sábado, 28 de maio de 2011

BAHIA, BB avisa, crédito para minha casa minha vida, estará disponível nas agências no início do 2º semestre

E quem esta fora da faixa de três a dez salários, como fica.

Luciana Rebouças | Redação CORREIO
luciana.reboucas@redebahia.com.br
Quem sonha com a casa própria tem mais uma boa notícia: a entrada do Banco do Brasil (BB) no programa habitacional do governo federal Minha Casa Minha Vida. A diretoria nacional do BB esteve na quinta-feira à noite, em Salvador, para apresentar à Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) diversos programas de financiamento, entre eles a incorporação do BB ao programa do governo. O atendimento do Minha Casa Minha Vida pelo banco será destinado às famílias com renda entre três e dez salários mínimos.

A grande vantagem observada pelos empresários é o maior número de agências do BB no interior da Bahia. Outra questão é que, uma vez quebrado o monopólio da Caixa Econômica na oferta de crédito para o programa, os consumidores poderão optar pelo banco que oferecer melhor atendimento, já que as regras não devem variar. Segundo Edson Cardozo, superintendente estadual do BB na Bahia, o crédito para o Minha Casa estará disponível em todas as agências no início do segundo semestre.

“Estamos na fase em que o BB está colhendo projetos junto às incorporadoras baianas”, revela Cardozo. O encontro com a Ademi-BA teve esta finalidade: fortalecer a ligação do BB com o segmento imobiliário. Para José Henrique Silva, gerente executivo da Diretoria de Empréstimos e Financiamentos do BB, não faltarão recursos financeiros para ampliar o crédito imobiliário, considerando também outros clientes fora desta faixa de renda. “O Minha Casa Minha Vida é abrangente, principalmente em função dos recursos que são do FGTS”, diz Silva.

Expectativa
Por ser novo neste segmento do mercado, já que o Banco do Brasil só está há três anos atuando no crédito imobiliário, a intenção da instituição é dobrar a carteira. “A gente fez isto em 2010 e a expectativa é que nos próximos dois anos brigaremos com o segundo e o terceiro lugares pelo desembolso de capital”, afirma o gerente. Hoje, o Banco do Brasil está em quinto lugar.

Cardozo ainda acrescenta que são boas as expectativas com o Salão Imobiliário da Bahia, promovido pela Ademi-BA, com data marcada para 31 de agosto. “Penso que este ano temos que bater todos os recordes. Nós não tínhamos o Minha Casa Minha Vida no ano passado”, justifica.

Para Cláudio Cunha, vice-presidente da Ademi, a importância da parceria com o BB se traduz pela “segurança e solidez que os clientes terão”. Cunha ainda reforça que, como o Banco do Brasil entrou recentemente no crédito imobiliário, ainda há muito recurso para ser disponibilizado. 

Procurada pelo CORREIO, a assessoria de imprensa da Caixa Econômica informou que não tem como repercutir a entrada do Banco do Brasil no mercado, porque ainda não foi formalizada esta participação. Isso porque não há expectativa de qual será a parcela de participação do BB no programa.

Negócios As construtoras já sinalizam interesse em trabalhar em parceria com o Banco do Brasil. Segundo Rodrigo Dratovsky, diretor-geral da construtora Via Célere no Brasil, este ano a meta da empresa é lançar mil unidades no Minha Casa, sendo que 310 já foram lançadas no Feirão da Caixa, através do programa Meu Apê.

“Para o relacionamento comercial é importante que a gente tenha mais de um fornecedor. É interessante para o mercado como um todo”, analisa Dratovsky. Para ele, o que vai ser mais importante nesta expansão é a qualidade do serviço que será oferecido pelas duas instituições. “E vai desafogar a Caixa”.

Já para Carlos Henrique Passos, diretor de habitação do Sindicato da Indústria da Construção na Bahia, a  entrada do BB é fundamental por trazer uma ampla carteira de clientes, ou seja, potenciais compradores que encontrarão mais facilidade para conseguir o crédito com a instituição bancária. “Os bancos privilegiam quem eles já conhecem e isto vai facilitar a obtenção do crédito”.

A saúde da presidente ainda exige atenção.

Dilma chegou a tomar 28 remédios por dia


Época
No último dia 22, um domingo, a presidente Dilma Rousseff viajou para Salvador para participar da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce. Foi seu primeiro compromisso público desde a pneumonia que a obrigou a cancelar viagens e a despachar durante três semanas do Palácio da Alvorada, sua residência oficial.

Na capital baiana, a chuva obrigou a organização do evento a improvisar. Dilma foi acomodada sob um toldo que lembrava uma bolha de plástico. Não era apenas uma deferência justificada pelo cargo que ela ocupa. Era um cuidado necessário para evitar uma recaída da inflamação pulmonar que, segundo palavras que ela mesma disse, de acordo com um interlocutor de confiança, teria sido “a pior de todas as doenças que já enfrentei”.

O “foco de pneumonia” descrito no boletim médico no final de abril revelou-se mais pernicioso do que a sucinta comunicação oficial sugeria. Dilma voltou da China depois de dez dias de trabalho extenuante. Já estava gripada quando inaugurou oficialmente a campanha de vacinação contra a doença, tomando ela mesma uma dose. Na terça-feira 26 de abril, sentiu-se febril. Sua temperatura era de 36,8 graus. O médico oficial da Presidência, o coronel Cleber Ferreira, prescreveu o antibiótico Levaquin, sem avisar o chefe da equipe que a acompanha, o médico Roberto Kalil, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Dilma piorou. Na quinta-feira, o exame de raios X revelou uma pneumonia. Transferida para São Paulo, passou a receber na veia dois antibióticos: azitromicina e ceftriaxona – recursos usados em casos graves. Seguiu com esse tratamento durante 14 dias. Foi tratada também com um corticoide.

Assessores próximos contam que a doença afetou a disposição da presidente e seu estado psicológico. Ela sentia cansaço e falta de ar. Passou a despachar do Alvorada, a residência oficial, para evitar o ar-condicionado do Palácio do Planalto, onde as janelas são lacradas. Reclamava de dores de estômago e náuseas e não conseguia se alimentar direito. O fígado dava sinais de agressão. Os níveis da enzima TGP, que serve de parâmetro para avaliar as condições hepáticas, subiram, como resultado do esforço que o órgão fazia para processar o coquetel de remédios que Dilma usava. No dia 21 de maio, ela se submeteu a uma tomografia no tórax que, de acordo com os médicos, mostrou que ela estava curada da pneumonia.

Nos últimos dias, ÉPOCA teve acesso a relatos médicos, a exames e à lista de medicamentos que ela toma. Durante o tratamento da pneumonia, eram 28 remédios diariamente – entre drogas alopáticas, suplementos vitamínicos prescritos em tratamentos ortomoleculares e cápsulas que Dilma consome por conta própria, algumas pouco ortodoxas, como cartilagem de tubarão (leia a lista completa abaixo). Procurada por ÉPOCA, Dilma pediu ao Hospital Sírio-Libanês que emitisse um boletim exclusivo sobre sua condição de saúde.

“Do ponto de vista médico, neste momento a Sra. Presidenta apresenta ótimo estado de saude”, afirma o boletim. Não há, segundo os médicos oficiais, nenhum sinal de que seu câncer linfático, diagnosticado e tratado em 2009, tenha voltado, nem de que as defesas de seu organismo tenham sofrido maiores consequências por causa do tratamento. “A Presidenta Dilma continua em remissão completa do linfoma, e não há nenhuma evidência de deficiências imunológicas, associadas ou não ao tratamento do linfoma realizado em 2009”, diz o texto.

Mas as informações obtidas por ÉPOCA revelam que a saúde da presidente ainda exige atenção. Não por causa do câncer. Mas em virtude de preocupações naturais para uma mulher de 63 anos. Dilma convive com vários problemas que consomem energia.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Centro de transmissão de imagens da Copa de 2014 será no RIO

                                       Crédito: Divulgação
Rio receberá centro de transmissão de imagens da Copa de 2014
O IBC funcionará no Riocentro, na zona oeste do Rio. Ele será o centro de geração de imagens da Copa do Mundo para todos os países. Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o IBC abrigou 13 mil profissionais de mídia.

A prefeitura do Rio de Janeiro informou hoje (27) que a cidade foi escolhida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para ser o Centro Internacional de Transmissão (IBC, sua sigla em inglês) da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Mais duas cidades disputavam para sediar o centro: São Paulo e Brasília.

O IBC funcionará no Riocentro, na zona oeste do Rio. Ele será o centro de geração de imagens da Copa do Mundo para todos os países. Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o IBC abrigou 13 mil profissionais de mídia.

O anúncio da escolha do Rio foi feito hoje em Zurique, na Suíça, durante o encerramento da segunda reunião do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa. “Segundo a decisão do comitê, o Rio de Janeiro foi escolhido por diversas razões, incluindo a qualidade da infraestrutura, a diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade, bem como pelo desejo manifestado com ênfase para fornecer todo apoio possível ao IBC e a seus usuários”, informa a nota da prefeitura do Rio.


Fonte Portal MS

São Paulo maior cidade do Brasil pode ficar fora da Copa do Mundo de 2014


DA REDAÇÃO 
Em reunião na Fifa, hoje (27) o secretário geral da Fifa garantiu que não vai tolerar atrasos na obras do Mundial, assim, São Paulo, capital econômica do Brasil, corre o risco de não ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Jerome Valcke confirmou também que a cidade de maior população do país está realmente fora da Copa das Confederações, assim como Natal.

Os dirigentes afirmaram que, de um modo geral, estão satisfeitos com o cronograma da obras. No entanto, seguem preocupados com a infraestrutura de transportes, inclusive dos aeroportos.
(Com informações do G1)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Governador da Bahia, licença-maternidade passa a ser de 180 dias

 
Além da Bahia, mais 11 já estados estenderam o benefício.
 
Do G1 BA
governador sanciona lei de gestantes (Foto: Divulgação/ Agecom)
(Foto: Divulgação/ Agecom)
 Medida cumpre lei federal nº 11.770/08


O governador da Bahia, Jaques Wagner, sancionou na tarde desta quinta-feira (26) a lei que amplia a licença-maternidade de 120 para 180 dias para as servidoras públicas estaduais.

A medida cumpre a Lei Federal nº. 11.770/08, com vigência a partir de 2010, permitindo que as  mães em gozo da licença possam solicitar sua extensão. As mães adotivas ou que obtiveram a guarda judicial de crianças de até um ano também são contempladas com o direito.

Os dois meses adicionais vão ser concedidos logo após o período de 120 dias previstos na Constituição.
Enviado à Assembleia Legislativa em maio de 2010, a Lei nº 12.241/11 foi aprovada por unanimidade. Além da Bahia, mais 11 estados estenderam o benefício.

Presidenta Dilma promete prestigiar aniversário de Juazeiro/BA

Os moradores do município de Juazeiro, no norte da Bahia, estão em festa. Após o prefeito da cidade, Isaac Carvalho (PCdoB), ser o escolhido para falar em nome de todos os prefeitos do Brasil durante a assinatura de convênios do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, nesta quinta-feira (26/5), veio outra notícia boa. A presidenta aceitou o convite para participar da festa de aniversário da cidade, em 15 de julho, inaugurando 2.500 casas do projeto Minha Casa, Minha Vida.

Isaac presenteia Dilma Isaac presenteou com quadro do pintor Luciano Bahia
 
A presidenta assumiu o compromisso durante seu discurso em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, no final da manhã desta quinta-feira, na qual assinou convênios que garantem verbas para a construção de creches e quadras cobertas. Juazeiro da Bahia foi a cidade que teve o maior número de projetos aprovados, 15 quadras e 15 creches. Coube então ao seu prefeito, Isaac Carvalho, a tarefa de falar em nome dos gestores municipais de todo país que foram beneficiados pelos convênios.

Em seu pronunciamento, Isaac Carvalho destacou a importância das parcerias do Governo Federal com as prefeituras para melhorar a qualidade de vida da população, “porque as prefeituras, em sua maioria enfrentam dificuldades, vítimas de um modelo distributivo antiquado, modelo que certamente será modificado pela presidenta Dilma Rousseff”, disse.

O prefeito de Juazeiro fez questão ainda de ressaltar o compromisso da presidenta com a ampliação dos programas sociais iniciados no Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “E esta ação da nossa presidenta, tão bem executada pelo Ministro Fernando Haddad, está direcionada para o futuro, para o que há de mais valioso no Brasil, as nossas crianças”, acrescentou.

Em nome da população de Juazeiro, o prefeito agradeceu à presidenta as parcerias que estão em andamento no município, como a duplicação da ponte Presidente Dutra e a construção 2.500 casas do Programa Minha Casa Minha Vida. Isaac disse que “a população ficaria feliz se a presidenta fosse a Juazeiro inaugurar esse empreendimento de grande alcance social”.

Em seu pronunciamento, a Presidenta Dilma Roussef agradeceu o presente que recebeu do prefeito - um quadro do pintor Luciano Bahia, retratando o Rio São Francisco e a Ponte Presidente Dutra - e anunciou a aceitação do convite; “O prefeito de Juazeiro trouxe a ponte até aqui, num belo quadro, e me convidou para visitar a cidade. Assumi o compromisso de inaugurar as 2.500 casas no aniversário de Juazeiro”, declarou a presidenta.

De Salvador,
Eliane Costa com informações da Ascom da Prefeitura de Juazeiro na Bahia

Será que a BAHIA vai ser dividida, com a criação do estado do São Francisco

Barreirenses param para assistir defesa na Câmara Federal em prol do novo Estado


O Jornal da Câmara deu destaque ao pronunciamento do parlamentar baiano
Acompanhada de seu secretariado de governo, a prefeita Jusmari Oliveira vibrava a cada apoio recebido por parte de outros parlamentares
Os barreirenses acompanharam atentamente o discurso de Oziel Oliveira na Tribuna da Câmara dos Deputados



Texto e fotos Eduardo Lena


Alguns bares e restaurantes de Barreiras, com acesso à TV Câmara, disponibilizaram seus estabelecimentos para que os barreirenses pudessem acompanhar o pronunciamento a favor da criação do Estado do Rio São Francisco, feito na tarde de ontem, 23, pelo deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA), na plenária da Câmara Federal. De acordo com o projeto, que será analisado pelo Congresso Nacional, o Estado do São Francisco teria 173 mil quilômetros quadrados, 35 municípios, uma população estimada em mais de um milhão de habitantes com um PIB superior a 10 bilhões de reais.


Mais de 300 pessoas, entre elas a prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, secretários de governo, e vereadores assistiram no Crioula Bar e Restaurante o discurso do deputado Oziel. “Das últimas gestões que passaram pelo palácio dois de Julho, o governador Jaques Wagner é o que mais tem investido no Oeste, reconhecemos em nosso Governador as sérias intenções de investir na região oeste. Porém, nada se compara ao desenvolvimento que será proporcionado pela emancipação. Não estamos falando de construirmos um muro intransponível, mas de conquistar nova autonomia política e administrativa para crescermos ainda mais, e assim, podermos somar com a nossa querida Bahia”.

A prefeita Jusmari Oliveira após o discurso do deputado Oziel ressaltou que todas as cidades da região serão amplamente beneficiadas e agradeceu ao apoio de todas as lideranças políticas, sindicatos e associações presentes no evento.

“Agradeço a todos os prefeitos, vereadores e representantes de sindicatos aqui presentes. O Brasil será muito mais forte com a criação desse novo estado.

Precisamos nesse momento unir forças e não realizar movimentos isolados como alguns representantes da região fizeram no passado. Vamos juntos lutar pela criação desse novo estado!”.

Fonte: Jornal Nova Fronteira ( Barreiras Ba.)

BAHIA 359 dos 417 municípios baianos notificaram casos de dengue neste ano.

                                                       Imagem do google 
    Dengue tem mais de 800 casos na região


359 dos 417 municípios baianos notificaram casos de dengue neste ano. No sul da Bahia, Ilhéus e Itabuna concentram o maior número de notificações da doença, com pelo menos 800 casos.


Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, as localidades com maior número de pessoas doentes são Ilhéus, Jequié, Barreiras, Feira de Santana, Salvador, Irecê, Porto Seguro, São Gabriel, Casa Nova, Jussara, Eunápolis e Bom Jesus da Lapa.


Em todo o estado foram notificados 27.687 casos de dengue. O número representa uma queda de mais de 9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e a primeira quinzena de maio foram 30.508 casos de dengue.


A forma mais grave foi registrada em 34 municípios. Foram notificados 147 casos, sendo 100 deles confirmados. A dengue matou 8 pessoas em Jequié, Madre de Deus, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Remanso, Bom Jesus da Lapa, Salvador e Cipó. 

Fonte: Jornal A Região

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é lembrado nesta quinta-feira (26)

Glaucoma atinge 900 mil são brasileiros


O glaucoma pode se desenvolver durante tempos sem apresentar sintomas. Por isso, é importante a prevenção por meio de exames periódicos


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 65 milhões de pessoas foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo. Desse total, 900 mil são brasileiras. A doença não tem cura e é causada pela elevação da pressão ocular, podendo levar a cegueira. Em campanha contra a doença, o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é lembrado nesta quinta-feira (26) .

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Alípio de Sousa Neto, o brasileiro precisa perder o hábito de procurar um médico somente na presença de sintomas. “A pessoa não vai sentir nada. Só vai sentir na fase mais avançada, quando começa a esbarrar nas coisas”, explicou. Isso porque, segundo ele, a doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. A saída é investir em exames periódicos – pelo menos uma vez ao ano.
Quem possui parentes portadores de glaucoma, tem mais de 40 anos, alto grau de miopia e diabetes deve ficar atento à realização dos testes de rotina. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser. Alípio Neto lembra que o uso indiscriminado de medicamentos pode agravar o glaucoma.

Números
A OMS mostra que 2,4 milhões de novos casos da doença são registrados por ano no mundo. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras: de ângulo aberto (80% dos casos), de ângulo fechado, de pressão normal, pigmentar, secundário e congênito. Além disso, é responsável por cerca de 13% da cegueira derivada de enfermidade.

Redação Jangadeiro Online, com informações da Agência Brasil

Termina paralisação de ônibus em SP; 34 linhas foram afetadas

Greve reuniu funcionários em frente à garagem
 

 Foto: Reprodução/Primeiro Jornal
Greve reuniu funcionários em frente à garagem
Funcionários da viação Sambaíba que entraram em greve na manhã desta quinta-feira voltaram às funções. As 34 linhas de ônibus atendidas pela empresa foram afetadas por conta das paralisações.

Os moradores da zona norte de São Paulo foram os prejudicados. Os funcionários pediam o fim dos descontos das multas de trânsito em seus salários.

Os 240 ônibus da garagem localizada na Rua Elza Guimarães, na Vila Amália, só saíram da garagem por volta das 8h. Segundo a SPTrans, a operação PAESE precisou ser acionada com 96 ônibus para atender 15 linhas.
Da Redação, com a Rádio Bandeirantes cidades@eband.com.br

Redatora: Bárbara Forte

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Correntina Ba. violência e robos tomam conta da cidade

Sem cadeia, pequena cidade no oeste da Bahia vive onda de violência   

(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Sem cadeia, pequena cidade no oeste da Bahia vive onda de violência  (Foto: Reprodução/TV Bahia)  

















Moradores de um município com pouco mais de 30 mil habitantes, na região oeste da Bahia, estão com medo da violência. Em Correntina, os ladrões estão roubando à vontade, a qualquer hora do dia, e não são presos porque a única cadeia da cidade está fechada.
O município fica a cerca de 750 quilômetros de Salvador. Os moradores estão assustados com a onda de assaltos a mão armada. A última vítima foi um comerciante, abordado quando chegava em casa.
“Abri a porta do carro e me virei para pegar um dinheiro, chegou um e me abordou com a arma e disse: fica quieto se não, você morre”, lembra o comerciante Hércules Matos.
O carro em que o comerciante estava é do irmão dele, um veículo blindado. A estrutura é reforçada e os vidros têm a espessura de um dedo. A marca de tiro de uma outra tentativa de roubo está no teto do veículo.
Os casos de violência se multiplicam. “Eu estava vindo da casa do meu pai e saíram dois cidadãos de dentro do mato atirando por trás. Quando eu vi que era assalto, caí, arrebentei a moto todinha. Por pouco, não me acertou um tiro”, conta Heronaldo Matos.
O comércio de Correntina está vigiado 24 horas por dia pelas câmeras de segurança. Só em uma loja, são sete câmeras, além dos alarmes, e mesmo assim, o dono continua com medo dos assaltos acontecerem.
“Já tentaram invadir aqui oito horas da noite, um horário que ainda tem muita gente na rua. Eles estão fazendo isso porque está tendo impunidade’, reclama.
Moradores reclamam da falta de estrutura da polícia. Na delegacia, a antiga carceragem foi desativada porque está condenada desde 2007. O delegado não foi autorizado a gravar entrevista. Ele contou que só mantém preso quem comete crime mais graves. Nos outros casos os acusados são liberados, com o consentimento do Ministério Público.
Um homem só ficou preso numa sala improvisada como cela, pois havia o risco de linchamento se fosse solto. A esperança é de que o reforço na segurança chegue logo. “Já pensamos até em nos mudar por causa da falta de segurança que temos hoje”, diz o empresário Arnaldo Pereira.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

Pimenta Neves, 11 anos a pimenta ardeu mais a justiça colheu



Pimenta Neves teve seu último recurso de liberdade negado pelo STF e, portanto, deverá cumprir 15 anos de prisão
Portal Terra


O pai de Sandra Gomide, João Gomide, disse que está "muito satisfeito" com a prisão de Pimenta Neves, condenado pela morte de sua filha. "Faz onze anos que estou lutando. Não tinha muita esperança", desabafou. De cama, por estar adoentado, ele afirmou ainda que gostaria que Pimenta Neves ficasse pelo menos "uns cinco anos na cadeia".
Pimenta Neves não deve ficar preso pelos 15 anos aos quais foi condenado. Segundo a Globonews, a advogada de defesa, Maria José da Costa Ferreira, acredita que o jornalista possa progredir para o regime semiaberto depois de cumprir um sexto da pena em regime fechado.



O caso Pimenta NevesA jornalista Sandra Gomide, 33 anos, foi morta com dois tiros em um haras em Ibiúna, no interior de São Paulo, em agosto de 2000. O ex-namorado de Sandra, então diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo, Antônio Pimenta Neves, confessou o crime, alegando que a colega o traía. Os dois se conheceram em 1997 e tiveram um relacionamento por cerca de três anos.
Pimenta Neves chegou a ficar preso por sete meses enquanto respondia ao processo, mas conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) um habeas-corpus para aguardar o julgamento em liberdade. Em 2006, ele foi condenado a 19 anos e dois meses de reclusão em regime fechado. No entanto, alegando entendimento anterior do Supremo Tribunal Federal (STF) - de que os condenados podem recorrer em liberdade até que todos os recursos sejam julgados -, o juiz de Ibiúna concedeu ao jornalista o direito de recorrer em liberdade.
Ao julgar recurso a favor de Pimenta Neves, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou a confissão espontânea do crime e reduziu a pena para 18 anos. Alegando a mesma atenuante, a defesa conseguiu no STJ a redução para 15 anos. Os advogados do jornalista continuaram recorrendo até que, em 24 de maio de 2011, o STF negou o último recurso e determinou que a pena fosse imediatamente cumprida. Em seguida, policiais cercaram a casa de Pimenta Neves, na capital paulista, e ele se entregou.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Preso estuprador no interior da BAHIA

Preso padrasto que estuprava enteada de oito anos com consentimento da mãe


Preso padrasto que estuprava enteada de oito anos com consentimento da mãe
Fonte Calila Notícias


Edson Santos de Andrade, 39 anos, foi preso acusado de estuprar sua enteada de oito anos, segundo a denúncia com o consentimento da mãe Luciene Félix 42 anos, que inclusive teria concordado em intercalar as noites em que o marido estaria com uma ou com a outra.


A periferia da região Oeste do Município foi o local onde, há mais de dois anos, vinha acontecendo esse crime que chocou a população local.

A diretora da Escola Municipal Joana Angélica, Leonor Brito Costa, foi a responsável por descobri e salvar a criança da dupla que está presa e pode cumprir pena de oito a quinze anos de detenção. A diretora criticou o fato dos vizinhos, agora afirmarem ter ouvido gritos da criança mas nunca terem tomado atitude de denunciar à polícia.

Por causa do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes a reação ao crime tomou ainda mais força entre a comunidade e chamou a atenção também da imprensa estadual e nacional, que durante todo o dia procuraram entrar em contato com o Dr. Equiber dos Santos, Delegado de Polícia responsável pela DP de Ribeira do Pombal, onde o casal está preso à disposição da Justiça.

Quanto à criança, que está grávida de três meses do padrasto, até o momento tem o seu futuro incerto, está sendo acompanhada pelo poder público através de profissionais de Assistência Social e médicos e hoje se discute a possibilidade de retirar o feto que pode comprometer a vida da jovem.

Fonte Jornal Nova fronteira

3ª Copa Irecê de Futebol de Base terá início dia 28/05



Criada no primeiro ano do Governo Trabalhando ao Seu Lado, em 2009, com o intuito de revelar novos valores, a Copa obteve sucesso já em sua primeira edição.
Em sua terceira edição, este ano a Copa Irecê de Futebol de Base acontecerá de 28 a 31 de maio, com a participação de 24 equipes, somando as  duas categorias (sub 15 e 17), com a presença confirmada das equipes do Bahia, Vitória e São Francisco do Conde. “Este é um dos maiores eventos esportivos do interior do estado e que já revelou atletas para grandes clubes brasileiros”, destaca Pascoal Martins, secretário de Esportes do Município.

A Copa Irecê de Futebol de Base foi criada no primeiro ano do Governo Trabalhando ao Seu Lado, em 2009, com o intuito de revelar novos valores, sendo um sucesso já em sua primeira edição. A Copa é realizada pela Prefeitura de Irecê, organizada pela Divisão de Esportes da Secel - Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que é comandada por Carlos Augusto Dourado.

O evento tem o apoio do Projeto Nordeste (Fazenda Nova Canaã), das Prefeituras convidadas, SUDESB e FBF – Federação Baiana de Futebol.

 Além das equipes de Irecê e dos times do Bahia, Vitória e São Francisco do Conde, participarão este ano as equipes de Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Central, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Morro do Chapéu, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, CTMS-BA, Escolinha do Dill e Escolinha do Morato.
A Copa acontece sempre no final do mês de maio, culminando com o aniversário da cidade (31 de maio).

Fonte: Ascom

Bombeiros encontram mais um corpo no lago Paranoá em Brasília


Gustavo Gantois, do R7, em Brasília
Dorivan Marinho/AEDorivan Marinho/AE

Número de vítimas no naufrágio do barco Imagination chega a cinco.
Entre quatro e cinco pessoas ainda estão desaparecidas

O Corpo de Bombeiros de Brasília encontrou, por volta das 8h10 desta terça-feira (24), o corpo de mais uma vítima de naufrágio no lago Paranoá. De acordo com a major Vanessa Signale trata-se de um homem, mas ainda não há informações detalhadas de onde ele foi localizado, nem a sua idade. 

Veja mais fotos das buscas

Com esse corpo, subiu para cinco o número de mortos até o momento no acidente. Na tarde de segunda-feira (23), duas outras vítimas foram encontradas: Ester Araujo de Oliveira, de dez anos, únicas criança que estava desaparecida, e Adail do Souza Borges, cozinheiro da embarcação, que foi a pique na noite de domingo (22).

Além deles, Flávia Pereira de 22 anos e um bebê de sete meses também morreram. Todos os corpos resgatados foram levados para o IML (Instituto Médico Legal), onde as famílias farão o reconhecimento oficial das vítimas.

As buscas por vítimas do acidente foram retomadas às 6h30 desta terça-feira, com a ajuda de técnicos do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre quatro e cinco pessoas ainda estão desaparecidas. Há dúvida quando ao número de vítimas porque porque parentes deram dois nomes, sem sobrenome, que batem com nomes completos da lista de desaparecidos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Marinha abre inquérito para apurar acidente com barco em lago de Brasília

 

Marinha abre inquérito para apurar acidente com barco em lago de Brasília  
O piloto do barco, Airton da Silva Maciel, tinha a habilitação exigida, segundo a Marinha. 

Brasília - A Delegacia Fluvial da Marinha instaurou inquérito, com prazo de conclusão de até 90 dias, para apurar as causas do naufrágio do barco Imagination, na noite de ontem (23), no Lago Paranoá.

Segundo a Marinha do Brasil, serão investigadas as condições da embarcação, incluindo a quantidade de coletes salva-vidas.


O Imagination tinha autorização para transportar até 92 pessoas, mas estava com mais de 100 a bordo quando afundou.


Uma mulher de 22 anos e um bebê de 6 meses morreram no acidente. Há pelo menos sete desaparecidos.


De acordo com a Marinha, a embarcação foi vistoriada em novembro de 2010, quando renovou o Certificado de Segurança da Navegação (CSN).


Na ocasião, o "material de salvatagem (coletes, extintor de incêndio e boias circulares, entre outros) estava em conformidade com as especificações e na quantidade prevista", informa nota divulgada pela Marinha.


O piloto do barco, Airton da Silva Maciel, tinha a habilitação exigida, segundo a Marinha.


Uma equipe da Delegacia Fluvial de Brasília auxilia o Corpo de Bombeiros na busca de desaparecidos no acidente, que aconteceu por volta das 21h de ontem, próximo ao Clube da Associação de Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).


Edição: João Carlos Rodrigues
 
Fonte: Danilo Macedo - Agência Brasil

Jovem envenena a própria amiga para impedi-la de descobrir furto


Caso ocorreu na zona oeste do Rio. Suspeita roubou cartão da amiga, sacou dinheiro e ficou com medo de ser descoberta


A Polícia Civil do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira (23) a prisão de uma jovem de 21 anos suspeita de ter tentado matar uma amiga com chumbinho (veneno contra ratos) para impedir que ela descobrisse que foi furtada pela própria colega. A vítima sobreviveu.
Segundo a PM, a suspeita, identificada como Rafaela de Assis dos Santos, furtou o cartão bancário da amiga e sacou R$ 650 em um caixa eletrônico na Taquara, na zona oeste da capital. Ao verificar o saldo na conta, a mesma amiga disse que iria ao banco para ver a gravação de quem teria usado o seu cartão.
Na última quinta-feira (19), com medo de ser descoberta, a jovem comprou chumbinho e pediu quentinhas. Ao se encontrar com a amiga na casa dela, a suspeita colocou o veneno no próprio prato, disse que não queria mais comer e ofereceu a comida para a colega, que aceitou.
Cerca de cinco minutos após ingerir a comida envenenada, a vítima começou a passar mal e pediu para que a suspeita a levasse a um hospital. A jovem pegou o telefone e simulou que estava chamando um táxi, mas foi descoberta por outra amiga das duas que percebeu o aparelho desligado.
A suspeita ainda jogou o resto da comida em uma lixeira comunitária a cerca de 30 metros de distância da cena do crime. A vítima foi socorrida por vizinhos e levada ao hospital, onde foi constatado o envenenamento. Não foi informado o seu estado de saúde.
A jovem de 21 anos foi capturada na casa de um ex-namorado na comunidade de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na zona oeste. A comida envenenada foi encaminhada a perícia.
A suspeita vai responder pelos crimes de tentativa de homicídio e furto. Os agentes comunicaram a prisão da criminosa à Justiça de São Paulo, onde ela foi condenada a oito anos de prisão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.

iG Rio de Janeiro

domingo, 22 de maio de 2011

IRMÃ DULCE a primeira santa nascida no Brasil

Papa felicita brasileiros pela beatificação de IRMÃ DULCE neste domingo, em Salvador
EFE







Foto: AP
Bento 16 fala a partir do balcão na Praça de São Pedro, no Vaticano

O papa Bento 16 convidou neste domingo os fiéis católicos a estarem diariamente com Jesus durante a reza do Regina Coeli, na qual referiu-se à beatificação da religiosa brasileira Dulce Lopes Pontes, a Irmã Dulce, que neste domingo ocorre em Salvador, na Bahia.

Falando em português, o papa se referiu à beatificação no sábado em Lisboa da madre Maria Clara do Menino Jesus e à neste domingo na cidade de Salvador, no estado da Bahia, da Irmã Dulce. "Desejo também unir-me à alegria dos pastores e fiéis reunidos em Salvador para a beatificação da irmã Dulce, que deixou sua marca de caridade ao serviço destes últimos, fazendo com que todo o Brasil visse nela 'a mãe dos desamparados'."

"A fé em Jesus significa acompanhá-lo diariamente, nas ações singelas do dia (...) Só pouco a pouco ele constrói na grande história da humanidade 'sua' história", afirmou o pontífice aos cidadão a partir do balcão na Praça de São Pedro do Vaticano durante a reza, que substitui o Ângelus na Páscoa.

Jesus "se transforma em homem, mas de um modo no qual pôde ser ignorado por seus contemporâneos, pelas forças autorizadas da história. Padece e morre e, como ressuscitado, quer chegar à humanidade só através da fé dos seus, aos quais se manifesta", acrescentou.

Durante este quinto domingo de Páscoa, Bento 16 afirmou que crer em Deus e em Jesus não são dois fatos separados, mas um "único ato de fé". "O filho de Deus, com sua encarnação, morte e ressurreição, nos libertou da escravidão do pecado para dar-nos a liberdade dos filhos de Deus e fez-nos conhecer o rosto de Deus que é amor: Deus pode ser visto, é visível em Cristo", afirmou.

Beatificação

Um grande evento que deve contar com mais de 70 mil pessoas, ter apresentações artísticas e a presença da presidenta Dilma Rousseff (PT) marca neste domingo, em Salvador, a cerimônia de beatificação da religiosa baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), que passa a ser conhecida como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.

Nascida em 26 de maio de 1914 em Salvador e batizada como Maria Rita Lopes Pontes, a religiosa, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, pode se transformar na primeira santa nascida no Brasil, o país com o maior número de católicos do mundo.
Fonte:Último Segundo

 

Oração à Irmã Dulce

Senhor nosso Deus
Recordando a vossa Serva Dulce Lopes Pontes,
Ardente de amor por vós e pelos irmãos,
Nós vos agradecemos pelo seu serviço a favor
Dos pobres e excluídos.
Renovai-nos na fé e na caridade,
E concedei-nos a seu exemplo vivermos em comunhão
Com simplicidade e humildade,
Guiados pela doçura do Espírito de Cristo
Bendito nos séculos dos séculos. Amém