional autorizou o empenho e o repasse de R$ 15 milhões para o estado do Piauí, destinados a ações de socorro, de assistência às vítimas e de restabelecimento de serviços essenciais em localidades atingidas.

Nos meses de março e abril, o ministério também liberou um total de RS 20 milhões para a Bahia. Os recursos são destinados ao transporte de água em caminhões-pipa, às demais ações de socorro às vítimas da seca e ao restabelecimento de serviços essenciais pela Defesa Civil. Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário