domingo, 22 de janeiro de 2012

2º/CIX de Xique-Xique apoia pesquisa de aquicultura da Codevasf


A Codevasf, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX), foi incluída no projeto de pesquisa desenvolvido pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) cujo objetivo é a avaliação da diversidade genética de cinco espécies de peixes nativos da bacia do Rio São Francisco.


O trabalho teve início em setembro de 2011 e prevê o desenvolvimento de marcadores genéticos de microssatélite para as espécies: Surubim, Piau, Dourado, Matrinxã e Curimatã. O objetivo é avaliar também a diversidade genética de populações selvagens dessas espécies em tributários importantes do São Francisco, sendo dois do alto São Francisco (Paraopeba e Abaeté), três no médio (Carinhanha, Correntes e Grande), um no submédio (Moxotó) e um no baixo (Ipanema).

O trabalho da Codevasf teve início no período das coletas biológicas (devidamente autorizada pelo órgão ambiental), que é uma das fases mais delicadas do projeto, pois, além de outros fatores, as amostras devem ser colhidas durante os meses da piracema (período de reprodução das espécies). A participação do 2º/CIX se deu na identificação de áreas para coleta, contato com as comunidades e pescadores, apoio logístico e base para as pesquisadoras na região.

Segundo a coordenadora do projeto, Raquel Coimbra da UFRPE, a colaboração da Codevasf tem sido inestimável. “Temos contado sempre com o apoio do corpo técnico da Codevasf, que conhece bem as peculiaridades da pesca local”, afirma.

Para o Engenheiro de pesca Antonio Nascimento, do 2º/CIX, toda e qualquer iniciativa que vise à preservação do São Francisco em seu meio físico, biológico e social é obrigação de todos e dever do estado. “A Codevasf vem há muito tempo trabalhando com essa filosofia através dos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura, portanto, além do trabalho que já desenvolvemos estamos prontos para apoiar projetos dessa natureza”, acrescentou. Os trabalhos tiveram ainda a participação da Cooperativa de Pescadores e Aquicultores de Xique-Xique e da Prefeitura Municipal.

Informações Blog Baixio de Irecê / CODEVASF

Nenhum comentário:

Postar um comentário