quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

BA: APLB de América Dourada denuncia descaso, categoria pode paralisar atividades no inicio das aulas

Uma nota divulgada pela APLB-Sindicato da cidade de América Dourada, manifesta revolta como o prefeito Agnaldo Lopes (Guina). Segundo a nota, assinada pelo presidente Reinijasson Dias, o gestor não cumpri a Lei nº 11738/08, que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional dos Trabalhadores em Educação (PSPN).

Segundo o documento, desde que a lei foi sancionada, em 2008, a APLB travou grandes lutas com o governo municipal para que o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação fosse adequado à Lei do Piso Salarial Profissional Nacional. No entanto, o prefeito Guina manteve resistência e não reconheceu o direito categoria educacional.

“É lamentável, nos dias de hoje, nos depararmos com prefeitos que consideram o ato de administrar o patrimônio público como ato de mandar, fazer o que bem quer, ou da forma que deseja. Mesmo que para isso atropele tudo e todos, promovendo assim, uma completa falta de respeito não só com as leis, mas, com toda a sociedade, que é o caso de América Dourada”, relata um trecho da nota.

Paralisação
Caso nenhuma providência seja tomada, a APLB promete paralisar toda a categoria do município no início das aulas, e continuará o protesto até que a situação seja regularizada. “Para esta luta, contamos com o apoio da sociedade e dos meios de comunicação para mostrarmos que vivemos em um país democrático e que as lutas contra a opressão nunca devem ser abandonadas, pois elas ainda são as nossas melhores armas”, conclama Reinijasson.

Cálculos errados
Ainda na nota, a APLB revela que o 13º salário dos professores que trabalham com carga horária de 40 horas semanais foi calculado errado em 2011. “Só pagaram referente a 20 horas, depois restituíram a diferença”. O mesmo erro se repetiu com o pagamento de um terço de férias dos mesmos servidores. “O mesmo aconteceu com o pagamento de 1/3 de férias, dos mesmos servidores. Só o salário base de 40h do município é de R$ 1187,97 e nos pagaram pouco mais de R$ 230,00”.

O presidente Reinijasson Dias finaliza a nota com a pergunta: “Estamos no prejuízo, será que vão fazer a reposição ou vai ser necessário adotarmos mais uma ação judicial?” Informações: Site Irecê Repórte

Nenhum comentário:

Postar um comentário