sábado, 16 de julho de 2011

Em congresso sindical em SP LULA diz, "Vou voltar a incomodar"

 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, durante o 2º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, que vai "voltar a incomodar algumas pessoas" e a viajar pelo país como o "lobista número 1 das causas sociais". 
As declarações foram feitas diante de cerca de 3,5 mil sindicalistas provenientes de todo o Brasil. Na ocasião, Lula voltou a ressaltar conquistas do seu governo e a elogiar a atuação da presidente Dilma Rousseff.
"A Dilma vai fazer melhor que eu. Agora pobre está andando de avião e indo para Buenos Aires. Dilma é a mais acertada para o país", disse, antes de descer do palco e caminhar entre os sindicalistas. 
O apoio à presidente é reiterado um dia depois de Lula discursar no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), onde o ex-presidente garantiu que não interfere na gestão de sua sucessora e criticou a suposta tentativa dos jornais de mostrarem uma "divergência profunda" entre os dois. 
"Só diz que ela é fraca quem não conhece a personalidade dela", disse. "Ninguém que passa três anos e meio na cadeia, barbaramente torturada e é eleita presidente da República (é fraca). Essa é a maior vingança contra quem a torturou", afirmou.
Na quinta-feira, Lula já havia dito que "a presidenta Dilma vai fazer mais e melhor do que nós fizemos" para uma plateia de cerca de 2 mil estudantes no auditório do Centro de Convenções de Goiânia, durante o 2º Encontro Nacional dos Estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni). 
Ele citou futuras ações da presidente, como o programa de qualificação profissional, creches e outros. "Ela vai inaugurar, até o final do mandato dela, deste primeiro mandato, obviamente, mais 200 escolas técnicas", afirmou, indicando que Dilma pode tentar a reeleição.
O evento da UGT, que teve início na quinta-feira, chega à marca de 1.008 sindicatos registrados no Ministério do Trabalho e será realizado até sábado. Delegações de pelo menos 27 países, tais como Marrocos, Espanha, Itália, Portugal e Bélgica, além dos países da América Latina, num total de 83 nações participantes, também comparecem ao Congresso. 

Portal TerraSimone Sartori

BA - O lavrador José de Jesus dos Santos, 41 é presso por namorar com criança

Ele foi preso esta semana, em Itamaraju, extremo sul baiano, por estupro de vulnerável

ITAMARAJU - O lavrador José de Jesus dos Santos, 41 anos, foi preso em flagrante no início da semana, em Itamaraju, extremo sul baiano, acusado de ter relações sexuais com uma menina de 12 anos.
Segundo uma denúncia anônima, o cara estaria “namorando” com a criança. A garota contou à polícia que era violentada pelo padrasto desde os oito anos, por isso fugiu de casa indo morar com o acusado.
José de Jesus foi preso. A criança está sob a guarda do Conselho

fonte: bahiadiadia.com.br

TERRA DA LONGEVIDADE: De acordo com o IBGE, a Bahia tem 3.500 centenários.


BAHIA – Cantada em prosa e verso como a terra da felicidade, agora a Bahia é também a terra da longevidade. Segundo dados do IBGE, a Bahia é estado com maior número de pessoas centenárias do Brasil.
De acordo com o último senso, a Bahia tem 3.500 centenários. Logo atrás vem São Paulo com 3.146 e, em seguida, Minas Gerais com 2.597.
No senso do ano 2000, a Bahia ocupava a segunda colocação no ranking nacional de longevidade.

BA servidores municipais se reúniram com prefeitura e decidiram manter a greve

Redação CORREIO
Os servidores municipais decidiram em assembleia nesta sexta-feira (15) manter a greve iniciada no último dia 7, após reunião com a prefeitura de Salvador.
A greve dos servidores foi considerada ilegal pela Justiça, que determinou retorno imediato às atividades e multa de R$ 5 mil para cada dia de descumprimento da decisão. O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) entrou com recurso contra a decisão e enquanto o recurso não é julgado a multa ficará suspensa.
Segundo a prefeitura, a greve dos servidores prejudica o fechamento da folha de pagamento de julho e poderá atrasar o salário. Em nota, a prefeitura disse ainda que irá cortar o ponto dos trabalhadores parados, descontando a partir do dia 7, início da paralisação.
A prefeitura disse ainda que a greve foi considerada abusiva e que se o judiciário entender que é necessário poderá haver reforço policial para permitir que servidores cheguem ao trabalho. Segundo a prefeitura, os grevistas estão impedindo o acesso dos que querem trabalhar.

(Com informações do repórter Leo Barsan)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Polícia da Bahia procura homem acusado de engravidar a filha

Delegado Marcos Torres diz: delito é registro do fim dos tempos

A polícia do município de Tanhaçu, na região Sudoeste, iniciou nesta quarta-feira (13) a procura de um homem acusado de abusar sexualmente e engravidar a própria filha.

Segundo informações do delegado Marco Antônio Torres, responsável pelo caso, foi expedido um mandado de prisão temporária (30 dias) contra o suspeito.

A polícia foi informada sobre a suspeita de abuso sexual das filhas do homem, cuja identidade não foi revelada pela polícia, na última terça (12), através do Ministério Público, de acordo com o site Brumado Notícias.

Agentes da delegacia de Tanhaçu foram à casa onde ele  mora com a mulher e os cinco filhos. As duas filhas do casal, de 12 e 19 anos, foram à delegacia prestar depoimento sobre o comportamento do pai.

De acordo com o delegado Marco Antônio, a criança de 12 anos foi encaminhada para exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica de Brumado. "Depois do exame foi constatado que a criança ainda é virgem, o que não significa que não tenha sofrido algum tipo de abuso, vamos precisar investigar", explicou.

A jovem de 19 anos, grávida de sete meses, afirmou em depoimento à polícia que era abusada pelo pai desde os 9 anos e que está grávida dele. Segundo Marco Antônio, "se, depois de preso, ele negar a acusação de abuso sexual, assim que a criança nascer vai ser realizado um exame de DNA, para comprovar ou não a paternidade".

A mãe das jovens afirmou que desconhecia que a filha vinha sendo abusada por seu marido e, segundo a polícia, se mostrou muito surpresa com a revelação da filha.

Segundo a jovem de 19 anos, ela nunca tinha contado sobre as atitudes do pai porque era constantemente ameaçada por ele. "O homem dizia à filha que mataria a mãe dela e machucaria seus irmãos caso ela contasse a alguém sobre os abusos", disse o delegado.
Policiais de Tanhaçu e região estão em busca do suspeito, para que preste esclarecimentos sobre as acusações.

Informações Correio (Foto: Kauê Souza/BN).


BAHIA Policial Civil é assassinado na BA-504, próximo à entrada de Santanópolis


O policial Civil José Henrique de Cerqueira, que atuava na cidade de Serrinha, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (15), na BA-504, próximo à entrada de Santanópolis, na região de Feira de Santana.

Segundo as informações da polícia, ele foi baleado por dois homens que chegaram numa motocicleta. José Henrique foi socorrer um sobrinho que estava com carro quebrado há cerca de 100 metros da pista. O Policial vinha da cidade de Santa Bárbara em um veículo Fiesta Prata, de placa JPG-6011. 

A polícia acredita que ele estava sendo seguido pelos autores do crime, que estavam em uma motocicleta Broz vermelha, mas ainda não há informação se foi homicídio ou tentativa de assalto seguida de morte.

José Henrique foi vereador por quatro anos na cidade de Santanópolis, é presidente do PRB no partido e, atualmente, atuava como assessor do prefeito de Santanópolis, José Almeida Tavares.

O levantamento cadavérico foi feito por policiais da 2ª Delegacia, de Feira de Santana, por conta da proximidade do local que aconteceu o crime. A vítima morava em Santanópolis. 

As informações são dos repórteres Aldo Matos e Ed Santos, do programa Acorda Cidade.