sábado, 7 de maio de 2011

RJ: pais choram em caminhada um mês após massacre em Realengo

Passeata para lembrar vítimas de Realengo teve balões e camisetas com fotos das vítimas
 
Foto: Futura Press
Dezenas de pessoas participam, na manhã deste sábado, de uma passeata para lembrar as vítimas do massacre de Realengo. Foto: Futura Press


Rodrigo Teixeira Direto do Rio de Janeiro

Cerca de 200 pessoas participaram de uma caminhada na manhã deste sábado, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, para lembrar a morte de 12 alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, que hoje completa um mês. Emocionados, professores, pais e amigos das vítimas do massacre dividiram a dor da perda das crianças. "Triste, né? Para mim, a cada dia que passa parece que fica mais difícil, pior. Quando passo em frente à escola, eu sinto que ele ainda está lá dentro. Penso nele em todas as horas", disse, chorando, Ines Morais da Silva, 47 anos, mãe de Igor, 13 anos, morto na tragédia. 
  
Veja fotos ampliadas do ataque à escola em Realengo
Veja como foi o ataque aos alunos em Realengo
 
Os familiares das vítimas se reuniram em frente à escola por volta das 9h. Antes da caminhada, os pais estenderam um varal com 12 camisetas, cada uma com a foto de uma das vítimas do atirador Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos. Os rostos das crianças também estampavam balões coloridos que os pais levavam em suas mãos. O grupo distribuiu rosas brancas para quem acompanhava a caminhada.

Ana Luiza Pacheco da Silva, 43 anos, era uma das mais emocionadas. A mulher diz pedir forças a Deus para enfrentar seu primeiro Dia das Mães sem a filha Ana Carolina Pacheco, 15 anos, morta no ataque. "Choro todo dia pela manhã. No Dia das Mães, vou ficar com meus outros quatro filhos. Eles me dão forças para continuar. Hoje é o dia de lembrar algo que jamais eu vou esquecer. Estamos aqui para dizer que Realengo tem amor, tem carinho, tem amizade", disse.

Guedes, 47 anos, disse que o momento agora é de mobilização. Segundo ela, os pais das 12 vítima da tragédia do dia 7 de abril vão fundar uma associação, chamada "Anjos de Realengo". A mulher prevê novas manifestações no futuro, com o objetivo de evitar que o massacre se repita. "Vamos criar uma associação para as escolas, tanto da rede municipal quanto estadual. Queremos auxiliar para que Realengo não aconteça mais, para que não fique assim e não caia no esquecimento. Todos os meses, vamos colocar a cara na rua", afirmou. Na camiseta que vestia, Sueli levava a foto da filha Jéssica, 15 anos, e a frase "quando a dor não cabe no peito, transborda pelos olhos".

Antes da caminhada, os manifestantes assistiram à execução do Hino Nacional e pombos brancos foram soltos, representando a paz. Embalado por músicas religiosas, o grupo seguiu o trajeto que começou na rua General Bernardino de Matos e passou pelas ruas Carumbé, Capitão Teixeira e Piraquara até chegar na avenida Santa Cruz, de onde se dirigiram à Igreja Presbiteriana, onde será realizado um culto reservado apenas às famílias das vítimas. Os cerca de 200 participantes da manifestação foram acompanhados por 12 carros, além de viaturas da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego), da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Ainda hoje, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, vai celebrar na Igreja Cristo Libertador, em Realengo, a missa de um mês da morte das vítimas do ataque á Escola Municipal Tasso da Silveira. No dia 27, os pais devem se reunir com o prefeito Eduardo Paes para que ele possa ouvir suas reivindicações sobre a segurança na escola e no entorno.
 
Atentado
Um homem matou pelo menos 12 estudantes a tiros ao invadir a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã do dia 7 de abril de 2011. Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, era ex-aluno da instituição de ensino e se suicidou logo após o atentado. Segundo a polícia, o atirador portava duas armas e utilizava dispositivos para recarregar os revólveres rapidamente. As vítimas tinham entre 12 e 14 anos. Outras 18 ficaram feridas.

Wellington entrou no local alegando ser palestrante. Ele se dirigiu até uma sala de aula e passou a atirar na cabeça de alunos. A ação só foi interrompida com a chegada de um sargento da Polícia Militar, que estava a duas quadras da escola. Ele conseguiu acertar o atirador, que se matou em seguida. Em uma carta encontrada com ele, Wellington pediu perdão a Deus e deixou instruções para o próprio enterro - entre elas que nenhuma pessoa "impura" tocasse seu corpo.

Dias depois, a polícia divulgou fotos e vídeos em que o atirador aparece se preparando para o ataque durante meses. Em um deles, Wellington justificou o massacre por ter sido vítima de "bullying" praticado por "cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem". Na casa dele, foram encontradas diversas anotações que mostraram uma fixação pelos ataques de 11 de setembro de 2001. O atirador acabou enterrado como indigente 15 dias após o massacre, já que nenhum familiar foi ao Instituto Médico Legal (IML) liberar o corpo.

Fonte: Terra Notícias

EUA divulga vídeos que mostram dia-a-dia de Bin Laden

Frame de um dos vídeos de Bin Laden agora divulgados pelo Pentágono (foto AP)

Por Redacção

O Pentágono divulgou cinco vídeos encontrados no complexo de Abbottabbad, no Paquistão, onde Bin Laden foi morto pelos Estados Unidos, que mostram momentos do dia-a-dia do líder da Al-Qaeda.

Num dos vídeos agora tornados públicos, Bin Laden aparece a fazer uma declaração contra os Estados Unidos, que terá sido filmada entre Outubro e Novembro de 2010. A televisão ABC avança que Bin Laden parece ter pintado a barba de preto.

Um outro vídeo mostra o líder terrorista a ver-se a ele próprio na televisão, com um comando na mão para mudar de canal. Os restantes vídeos parecem ser ensaios para mensagens que seriam publicadas, possivelmente para a que aparece no primeiro vídeo.

As imagens divulgadas pelo Pentágono foram encontradas na chamada «caixa do tesouro» de material informático e de dados que foram encontrados no refúgio do líder da Al-Qaeda.

De acordo com as autoridades norte-americanas, a informação encontrada permite concluir que Bin Laden esteve envolvido no planeamento de operações da organização terrorista que liderava e que o complexo de Abbottabad seria o local onde eram planeados os atentados levados a cabo pela Al-Qaeda.

Jornal A bola.PT

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Al Qaeda confirma morte de Bin Laden

E promete vingança
  
WASHINGTON (Reuters)


















 WASHINGTON (Reuters)
A Al Qaeda confirmou nesta sexta-feira a morte de seu líder Osama bin Laden em uma mensagem na Internet com promessa de vingança contra os Estados Unidos e seus aliados, incluindo o Paquistão, segundo o serviço de monitoramento Site.

Cinco dias depois de o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciar a morte de Bin Laden em uma operação militar dos EUA no Paquistão, a Al Qaeda prometeu que não irá desviar do caminho da luta armada.

"(O sangue de Bin Laden) permanecerá, com a permissão de Alá Todo Poderoso, uma maldição que persegue os americanos e seus agentes, e irá atrás deles dentro e fora de seus países", disse a rede militante em comunicado divulgado em fóruns islâmicos na Internet e traduzidos pelo serviço Site.

"Sua felicidade irá se transformar em sofrimento, e seu sangue irá se misturar com suas lágrimas", disse a Al Qaeda.

"Fazemos um apelo ao nosso povo muçulmano no Paquistão, em cuja terra o xeque Osama foi morto, para levantar e revoltar-se para limpar essa vergonha que tem sido associada a eles por um grupo de traidores e ladrões... e em geral, para limpar seu país da imundice dos americanos que espalham a corrupção dentro dele."


(Reportagem de David Morgan)

Ex-mulher do goleiro Bruno visita na prisão em MG

Dayanne Souza e as filhas; ela chegou a ficar detida pela acusação de participação no crime. 

(R7.com)
Ex-mulher de Bruno visita o goleiro na prisão em MG
O goleiro também recebeu a visita das duas filhas na Penitenciária Nelson Hungria

A ex-mulher de Bruno, Dayanne Souza, visitou o goleiro na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na manhã desta quinta-feira (05). Ela estava acompanhada das duas filhas do goleiro.

A visita aconteceu pela manhã e teria durado aproximadamente 30 minutos. Uma autorização foi concedida pela administração do presídio para que o goleiro recebesse visita fora do dia.


O goleiro está detido desde julho de 2010. No último dia 14 de março, a Justiça de Minas Gerais também negou o pedido de liberdade a Bruno. Os três desembargadores que analisavam o habeas-corpus impetrado pela defesa do atleta decidiram negar o recurso por unanimidade alegando que a prisão do acusado é necessária para preservar o andamento do processo e proteger as testemunhas.


Na quarta-feira (4), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais também negou o pedido de liberdade para Sérgio Rosa Sales, primo do goleiro Bruno. Os desembargadores Doorgal Andrada, Herbert Carneiro e elmival de Almeida Campos entenderam que a prisão não é ilegal.


De acordo com a assessoria de imprensa do TJ, dois desembargadores votaram contra o pedido de liberdade e um votou a favor. Sales é acusado de participar do desaparecimento e morte da ex-amante de Bruno, Eliza Samudio.


Em sua decisão, Doorgal Andrada alegou que "o fato de ter este, na fase inquisitiva, contribuído, em tese, com a Justiça, tenho que tal argumento, isoladamente, não se sustenta para justificar o desmembramento do feito".


Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o relator do julgamento, desembargador Doorgal Andrada, juntamente com os outros desembargadores que participaram do julgamento, alegou que existem provas de que o crime foi praticado e que existem indícios da autoria.


A Justiça declarou que é necessário manter o acusado preso a fim de preservar o andamento do processo e as testemunhas.


Parentes de Bruno Fernandes acompanharam o julgamento. Entre os presentes, estava a noiva de Bruno, a dentista Ingrid de Oliveira, de 24 anos, que visita o acusado com frequência na prisão.


Fonte: R7.com

Supremo decide que casais gays têm direito à pensão e à herança

 Direitos partilha de bens e inclusão em plano de saúde terão de ser atendidos. 

(Reprodução/Portal G1)
Supremo decide que casais gays têm direito à pensão e à herança


Acabou a indefinição: a união estável de pessoas do mesmo sexo foi reconhecida por lei. Em uma decisão unânime da Justiça, Os homossexuais têm direito à pensão e à herança. Trata-se de uma vitória contra a discriminação.

Os casais homossexuais passam a ter a partir de agora os mesmos direitos e deveres dos casais heterossexuais. Não há mais diferença entre relações estáveis de homossexuais e heterossexuais. A decisão do supremo dá aos casais gays segurança jurídica em relação a esses direitos.


Com bandeira e sorriso no rosto, depois de dois dias de julgamento o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu: união estável entre pessoas do mesmo sexo é uma família, com os mesmos direitos de casais heterossexuais, apesar da posição contrária da Igreja Católica.


"Vai contra os princípios da Igreja Católica no que se refere a essa formação da entidade familiar", afirmou João Paulo Amaral Rodrigues, o advogado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 Fonte Midia News.com.br 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Shaolin mais de 3 meses em coma

Esposa de Shaolin comemora e diz que humorista abriu os olhos



Laudicéia Veloso, esposa do humorista Shaolin, informou que na semana passada dia 29 o humorista deu sinais de melhora, abrindo os olhos. “Depois de 101 dias eu o vi abrir os olhos, mas ainda não atende a nenhum comando”, disse Laudicéia.

Apesar dele ter abertos os olhos e Laudicéia ter demonstrado entusiasmo ela mesma afirmou, logo em seguida, que esse é considerado um sinal normal. “Os médicos dizem que é normal acontecer e que ele pode realmente estar acordando, mas não podem afirmar nada ainda”, mas continua: “Mesmo sem a afirmação deles, na minha fé, isso já é um grande sinal de despertar!!”, frisa.


O ‘sinal’ serviu como alento para a paraibana que espera alguma alteração no quadro clínico do marido. “Ele sairá do coma, quando conseguir responder aos estímulos. Hoje foram só alguns segundos, mas para mim, é muita coisa para gravidade do estado dele. Foram poucos segundos, mas foram os segundos mais importantes da minha vida, em 101 dias!”, comemora.
Contudo, após a dose de alegria, Laudicéia injeta realidade: “Entendam uma coisa... isso é um sinal, mas ele ainda não saiu do coma. Sairá com a graça de Deus!! Mas não acordou ainda, compreendem?!”.

O acidente - Shaolin sofreu um acidente de carro às 23h38 pelo horário local (0h38 em Brasília) de 18 de janeiro em Campina Grande, na Paraíba.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente envolveu um caminhão que estava vazio e o carro conduzido pelo humorista, que seguiam pela mesma via (BR-230), porém em sentidos opostos. Na altura do km 163, os veículos teriam se chocado lateralmente. O motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro, mas dias depois se apresentou à polícia para prestar depoimento e foi liberado.  

Fonte Paulo Dantas do Jornal Paraiba.com.br

Ronaldo vai participação de filme : "vou ter que estudar cinema"

O jogador de futebol aposentado Ronaldo falou nesta quarta-feira (4) por meio de seu Twitter sobre sua preparação para viver um vilão no filme Open Road, dirigido por Márcio Garcia. "Vou ter que estudar cinema para fazer direito esse filme. 'Tamo' junto, vamos arrebentar!", escreveu o campeão da Copa de 1994 e 2006 ao ator.
Em resposta, Márcio assegurou que o jogador será muito bem preparado e irá surpreender na tela. "Você vai se preparar com o coach do Will Smith, e vai, como sempre, superar as expectativas!", afirmou.
No longa, Ronaldo contracenará com Andy García e Juliette Lewis. As filmagens estão programadas para começar em junho deste ano, em Los Angeles. 

Fonte Terra notícias

terça-feira, 3 de maio de 2011

BAHIA médicos entraram em greve nesta terça-feira (3)

Segundo Sindimed, só serão realizados os atendimentos emergenciais que impliquem em risco de vida ao paciente



Foto: Divulgação/ Sindimed
Médicos deflagram greve nesta terça (3)

Redação CORREIO
A greve dos médicos e trabalhadores da saúde teve início na manhã desta terça-feira (3), com manifestações em frente a dois dos principais hospitais da Bahia: o Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, e o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula.
Com faixas, cartazes, carro de som e apitos, os trabalhadores fizeram protestos contra a forma como vem sendo conduzida a área da saúde pelo governador Jacques Wagner e pelo secretário Jorge Sola.

As principais reivindicações da categoria são a urgência na melhoria das condições de trabalho, os baixos salários e o cumprimento do artigo 32 da lei 11.373/09, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento – PCCV.

Segundo comunicado divulgado pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), a adesão de médicos e funcionários do HGE e do HGRS, bem como servidores do Hospital Couto Maia, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e do Samu. Entre os manifestantes estavam a vereadora Aladilce Sousa (PCdoB) e o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo.

Segundo Francisco Magalhães, vice-presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), apenas os atendimentos de emergência e de casos de risco de morte serão atendidos.

Governo
O secretário de saúde, Jorge Solla, comentou que o governo sempre esteve aberto à negociação com a categoria e tem melhorado as condições de trabalho dos médicos, assim como o atendimento à população. Segundo Solla, os salários dos profissionais foram reajustados em 250% em quatro anos da atual gestão.
Além disso, Solla ainda destacou que, após dez anos sem novas contratações, o atual governo realizou um concurso em 2008 e já convocou 5.500 novos concursados, além de ter aberto 1.200 novos leitos e inaugurado cinco novos hospitais. Ele admite que a situação ainda não é a ideal e que falta muito a fazer, já que a demanda ainda é maior que a estrutura de atendimento.

O secretário disse acreditar que a iniciativa da greve esteja centrada em membros da diretoria do sindicato da categoria e que não será aplicada pela maioria dos profissionais.

Imagens da casa onde Bin Laden foi morto

Imagem obtida a partir da ABC News mostra o interior da mansão, onde Osama bin Laden foi morto no Paquistão

Do R7
Reuters/ABC NewsReuters/ABC News

A casa onde o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto ficava localizada próxima a uma academia militar, em Abbottabad, no Paquistão. O complexo estava em chamas neste domingo (1), depois de ter sido invadido por um grupo de soldados americanos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na madrugada desta segunda-feira (2), que as pistas que levaram as forças especiais do Exército ao local onde estava Bin Laden foram recebidas em agosto do ano passado. Ele afirmou que um pequeno grupo de soldados comandou o ataque, que contou também com quatro helicópteros.
Depois de um tiroteio entre os oficiais e os seguranças do terrorista, Osama bin Laden foi morto com um tiro na cabeça.

De acordo com Barack Obama nenhum militar americano foi ferido na operação. Ele não informou, no entanto, se algum cidadão chegou a ser machucado durante o ataque.

Um oficial disse à agência de notícias Reuters que a operação teria durado 40 minutos e que foi assistida pelo diretor da CIA (agência de inteligência americana) e por outros membros da inteligência dos EUA.
 

Marrone deve sair da UTI nesta terça-feira

Segundo o hospital de base de Rio Preto, a previsão é de que ele vá pro quarto nesta manhã

 Divulgação

 Do R7  Divulgação
 Marrone (à direita) estava em aeronave que caiu nesta segunda-feira em São José do Rio Preto

O cantor Marrone, da dupla sertaneja Bruno e Marrone, que se acidentou na queda de um helicóptero na tarde de segunda-feira (2), deve sair da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ainda nesta terça-feira (3). A informação é do hospital de base de São José do Rio Preto, cidade a 438 km de São Paulo, onde ele está internado. Segundo a assessoria, a previsão é de que ele saia depois da avaliação médica, ainda nesta manhã.

Veja fotos do acidente no interior de SP
Helicóptero de dupla sertaneja cai no interior

Marrone chegou ao hospital por volta das 16h de terça e passou a noite na UTI. O outro ocupante do helicóptero, Jardel Alves Borges Bezerra, secretário do cantor, está internado no mesmo hospital, em estado grave. Ele teve traumatismo craniano, quebrou dois braços, a bacia e teve uma lesão no abdôme. Na manhã desta terça, ele estava na UTI em coma induzido.

Marrone, o secretário e o piloto do helicóptero ficaram feridos após a aeronave, que pertence à dupla sertaneja, cair na rua Clóvis Bevilácqua, na Vila Aeroporto, perto de um córrego no parque de exposições da cidade. Segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), o acidente com a aeronave de prefixo PT HMU ocorreu às 14h43. A aeronave bateu em uma torre e depois em uma árvore antes de atingir o chão. Mesmo com a queda, ela não explodiu.


O piloto foi levado para a Santa Casa de Rio Preto em estado grave. Ele quebrou um braço e teve o pé esquerdo decepado, mas estava consciente no momento em que foi resgatado. Ele deixou a sala de cirurgia por volta das 21h de segunda-feira e a operação que tentou reimplantar o pé não foi bem sucedida. Ele foi transferido para a UTI do hospital e, de acordo com a assessoria, seu estado é estável.

A ocorrência foi registrada no 2º DP (Distrito Policial) de São José do Rio Preto. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica) foi acionado para investigar o caso. Ele deve ir até o local em breve para analisar os destroços.


Show

Segundo a assessora da dupla, os sertanejos fizeram um show na noite do domingo (1º) em Curitiba. Marrone voltava para São Paulo para ver a filha, quando ocorreu o acidente. Na agenda da dupla estava programada a participação, na terça-feira (3), na festa de casamento do cantor Jorge, da dupla sertaneja Jorge e Mateus, em Goiânia (GO).     Fonte R7

Argentino constrói casa com 6 milhões de garrafas

Artista mora na cidade de Quilmes, a 20 minutos da principal cervejaria argentina


BBC Brasil
BBCBBC
O argentino Rubén ‘Tito’ Ingenieri colecionou garrafas durante 21 anos e montou uma orba de arte

O artesão argentino Rubén ‘Tito’ Ingenieri, 47 anos, usou cerca de 6 milhões de garrafas para construir sua casa, uma oficina de arte e um farol.

Tito mora na cidade de Quilmes, a 20 minutos da principal cervejaria argentina.

- Destes 6 milhões de garrafas, pelo menos 100 mil são de cerveja.

O artesão, que não consome bebidas alcoólicas, recolheu as garrafas durante 21 anos. Elas foram encontradas na rua e doadas por moradores ou pela prefeitura local.

- Em um vídeo que fizemos para promover o museu, apareço bebendo numa garrafa de cerveja, mas é água. O que vale é a garrafa.

Tito diz que a sua casa é também um museu, tendo recebido delegações do Japão, da Holanda, da Noruega e do Canadá.

- (Construir casas com garrafas) pode ser uma solução para o problema da moradia. É muito mais barato que uma casa de tijolos.

A casa está aberta à visitação publica, com entrada gratuita. O argentino afirma que, às vezes, 40 pessoas percorrem o local ao mesmo tempo.

A casa, com pisos e escadas de madeira, tem um quarto, uma sala, uma sala de jantar, um banheiro e uma cozinha.

- É uma casa como qualquer outra, mas com mais cores e iluminação graças aos tons das garrafas.

Tito iniciou, mas não concluiu, os estudos em belas artes, mas se define como um “operário das artes”.

Fonte R7

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Comandante do Talibã promete vingar a morte de Bin Laden


                 Montagem feita no photoshop, diz jornal espanhol El Mundo


Afeganistão - Um comandante do Talibã no Afeganistão prometeu, nesta segunda-feira, que o grupo extremista vai vingar a morte de Osama bin Laden. As informações são do jornal britânico 'The Guardian'. 

De acordo com o comandante, identificado apenas como 'Qudos' e que afirma operar na província de Baghla, no norte do Afeganistão, disse que "a morte de Osama bin Laden não trará mudanças para a Jihad (Guerra Santa). Osama é o líder da Al-Qaeda e um poderoso homem da Jihad. Perdê-lo será muito doloroso para os mujahideen (guerreiros mercenários), mas nunca desistiremos da causa. Vamos continuar a conduzir ataques até livrarmos nossa terra dos invadores".

O DIA ONLINE

Dia histórico para o mundo


Corpo de Bin Laden já teria sido enterrado no mar

 


Nova York (EUA) - O corpo do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, morto em uma operação conduzida pelas forças americanas em uma mansão localizada em Islamabad, no Paquistão, após uma troca de tiros, segundo comunicado do presidente Barack Obama, teria sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionalmente islâmicos, afirma a imprensa americana. O terrorista foi morto com um tiro na cabeça.
Mais cedo, uma fonte do governo afirmou que o corpo do terrorista estava recebendo cuidados de acordo com a prática e a tradição islâmicas. "Isso é algo que encaramos seriamente. E, portanto, está sendo tratado de maneira apropriada", disse. As práticas islâmicas requerem que o corpo seja enterrado nas 24 horas posteriores a seu falecimento, segundo disseram também fontes oficiais.
Foto: AFP
Sepultar o corpo de Bin Laden no mar garantiria que seu local de repouso final não se tornasse um templo para peregrinação de seus seguidores. Além disso, a decisão teria sido tomada porque encontrar um país disposto a sepultar o terrorista mais procurado do mundo parecia uma missão complicada demais.
Pouco depois do anúncio, o Departamento de Estado americano emitiu um alerta global de viagens a todos os cidadãos americanos depois da morte do líder da Al-Qaeda, advertindo sobre um "aumento potencial" da violência antiamericana.

Dia histórico para o mundo

Na noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. Antes das forças americanas agirem, o líder dos EUA informou ao presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, que o terrorista havia sido localizado em mansão na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão.

"Ligamos para o presidente paquistanês para deixar claro que não estávamos declarando guerra ao governo", informou Obama. "Os EUA não estão nem nunca estarão contra o Islã, mas contra a Al-Qaeda e seus líderes", afirmou.
Segundo Obama, matar Osama bin Laden era prioridade do governo americano. "A justiça foi feita", disse. Mentor dos ataques de 11/9, Osama bin Laden era o terrorista mais procurado do mundo. 

Fonte O DIA ONLINE

Papa beatifica João Paulo II

A multidão aplaudiu o beato durante oito minutos, e o cerimonial teve de pedir silêncio para prosseguir a missa 

FOTOS: REUTERS
Clique para Ampliar

FOTOS: REUTERS
Clique para Ampliar
O papa Bento XVI abriu a procissão diante do caixão de João Paulo II, na Basílica de São Pedro, depois da beatificação. Em seguida, os cardeais beijaram o caixão, que não foi aberto. Os fiéis fizeram fila para venerar os restos mortais
Mais de um milhão de pessoas assistiram à missa na Praça São Pedro; Bento XVI parecia emocionado

Roma. Seis anos após sua morte, o papa João Paulo II foi proclamado beato, ontem, pelo seu sucessor, Bento XVI, em uma cerimônia assistida por 1,5 milhão de pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano.

"Com a nossa autoridade, concedemos que o venerável servo de Deus João Paulo II seja chamado de beato e que se possa celebrar a sua festa todos os anos, no dia 22 de outubro, nos lugares e conforme as regras estabelecidas pelo direito", declarou o pontífice. Seguiram-se oito minutos de palmas.

Na janela principal da fachada da Basílica de São Pedro, uma cortina correu devagar para mostrar um rosto sorridente e ainda cheio de juventude de João Paulo II, com uma auréola de santo aplicada em fundo de céu azul. A freira francesa Marie Simon Pierre, beneficiada pelo milagre aprovado para a beatificação, depositou junto do altar uma relíquia de seu benfeitor - uma ampola com sangue colhido no hospital, em seus últimos dias de vida.

"Giovanni Paolo, Giovanni Paolo!", gritaram os compatriotas poloneses, num entusiasmo contagiante que a multidão ecoou. A julgar pelas bandeiras vermelhas e brancas, os poloneses eram maioria na praça, cerca de 80 mil peregrinos.

As brasileiras Elinete Passos e Aparecida Aurora Cordeiro, mineiras de Teófilo Otoni, que moram na Itália, na região do Piemonte, contam que dormiram na calçada para acompanhar a cerimônia, que começou às 10h (5h, no horário de Brasília).

"Valeu a pena, porque em 1997 eu beijei a mão de João Paulo II e ganhei a bênção dele", afirmou Elinete.

Bento XVI também parecia emocionado em beatificar o seu antecessor, com quem ele trabalhou durante 23 anos. "Passaram-se já seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta praça para celebrar o funeral do papa João Paulo II. Já naquele tempo, sentíamos pairar o perfume da sua santidade", afirmou o papa em sua homilia. "Ele abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e econômicos, invertendo com a força de um gigante, uma tendência que podia parecer irreversível", acrescentou.

SANTO 
Beato pode ser canonizado em anos
O papa João Paulo II pode ser canonizado "dentro de alguns anos", declarou o número dois do Vaticano, o cardeal Tarciso Bertone.

"Basta um milagre cientificamente provado e considerado como tal, (uma cura) vista como inexplicável do ponto de vista científico pela comissão médica, pela comissão teológica, assim como pelos cardeais e bispos membros da Congregação para a Causa dos Santos", afirmou o cardeal.

Durante a manhã, depois da declaração de beatificação pronunciada em polonês por Bento XVI, muitas pessoas presentes à Praça São Pedro clamaram "Santo Subito" (Santo Já), como fizeram há seis anos, durante o seu funeral.

A beatificação de João Paulo II foi realizada em tempo recorde. Geralmente, o processo começa cinco anos após a morte do candidato.

João Paulo foi beatificado no dia em que a Igreja celebra o Dia da Divina Misericórdia, que neste ano caiu no 1º de maio, coincidindo com o Dia do Trabalho, o que para muitos é uma feliz coincidência, já que o papa foi operário metalúrgico.

CONVIDADOS 
Plateia de missa causa polêmica
Pelo menos dois convidados especiais que compareceram à beatificação de João Paulo II causaram polêmica.

Primeiro, o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, que está no poder desde 1980 (primeiro como primeiro-ministro, depois como presidente) e é acusado de diversas violações de direitos humanos no país. Ele está banido de visitar países da União Europeia, mas a Itália permitiu que ele pousasse em seu solo porque ele está a convite do Vaticano, que é uma cidade-Estado soberana e não faz parte do bloco de países europeus.

A outra saia justa foi a presença do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que anda às voltas de acusações de corrupção de menor em orgias particulares.

O Brasil foi representado pelo vice-presidente Michel Temer, pelo deputado Gabriel Chalita (PSB-SP) e o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco.

Temer elogiou a "liderança suave e extraordinária" de João Paulo II. Depois da missa, o vice-presidente, que comungou na missa e cumprimentou Bento XVI, afirmou que a cerimônia foi "emocionante".
Fonte Diário do Nordeste

Motoristas e cobradores atrasam saída de ônibus em Salvador

Categoria fará assembleias a semana todo para discutir reajuste


Do R7, com Rádio Sociedade
Cerca de 21 empresas de ônibus que circulam em Salvador (BA) atrasaram a saída das garagens na manhã desta segunda-feira (2). Segundo o tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira, o atraso ocorreu para que diretores da categoria realizassem assembleias nas garagens das empresas sobre campanha salarial deste ano. 

De acordo com sindicato, a paralisação será feita durante toda semana, mudando as empresas a cada dia. Os rodoviários reivindicam 18% de reajuste salarial, pagamento de tickets alimentação e folga aos finais de semana.

A paralisação começou às 4h e terminaria por volta das 8h, de acordo com representantes da categoria