sábado, 22 de janeiro de 2011

Rádios comunitárias e governo juntos por melhorias

Governo pode rever limites de potência e altura de antenas de rádios comunitárias

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cézar Alvarez, se reuniu hoje de manhã (22) com representantes da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) para discutir reivindicações do setor. Alvarez tomou conhecimento das principais questões levantadas no 7º Congresso Nacional da Abraço, que ocorreu esta semana em Brasília.

Foi a primeira vez em 14 anos que o governo federal estabeleceu um canal de diálogo com a associação e o tom foi de conciliação. “Há uma determinação expressa da presidenta Dilma Rousseff ao ministro [do Planejamento] Paulo Bernardo no sentido de trabalhar a relação com rádios comunitárias - com a Abraço em particular como uma das maiores [entidades representativas] do setor - dentro de uma qualificação da radiodifusão como um todo”, disse Alvarez.

O secretário garantiu que as rádios comunitárias terão espaço no Ministério das Comunicações, mas não definiu nada sobre a criação de uma subsecretaria para atender o setor. A proposta de criação de uma subsecretaria foi aprovada na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em dezembro de 2009.

Apesar da indefinição quanto à subsecretaria, Alvarez garantiu que os radiodifusores comunitários terão espaço na elaboração do marco regulatório da comunicação. “Ele ainda está em fase de estudo no Executivo e ainda tem muitas etapas de debate com a sociedade e com o Legislativo antes de ser implementado”.

Uma das principais reivindicações que surgiram durante a reunião é o tratamento diferenciado da potência e da altura das antenas das rádios comunitárias, atendendo a variações urbanísticas e de relevo das cidades. Segundo a Lei da Radiodifusão Comunitária, a potência das rádios é limitada em 25 watts e a antena não pode superar 30 metros de altura. A Abraço pede uma potência dez vezes maior. Alvarez admitiu que a questão pode ser discutida. “Temos que trabalhar com essa questão da diversidade social e regional do Brasil”, afirmou.

Os representantes da Abraço também cobraram medidas para que a verba de publicidade do governo também seja distribuída às rádios. O representante do ministério disse não ter uma posição sobre o assunto, mas prometeu estudá-lo.

Entre as reivindicações estão ainda a discriminalização das rádios comunitárias, o fim das ações de agentes de fiscalização e policiais nas emissoras e anistia de multas e, também, para quem foi condenado por botar no ar uma rádio sem amparo legal. “No Rio de Janeiro, é preciso deixar de tratar as rádios comunitárias em favelas como se estivessem a serviço dos traficantes”, disse o delegado fluminense Adel Moura.

O secretário executivo do ministério pediu que as denúncias sejam relatadas com documentação completa para averiguação de responsabilidades. Uma nova reunião com os radiodifusores comunitários deve acontecer em 30 dias.
Edição: Vinicius Doria

Dilma indica ministro para cargo na ONU

Dilma indica ministro que implantou Fome Zero para cargo na ONU

 Agência Brasil
O ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome José Graziano da Silva, 51 anos, foi indicado oficialmente pela presidente Dilma Rousseff como representante brasileiro na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A eleição ocorrerá na próxima conferência da FAO, no período de 25 de julho a 2 de julho, em Roma, na Itália. Se eleito, Graziano exercerá um mandato de 2012 a 2015.


Agrônomo e professor universitário, Graziano foi o encarregado, no governo anterior, de implantar o Programa Fome Zero, que pretendia ser o principal projeto de transferência de renda no Brasil. O Fome Zero é uma referência internacional de transferência de renda, segurança alimentar e redução da pobreza.


Em novembro do ano passado, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a intenção de indicar Graziano para o posto. A presidente Dilma Rousseff determinou o encaminhamento da indicação. O governo brasileiro informou que o nome de Graziano preenche os requisitos fundamentais para desempenhar a função, como credenciais acadêmicas sólidas, o fato de ter sido ministro extraordinário para Segurança Alimentar e Combate à Fome, encarregado de implantar o programa Fome Zero e de ter ocupado a direção do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe.

Colisão no ar Urubu X Avião

Piloto fica ferido após colisão com urubu durante voo em São Paulo


O piloto de uma aeronave de pequeno porte e um passageiro ficaram feridos após o monomotor em que estavam colidir com um urubu depois de decolar do Aeroporto Campo de Marte, Zona Norte da capital paulista, neste sábado, segundo informações da Infraero e do Corpo de Bombeiros.

A aeronave, que seguia em direção a Ubatuba, estava em voo quando a ave bateu em seu vidro dianteiro e entrou na cabine.
Mesmo ferido por estilhaços do vidro, o piloto conseguiu manobrar o avião de volta ao Aeroporto Campo de Marte, onde pousou.

Equipes da Polícia Militar prestaram os primeiros socorros. Segundo a corporação, as vítimas estavam conscientes e não corriam risco de morte. Elas foram levadas para o Pronto Socorro Samaritano.
 Com Portal Terra

Silvio Santos poderá vender o panamericano

Bradesco e Citibank têm interesse em PanAmericano


Portal Terra 

Executivos que participam das negociações para a compra do banco PanAmericano, que pertence ao grupo Silvio Santos, manifestaram ao empresário e comunicador que o Bradesco e o Citibank têm interesse na compra da instituição financeira. As informações são do jornal Folha de S.Paulo deste sábado.

O PanAmericano foi protagonista de um escândalo no final do ano passado por causa de um rombo de R$ 2,5 bilhões. O valor foi coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito, entidade privada que recebe recursos dos bancos, para evitar a falência. O incidente é investigado pela Polícia Federal. 

O interesse do Bradesco e Citibank está nos 2,5 milhões de clientes, nos 52 mil pontos de venda e na sociedade com a Caixa Econômica Federal, que comprou mais de 35% do PanAmericano pouco antes do escândalo vir à tona.


Rivaldo novo camisa 10 do São Paulo

Rivaldo acerta com o São Paulo e será o novo camisa 10
Murillo Henrique Machado
FUTNET

Rivaldo de 38 anos é o mais novo contratado do Tricolor Paulista, de acordo com o jornalista da ESPN André Pinhal, o meio-campo acertou com o São paulo e irá assinar contrato ainda nesta semana.

Rivaldo voltou ao Brasil para presidir o Mogi Mirim, clube do interior Paulista, onde se revelou para o futebol. Já como presidente do Mogi Rivaldo seria jogador do time no Campeonato Paulista 2011, mais como sua transferência ainda não apareceu no Boletim Informativo Diário o atleta ficou sem jogar o primeiro jogo. Conhecidência ou não, o primeiro jogo do Mogi foi contra o São Paulo, depois do jogo Rivaldo desceu até os vestíarios para falar com seu amigo de Seleção Brasileira, Rogério Ceni.

De lá em diante Rivaldo e Rogério conversaram sobre uma possivel vinda do meia para o São Paulo, a diretoria tricolor agarrou com unhas e dentes essa idéia do Rogério e vem acertando com Rivaldo. Agora já esta tudo certo, só falta o meia de 38 anos assinar o contrato para vestir a camisa tricolor em 2011.

Nos últimos dias o boato que Rivaldo poderia vir para o São Paulo vazou, e a ESPN apurou que ambos fecharam o acordo e está tudo acertado. Para os torcedores são paulinos é uma honra ter Rivaldo vestindo a camisa 10 da sua equipe, Rivaldo que já passou por Corinthians e Palmeiras vem agora jogar para o São Paulo.

França na mira de Bin Laden

Terrorista condiciona libertação de reféns à retirada das tropas do Afeganistão

Divulgação/AFP
O terrorista Osama bin Laden, líder da Al Qaeda
Osama bin Laden

O líder da organização terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, condicionou a libertação de dois reféns franceses à retirada das tropas da França do Afeganistão, em uma gravação de áudio divulgada nesta sexta-feira pelo canal árabe Al-Jazeera. Contudo, Paris já reagiu, dizendo que não pretende ceder à pressão e deve manter os seus soldados no país. Os jornalistas franceses e três acompanhantes afegãos foram sequestrados no dia 30 de dezembro de 2009, a 60 quilômetros ao leste de Cabul, na instável e montanhosa província de Kapisa. 
"Repetimos a mesma mensagem a vocês: a libertação de seus prisioneiros nas mãos de nossos irmãos está relacionada com a retirada de seus soldados de nosso país", declara a voz atribuída ao terrorista. "A recusa de seu presidente de deixar o Afeganistão é o resultado da obediência dele aos Estados Unidos e esta recusa é uma luz verde para matar vossos prisioneiros. Mas não faremos em um momento que seja conveniente a ele", completou.
Na mesma gravação, ele ainda advertiu o presidente Nicolas Sarkozy que sua posição "custará caro para ele e custará caro a vocês (os franceses) em diferentes frentes, dentro e fora da França". Como em todas as suas mensagens, não é possível identificar a data nem o local da gravação, apesar de a Otan ter recebido informações de que ele esteja escondido no Paquistão.
Reação - O governo francês já disse, no entanto, que não pretende retirar suas tropas do Afeganistão, apesar das ameaças. "Estamos determinados a continuar nossa ação em favor do povo afegão, ao lado de nossos aliados", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Bernard Valero, antes de afirmar que autenticidade da gravação ainda estava sendo verificada.
De tempos em tempos, Laden aparece com um novo discurso, sempre em tons de ameaça. Mas em sua última aparição em um vídeo divulgado na internet, em outubro passado, ele tentou assumir uma postura ecologicamente correta e alertou o mundo sobre as ameaças do aquecimento global.
(Com agência France-Presse)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Próximas 48 horas serão decisivas para humorista, dizem médicos

Família se diz triste com rumores sobre morte de Shaolin

Do R7
Reprodução/TV RecordReprodução/TV Record
Humorista Shaolin está em coma induzido na UTI do Hospital das Clínicas, na zona oeste de São Paulo

A mulher do humorista Shaolin, Maria Laudicéia dos Santos, disse ao R7 nesta sexta-feira (21) estar triste com boatos veiculados na internet e em meios de comunicação sobre o estado de saúde do seu marido.

– A mãe dele [Shaolin] ficou muito assustada. Chegou para ela uma informação muito ruim.

A mãe de Shaolin está em Campina Grande (PB), onde aconteceu o acidente que o deixou em estado grave. Maria reclama que existem jornalistas que torcem pelo pior para ter mais audiência.

Por volta das 20h, Maria saía do Hospital das Clínicas, na zona oeste de São Paulo, onde o marido recebe tratamento. O irmão de Maria e um assessor de Shaolin também estão em São Paulo. Eles não tiveram oportunidade de ver o humorista hoje, mas segundo Maria a evolução do estado de saúde de Shaolin é "progressivamente boa".

Coma induzido
Para os médicos que atendem o humorista Shaolin, as próximas 48 horas deverão ser decisivas na recuperação do artista. Nesse período, ele deve permanecer em coma induzido para preservar suas funções cerebrais. A sedação só deve diminuir nas próximas 48 ou 72 duas horas. Os médicos consideram os cinco primeiros dias após o acidente, o período mais crítico na recuperação da vítima.

Até o final da tarde desta sexta-feira, Shaolin deve passar por uma série de exames. Também está prevista uma cirurgia para o monitoramento da pressão craniana, com instalação de um cateter.

O comediante da TV Record deu entrada no pronto-socorro do HC, na madrugada desta sexta-feira, após ter passado por cirurgias em um hospital da Paraíba para conter um traumatismo craniano e uma fratura exposta no membro superior esquerdo. Em São Paulo, ele foi submetido a novos exames de imagem: tomografias de crânio, coluna cervical, tórax, abdômen e ombro esquerdo.

Transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ele está sob cuidados de uma equipe multidisciplinar, com médicos especializados em cirurgia de trauma, neurocirurgia, ortopedia e medicina intensiva.

SP: chuva causa alagamentos

Queda de árvores e falta de luz

Temporal derrubou árvore na avenida Oscar Americano, em São Paulo. Foto: Rahel Patrasso/Futura Press
Árvore caiu na avenida Oscar Americano, na altura do túnel 
Jânio Quadros, após forte chuva em São Paulo
Foto: Rahel Patrasso/Futura Press

Fortes chuvas voltaram a atingir São Paulo na tarde desta sexta-feira, causando alagamentos, queda de árvores e até mesmo a falta de luz em alguns pontos da capital paulista. Todas as regiões foram colocadas em estado de atenção, do qual só saíram após aproximadamente duas horas.
Entre ocorrências por conta da chuva, foi registrada a queda de mais de 20 árvores. Na rua Paes Leme com a marginal Pinheiros e na rua Gaspar Moreira com a avenida Afrânio Peixoto dois veículos foram atingidos, um deles da CET.

Segundo informações da AES Eletropaulo, algumas regiões do bairro de Pinheiros sofreram queda na energia elétrica por volta das 14h30 desta sexta. O fornecimento de energia foi restabelecido no início da noite em pontos prejudicados por ocorrências pontuais. Em locais onde o serviço foi prejudicado por queda de árvore, a empresa afirmou que trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros para realizar os reparos necessários.       Redação Terra

Bola e 3 policiais são indiciados

Em caso semelhante ao de Eliza

Ex-policial presta depoimento no Tribunal do Júri de Contagem. Foto: Ney Rubens/Especial para Terra
Bola foi indiciado, com mais três policiais,
por suposto envolvimento em crime semelhante ao de Eliza 
Foto: Ney Rubens/Especial para Terra
Ney Rubens Direto de Belo Horizonte

A Corregedoria de Polícia Civil em Minas Gerais indiciou o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola, e outros três policiais civis ex-integrantes do Grupo de Resposta Especial (GRE) da corporação mineira pelos crimes de peculato, sequestro e cárcere privado.
O documento, assinado pelos delegados Alexandre França Campbell Penna e Luiz Fernando da Silva Leitão e entregue à Justiça na última semana, afirma que o grupo teria executado dois homens abordados na região metropolitana de Belo Horizonte.
As vítimas, identificadas como Paulo César e Marildo Dias, teriam sido mortas da mesma forma que a ex-amante do goleiro Bruno, Eliza Samudio. Segundo o relatório, eles teriam sido estrangulados com um torniquete e depois esquartejados, sendo os corpos jogados para cães criados por Bola e queimados em uma montanha de pneus.
Dentre as provas apresentadas, está o cruzamento de ligações telefônicas que acusou a presença dos quatro indiciados na mesma região e horário do crime, além de testemunhas que teriam reconhecido os acusados e os veículos que utilizaram no dia em que sequestraram as vítimas, incluindo duas viaturas do GRE.
O crime teria acontecido em um sítio às margens da BR-040 na cidade de Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, local alugado por Bola, onde foi construído um centro de treinamento utlizado por alguns integrantes do GRE.
De acordo com o relatório, apesar das provas testemunhais e objetivas indicarem que houve o crime, os suspeitos não foram indiciados por homicídio, uma vez que os corpos não foram encontrados, ao contrário do que aconteceu com oito réus acusados pela morte de Eliza.
O relatório segue para análise no Ministério Público, que decide se oferece denúncia contra os acusados.      Redação Terra

Crianças e jovens vítimas de catástrofes teram prioridade

Dilma cria grupo de trabalho para regulamentar atendimento a crianças vítimas de catástrofes

Agência Brasil
Brasília – Em reunião hoje (21) com ministras de três pastas, a presidenta Dilma Rousseff instituiu um grupo de trabalho interministerial para criar normas e regulamentar o atendimento a crianças e adolescentes atingidos por desastres naturais e catástrofes, como a que ocorreu no Rio de Janeiro na semana passada.
A informação é da ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que participou da reunião com a presidenta ao lado das ministras da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, e de Políticas de Proteção da Igualdade Racial, Luiza Barros.
“Nosso objetivo é criar normas para a atenção especializada a crianças e adolescentes em situações de catástrofes ambientais e outras formas catástrofes. Vamos produzir um ordenamento, um protocolo de como atender emergencialmente crianças e adolescentes, preservando os diretos”, explicou Maria do Rosário.

 

A ministra exemplificou que uma das medidas que deverá ser sugerida pelo grupo interministerial já está sendo posta em prática na serra fluminense. A guarda da criança afastado dos reponsáveis legais está sendo transferida rapidamente para um adulto da própria família.
A primeira reunião do grupo de trabalho, formado por sete ministérios, ocorrerá ainda hoje com integrantes de pasta como Direitos Humanos, Saúde, Educação, Casa Civil e Justiça, entre outros.

BBB11 Baiano Diogo é o sabotador da semana

O sabotador é uma nova função do programa e tem como objetivo atrapalhar determinada tarefa do grupo

Fonte:  O POVO Online

A tarefa do participante será trancar uma das despensas, da casa ou do Lado B (Divulgação/TV Globo)  
A tarefa do participante será 
 trancar uma das despensas, da casa ou do Lado B 
(Divulgação/TV Globo)

O baiano Diogo foi o escolhido da semana pelo público para o cargo de Sabotador do programa. O brother foi informado na tarde desta quarta-feira, 19.


A tarefa do participante será trancar uma das despensas, da casa ou do Lado B. Caso consiga realizar a atividade sem ser descoberto, Diogo ganha R$ 10 mil.


O sabotador é uma nova função do programa e tem como objetivo atrapalhar determinada tarefa do grupo. A escolha de quem desempenha a função é do público. Se o eleito não for descoberto pelos colegas ganha um prêmio em dinheiro.


O primeiro escolhido para a função foi Rodrigão, cuja missão era fazer sua equipe perder a prova da comida. Ele conseguiu cumpri-la, pois seu time perdeu, apesar de não ter feito nada para atrapalhar os colegas de equipe.

Fórum Social Mundial confirma Lula como principal estrela

Organizadores confirmam Lula como principal estrela do Fórum Social Mundial

A viagem para Dacar, onde ocorrerá o evento, seria ainda sua primeira viagem ao exterior como ex-presidente


Jamil Chade, de O Estado de S.Paulo GENEBRA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai voltar a viajar. Isso é pelo menos o que anunciam os organizadores do Fórum Social Mundial que, neste ano, será realizado em fevereiro em Dacar, capital do Senegal. Lula é apresentado como a principal estrela das comemorações do décimo aniversário do Forum Social Mundial, evento que nos últimos anos passou a ser conhecido como o encontro do movimento antiglobalização e de questionamento do sistema internacional. A viagem de Lula ao Senegal seria ainda sua primeira viagem ao exterior como ex-presidente. 
estadao.com.br não obteve, no entanto, uma confirmação da viagem por parte do ex-presidente. 

No início de seu mandato como presidente, há oito anos, Lula decidiu viajar tanto para o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, quanto ao Forum Social, naquele momento realizado em Porto Alegre. Com o passar dos anos, Davos o adotou como uma forma de argumento para aqueles que criticavam a entidade por convidar apenas a elite mundial e deixar a visão dos emergentes de fora.

Político quer mais aposentadoria

Alvaro Dias agora quer aposentadoria retroativa


AE - Agência Estado
Dono de uma das vozes mais contundentes da oposição durante os oito anos da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no que dizia respeito aos gastos públicos, o senador Alvaro Dias (PSDB) pretende receber do Estado do Paraná valores retroativos de aposentadoria por ter sido governador entre 1987 e 1991. O incremento, se obtido, pode acrescentar cerca de R$ 1,6 milhão (13 salários anuais) ao seu patrimônio de R$ 1,9 milhão, conforme declarado à Justiça Eleitoral em 2006.

A aposentadoria como ex-governador lhe rende R$ 24,8 mil ao mês desde outubro do ano passado. No Senado, Dias recebe R$ 26,7 mil. De acordo com o governo do Paraná, a solicitação de valores retroativos relativos aos últimos cinco anos feita pelo senador deve ser analisada pela Procuradoria-Geral do Estado. O senador foi procurado ontem, mas não foi localizado.

Neymar brilha no momento certo

Na vitória da Seleção sub-20

Mobile - Neymar fez o terceiro da Seleção (Crédito: Reuters)  
Neymar fez o terceiro da Seleção (Crédito: Reuters)
LANCEPRESS!
Publicada em 21/01/2011 às 02:18

A Seleção sub-20 sofreu mais que o esperado, mas conseguiu bater a Colômbia por 3 a 1, nesta quinta-feira, e chegou à segunda vitória no Sul-Americano da categoria, em partida disputada na cidade peruana de Tacna. Muito marcado, o atacante Neymar esteve longe de repetir a bela atuação na estreia da equipe, mas teve sua importância ao marcar o terceiro gol da equipe, em um momento em que o adversário pressionava muito.

Diretamente das arquibancadas, onde acompanhou o jogo por ter sido expulso na estreia, o técnico Ney Franco não deve ter gostado do que viu nos instantes iniciais - muita marcação dos colombianos e pouco espaço para a Seleção jogar.

SiSU mais de um milhão de candidatos se inscreveram

Lista com os nomes aprovados sai na próxima segunda-feira, 24

iG São Paulo
Mais de um milhão de candidatos se inscreveram para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de acordo com o balanço final divulgado pelo Ministério da Educação na noite desta quinta-feira. Segundo os dados do MEC, 1.080.194 de estudantes registraram 2.020.157 de inscrições até as 23h59 de ontem, horário previsto para o encerramento do prazo. Nesta edição do SiSU, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.


Resultados
O resultado com a lista de aprovados na primeira chamada será divulgado nesta segunda-feira, 24, e estará disponível para consulta no site do Sisu e pela Central de Atendimento do MEC, (0800-616161).
Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. A documentação necessária para realização da matrícula pode ser consultada no boletim individual de desempenho do estudante, disponível por meio do acesso ao sistema, ou junto à própria instituição.
Uma segunda chamada será feita no dia 4 de fevereiro, caso ainda existam vagas disponíveis. Os estudantes selecionados na primeira chamada em sua primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores, assim como aqueles que não fizeram a matrícula.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

UTI Aérea transporta Shaolin para São paulo

Acompanhado da equipe médica e da sua esposa


Shaolin vem na UTI aérea acompanhado da equipe médica e da 
sua esposa Laudicéia Veloso. A decolagem aconteçeu as 22h15 e a chegada ao aeroporto 
de Guarulhos, em São Paulo está prevista para as 2h da madrugada desta sexta feira.

A equipe médica é formada por dois enfermeiros, um neurocirurgião, um ortopedista, um intensivista e dois enfermeiros, além da esposa do humorista Shaolin, Laudicéia Veloso.

O tumulto de jornalistas e curiosos foi intenso na frente da unidade hospitalar. E no aeroporto uma multidão de fãs aguardavam a chegada do humorista e faziam corrente de oração para Shaolin.

Shaolin vai para o Hospital das Clínicas em São Paulo e será atendido, segundo informações do ex-governador Cássio Cunha Lima, um dos melhores neuros do País, o médico Milbert Scaff.

As informações foram passadas pelo assessor do humorista, Alessandro Bonfim.

PB agora 

Arma de combate ao terrorismo é apreendida na Bahia


Uma arma capaz de disparar até 1,6 mil tiros por minuto e de uso exclusivo no combate a ações terroristas, especialmente no resgate de aeronaves, foi apreendida por investigadores da Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da 8ª Coordenação de Polícia do Interior (Coorpin), na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20) pela Polícia Civil.
André Zoel Pedrosa Rocha, proprietário do artefato, e Alenilson Jesus Almeida, que estaria intermediando a venda junto a traficantes da cidade, foram presos.

Arma muito rara que sequer é utilizada pelas Forças Armadas Brasileiras (FAB), a submetralhadora Mac-11, de fabricação americana, estaria sendo negociada por R$ 8 mil com o traficante Ofagner de Jesus Cardoso, conhecido como Nininho. Ele negou ter feito a encomenda, mas admitiu que o artefato lhe havia sido oferecido.

A denúncia de que uma arma de grosso calibre seria entregue em Teixeira de Freitas levou o delegado titular José Alves Bezerra Junior a montar uma equipe com agentes da DTE e da 8ª Coorpin para apurar o fato. Além de chegar aos responsáveis pela venda, os policiais descobriram que a submetralhadora seria utilizada por uma quadrilha de traficantes para conquistar novos territórios para o comércio de drogas, liquidando quadrilhas rivais da região de Teixeira de Freitas.

"Após ser periciada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), a arma apreendida será encaminhada à Vara Criminal de Teixeira de Freitas que a submeterá ao Comando do Exército para destruição", afirmou Bezerra Junior.

Redação Terra

SP: delegado acusado de agredir cadeirante é afastado



O titular do 6º Distrito de São José dos Campos, delegado Damásio Marino, foi afastado nesta quinta-feira das funções pelo secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto. Damásio é acusado de agredir um advogado cadeirante durante uma briga por uma vaga de estacionamento reservada para portadores de deficiência física em São José dos Campos. A agressão teria ocorrido na tarde da última segunda-feira, em frente ao fórum do município.

Por determinação da secretaria, a Corregedoria da Polícia Civil instaurou um procedimento administrativo para apurar a responsabilidade funcional do delegado na agressão. Desde a última terça-feira, a corregedoria já havia instaurado também um inquérito policial para apurar a denúncia de crime de lesão corporal dolosa.

Conforme a denúncia, o delegado retornava ao seu veículo particular quando foi abordado pelo advogado Anatole Magalhães Macedo Morandini, que reclamou do uso da vaga especial. "E aí iniciou-se uma discussão, que veio a culminar com uma agressão por parte do senhor Damasio no cadeirante", afirmou o delegado Antônio Álvaro Sá de Toledo, delegado da 1º Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil, responsável pelas regiões do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo.

"O cadeirante alega que ele (o delegado) saiu do veículo empunhando uma pistola e teria agredido ele a golpes de coronhadas, no olho e na boca. Foi requisitado exame de corpo de delito, ele foi submetido, então o laudo vai esclarecer definitivamente", afirmou Álvaro.


O prazo para conclusão do inquérito é de 30 dias. Caso fique comprovado o abuso do delegado, ele estará sujeito a sanções e pode ser expulso da Polícia Civil. A reportagem não conseguiu localizar a defesa do delegado para comentar as acusações. Segundo o Jornal Hoje, ele negou ter sacado a pistola e disse que reagiu a uma cusparada.

Shaolin estado de saúde é grave

Comediante Shaolin permanece internado em estado grave

Shaolin tem 39 anos. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O acidente   Shaolin sofreu um acidente às 23h38 pelo horário local (0h38 em Brasília) de terça-feira (18) em Campina Grande, na Paraíba. Segundo informações do Hospital Regional da cidade, o artista deu entrada na unidade à 0h15 de quarta-feira (19) com traumatismo craniano.

Cerca de uma hora depois dos primeiros atendimentos, Shaolin foi transferido para o Hospital Antonio Targino, e passou por uma cirurgia que durou cerca de três horas, terminando pouco antes das 4h. Vários médicos, entre eles dois ortopedistas e um especialista vascular, integravam a equipe que fazia a cirurgia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente envolveu um caminhão que estava vazio e o carro conduzido por Shaolin, que seguiam pela mesma via (BR-230), porém em sentidos opostos. Na altura do km 163, os veículos teriam se chocado lateralmente. O motorista do caminhão teria fugido, segundo a polícia, mas já foi identificado. O humorista estaria sozinho no automóvel, que ficou bastante danificado.

Só no Brasil, pode aconteçer isso

Aposentadoria vitalícia é concedida para 69 ex-governadores

 Jornal da Band  pauta@band.com.br

As leis que garantem aposentadoria a ex-governadores de estado estão provocado polêmica. Mesmo quem ficou no cargo por apenas alguns dias tem direito ao benefício pelo resto da vida. Um privilégio bem distante da grande maioria dos brasileiros.

Para ter o benefício integral, o trabalhador precisa de pelos menos 35 anos de contribuição. E ganha, no máximo, R$ 3.200 de aposentadoria por mês. Condições bem diferentes de muitos ex-governadores, já que 69 deles recebem pensão vitalícia e sem pagar a previdência.

No Mato Grosso, por exemplo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Bosaipo, ficou apenas dez dias como governador e se aposentou com salário integral. O mesmo ocorreu com Moisés Feltrin que esteve no cargo por 33 dias. Os dois vão receber por toda a vida, R$ 15 mil por mês.

A Ordem dos Advogados do Brasil vai entrar com ações no supremo tribunal federal contra a concessão de pensões a ex-governadores. A OAB se baseia na constituição que acabou com o benefício para ex-presidentes, o que deve ser estendido ao executivo estadual.

De acordo com o cientista político Antônio Flávio, a pensão é legal mas não é bem vista pela sociedade.

SP passageiros X velocidade

Passageiros poderão acompanhar a velocidade dos ônibus em São Paulo

Do Metro  pauta@band.com.br

Passageiros de ônibus na capital poderão acompanhar, de dentro dos veículos, a velocidade com que estão trafegando. Segundo portaria do secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, publicada no “Diário Oficial” de quinta-feira, toda a frota de ônibus de São Paulo terá de contar com os terminais em um prazo máximo de dois anos (ou seja, até 2013).

De acordo com o texto no “DO”, em uma primeira etapa, os aparelhos serão instalados nos ônibus novos, que passam a circular no lugar daqueles que completam dez anos de vida útil.
O modelo dos monitores que irão indicar a velocidade terá que ser aprovado pela SPTrans.

A portaria prevê ainda que os custos de compra e instalação dos painéis serão das empresas que operam ônibus na cidade. Aquelas que não cumprirem a instalação no prazo determinado pela prefeitura terão de pagar multa de R$ 180. Em caso de reincidência, o valor subirá para R$ 360.
 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

'BBB 11': segredos revelados

'BBB 11': segredos e romance agitam a casa

Talula e Rodrigo flertam durante o primeiro paredão. Foto: TV Globo/Divulgação
Talula e Rodrigo finalmente se beijaram
 Foto: TV Globo/Divulgação

O programa da noite desta quarta-feira (19) começou lembrando a eliminação da transexual Ariadna na noite anterior, com imagens da sister saindo do show e contando aos brothers, sorridente, que sobre sua sexualidade. Enquanto ela se encontrava com sua família, Lucival e Janaina choraram, sozinhos, por permanecer no programa.

O segredo de Ariadna foi o tema de diversas conversas ao longo da noite. Igor comentou que jamais imaginou que ela fosse transexual e Natalia questionou se a sister foi eliminada por preconceito do público.

Daniel e Lucival apareceram como tricoteiros, uma vez que em diversos momentos ao longo do confinamento se reuniram para trocar impressões sobre os brothers e os acontecimentos do reality show. Diana perguntou a Janaina e Daniel se eles sabem qual é o seu segredo e confidenciou gostar mais de meninas do que de meninos. "Acho o Rodrigo gostoso, mas é porque nenhuma mulher aqui dentro chamou minha atenção", frisou.

Depois de flertarem durante vários dias, o romance de Talula e Rodrigo finalmente engrenou e eles trocaram beijos ardentes embaixo do edredom durante a madrugada.

Shaolin ainda em coma

Ainda em coma, Shaolin será transferido para São Paulo

  Humorista Shaolin ainda corre risco de morte    
 Humorista Shaolin ainda corre risco de morte

Da Redação Foto: Divulgação  entretenimento@eband.com.br

O humorista Francisco Jozenilton Veloso, de 39 anos, conhecido como Shaolin, será transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta quinta-feira, dia 20. Shaolin sofreu um acidente de carro e está internado em estado grave no hospital Antonio Targino, em Campina Grande (PB).

O médico Luciano Holanda afirmou que tanto a equipe que atende o humorista quanto a família dele optaram pela transferência. A principal preocupação do médico é com o braço esquerdo do humorista, que ainda corre o risco de ser amputado.

Por causa do traumatismo craniano, Shaolin foi operado, coágulo que havia no cérebro foi drenado e o comediante induzido ao coma.

Um exame apontou que não há mais hematoma no cérebro, mas ele ainda corre risco de morte e respira com a ajuda de aparelhos.

O acidente com Shaolin ocorreu por volta da 0h30 de hoje. O comediante capotou o veículo depois de bater contra um caminhão na BR-230, em Campina Grande (135 km de João Pessoa). O motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro e ainda não se apresentou na delegacia.

Shaolin faz parte do programa "Tudo é Possível", da TV Record. Ele já fez participações em outros programas de TV como o "Show do Tom", "Domingão do Faustão" e "A Praça É Nossa".
Redatora: Joana Dantas

Situação de crianças e adolescentes é fonte de preocupação no Rio

Criado comitê para proteger menores vítimas das chuvas no RJ

18.01 - Nova Friburgo/RJ:  Criança faz nebulização no hospital de campanha instalado pelas Forçar Armadas. Foto: EFE
Foto: EFE

Os governos federal e do Estado do Rio de Janeiro criaram, em Teresópolis (RJ), o Comitê Emergencial de Proteção à Criança e ao Adolescente, para dar segurança e prestar atendimento às milhares de crianças e adolescentes vitimadas pelas chuvas que atingiram região serrana fluminense na semana passada.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ela visitou Teresópolis para verificar pessoalmente as condições em que estão vivendo crianças e adolescentes nos diversos abrigos improvisados na cidade.

Rosário garantiu que, em Teresópolis, "todas as 2.892 crianças abrigadas na cidade já recebem assistência de pelo menos um responsável legal de sua própria família". Ela informou, ainda, que serão criados comitês emergenciais também em Nova Friburgo e Petrópolis, para garantir que todas as crianças abrigadas sejam assistidas dentro do que reza as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Isto significa que as crianças não fiquem abrigadas no mesmo espaço dos adultos, salvo nos casos em que esse adulto seja o pai ou a mãe, ou ainda um parente próximo. A criança tem que ficar protegida por quem é o seu responsável legal", afirmou Maria do Rosário. Caso sejam encontrados, em outros municípios, menores sem parentes que possam assumir a responsabilidade legal, a ministra disse que serão providenciados alojamentos separados dos adultos, "um abrigo só para crianças sob a tutela do Estado".

O secretário estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves, explicou que o Comitê Emergencial de Proteção à Criança e ao Adolescente é integrado por cinco instituições: Poder Judiciário, Ministério Público, governos federal e estadual e prefeituras.
Foi criado, ainda, o SOS Criança Desaparecida, que vai concentrar as informações das diversas cidades atingidas pela tragédia das chuvas sobre crianças desaparecidas ou separadas dos pais.

O juiz José Ricardo, da Vara de Família de Teresópolis, garantiu que não há adoções ilegais de crianças órfãs na região serrana do Rio. Denúncias nesse sentido chegaram à Justiça e ao governo federal e motivaram a visita da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos à região. O juiz disse que desconhece a existência dessas denúncias. "Denúncias de adoção irregular de crianças ou de que estaria havendo maus tratos são levianas e mentirosas e têm total descompromisso com a verdade. Nós desconhecemos qualquer denuncia formal neste sentido", assegurou o magistrado.

Redação Terra

Governo quer lei para evitar novos deslizamentos

Governo quer nova lei de ocupação do solo para evitar deslizamentos

14.01 - Nova Friburgo/RJ:  região foi atingida por deslizamentos de terra. Foto: Vanderlei Almeida/AFP  
Foto: Vanderlei Almeida/AFP     
Luciana Cobucci  Direto de Brasília


O governo federal quer tornar mais rígidas as normas de ocupação e uso do solo para tentar evitar tragédias causadas por desastres naturais, como as enchentes e deslizamentos de terra que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo vice-presidente, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em reunião nesta quarta-feira.

Segundo o vice-presidente, a principal ideia é impedir a ocupação irregular, principalmente junto às encostas, e tornar mais rígidos os planos de ordenamento territorial dos municípios brasileiros. "Atualmente, os municípios com até 20 mil habitantes não têm a obrigatoriedade de ter esse plano. Quando o município atinge 20 mil e um habitantes, nada é feito. Isso precisa ser mudado", disse Temer.

O ministro da Justiça disse que o Estatuto das Cidades, um conjunto de leis que ordena a ocupação do território nos municípios brasileiros, é raramente cumprido. "Nem sempre essa lei sai do papel. Não vamos rever o estatuto, mas vamos focar nas áreas de risco, dar prioridade às ações preventivas e fechar as portas para situações de ocupação irregular de áreas de risco", afirmou.

Um dos pontos abordados na reunião, segundo Temer, é a possível punição dos prefeitos de municípios que não cumprirem a lei de ocupação do solo. "Uma sanção, por exemplo, seria reduzir o repasse do Fundo de Participação dos Municípios em face de uma eventual irresponsabilidade. Mas achamos que ao apenar o prefeito, os moradores do município não podem ser prejudicados. 
Pensamos numa sanção premial: quem cumprir a lei, terá mais auxílio da União", afirmou.

Michel Temer e José Eduardo Cardozo prometeram soluções em "curtíssimo espaço de tempo", e afirmaram que já há reuniões marcadas para apresentar as ideias à presidente Dilma Rousseff. "A próxima já é na semana que vem", afirmou o vice-presidente.
Redação terra

Anatel terá acesso a dados sigilosos de telefonemas

Com o objetivo de modernizar e melhorar a fiscalização para exigir das teles o cumprimento das metas de qualidade, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está se preparando para monitorar via internet as chamadas telefônicas fixas e móveis no País, obtendo acesso irrestrito a informações sobre números chamados e recebidos, data, horário e duração das ligações, além do valor de cada chamada, divulgou nesta quarta-feira o jornal Folha de S.Paulo.

Segundo advogados consultados pelo veículo, a proposta do órgão é ilegal, já que a Constituição garante privacidade dos registros telefônicos, com exceções permitidas apenas com autorização da Justiça. A Anatel publicou no Diário Oficial, no último dia do ano passado, a compra de três centrais que se conectarão via internet às das operadoras móveis, num primeiro momento, e depois, numa etapa seguinte, nas empresas de telefonia fixa. De acordo com a Folha de S.Paulo, dados cadastrais dos clientes também serão manipulados por funcionários da agência, num prazo de até cinco anos.

'BBB 11' primeira eliminação

'BBB 11': Ariadna é eliminada e revela que é transexual

Ariadna celebrou seu primeiro dia na casa. Foto: TV Globo/Divulgação Ariadna revelou aos brothers que é transexual antes de sair da casa
Foto: TV Globo/Divulgação

Ariadna foi a primeira eliminada do BBB 11 com 49 % dos votos. Ao deixar a casa, a morena chamou todos os brothers no jardim e revelou o segredo que ela só tinha contado para Lucival e Daniel até então: "tenho orgulho de ser a primeira transexual do Big Brother".

Na casa, os confinados receberam a notícia com surpresa, lágrimas e aplausos a Ariadna.
Durante o discurso de eliminação, o apresentador Pedro Bial deu uma bronca nos brothers por esconderem o jogo e ficarem travados, preocupados com o que seus pais e amigos estariam pensando fora da casa.


No paredão, o trio formado por Ariadna, Lucival e Janaina viu imagens de suas torcidas, com familiares e amigos. Ariadna surpreendeu-se com a presença de seu pai e seus irmãos na plateia, com quem ela já disse que não tinha uma boa relação.

Com o fim do primeiro paredão, Bial anunciou que os espectadores já podem votar no site do programa para escolher quem será o próximo sabotador. A nova missão será trancar a despensa da casa. Rodrigão não poderá ser mais escolhido para a tarefa.

Redação Terra

Rapaz que salvou mulher com corda quer se mudar

Um dos rapazes que salvaram uma mulher com uma corda durante enchente no Rio de Janeiro recebeu alta

19/01/2011 - 5:09 - G1

Rapaz que salvou mulher com corda quer se mudar
Daniel Cavalcante machucou o pé ao puxar dona Ilair por uma corda

Um dos rapazes que salvaram uma mulher com uma corda durante enchente em São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (12), recebeu alta após ficar internado para tratar do machucado que teve em um dos pés durante o salvamento. Daniel Lopes Cavalcante, de 22 anos, precisou ser internado na madrugada de domingo (16) devido ao agravamento do ferimento.

Em repouso na casa do tio, Daniel disse que sua família está se mudando do prédio de onde resgatou dona Ilair Pereira de Souza, de 53 anos, com a ajuda do vidraceiro Gilberto Branco Faraco, de 23 anos, e outras pessoas que estavam abrigadas na laje do local.

“Estamos de mudança para outro bairro. Procuramos um lugar mais seguro”, contou Daniel, lembrando dos momentos de tensão vividos no alto do prédio no bairro de Santa Sé, principalmente com o tremor causado pelo choque de uma árvore contra o edifício, após ser arrastada pela correnteza. “É uma lembrança que não queremos ter”, disse.

Mesmo feliz de ter conseguido resgatar uma vizinha, Daniel se entristece ao lembrar que seus tios e sua avó também perderam a casa e todos os pertences. “Minha avó e meus tios perderam tudo. Agora, vamos morar todos juntos por enquanto”, disse o rapaz.

Segundo Daniel, o tio tinha até conseguido salvar alguns pertences no segundo andar da casa durante a enchente. “Mas ele foi buscar abrigo no nosso prédio e quando voltou para casa tinham saqueado, levado tudo, TV, computador, as coisas que ele tinha conseguido salvar”, lamentou o rapaz.

RESGATE
 

No dia 12 de janeiro, quando a chuva forte começou a invadir o prédio em que morava, o jovem foi para a cobertura esperar a enxurrada passar. No local, 15 pessoas estavam reunidas, quando ouviram os gritos de dona Ilair, na casa ao lado do prédio de três andares. “Foi muito tenso. Gilberto teve a ideia da cadeirinha. Tentamos lançar, mas não conseguíamos ver. Só ouvia os gritos”, disse o rapaz.
A cadeira caiu na água e foi arrastada pela correnteza. Foi então que o telhado caiu sobre Ilair. “Bateu mais o desespero. Achei que não tinha outra corda. Achei que ela ia morrer naquela hora. Olhei para o rosto dela. Ela olhou e gritou”, afirmou.

SÃO PAULO E GRANDE ABC ILHADOS

Rio Tamanduateí transborda e alaga bairros em São Paulo

19/01/2011 - 1:23 - Agora São Paulo

Rio Tamanduateí transborda e alaga bairros em São Paulo


















O rio Tamanduateí transbordou ontem e invadiu todas as pistas da avenida dos Estados, 
na região central de Santo André (ABC), ontem à tarde, após um temporal de 40 minutos 
atingir a região por volta das 17h30. Quatro motoristas ficaram ilhados e foram 
resgatados de helicóptero pela PM, que utilizou um cesto para o salvamento, às 19h20.

Em Mauá, também no ABC, uma mulher morreu afogada.
Na avenida dos Estados, o desespero dos motoristas ilhados despertou os comerciantes da área, que tentaram ajudar formando um cordão humano improvisado. A força da água impediu a ação.

Os motoristas tiveram de esperar a chegada do helicóptero. Eles foram içados em um cesto até uma quadra. O resgate todo durou cerca de 15 minutos para cada um.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Com show de Neymar, Brasil vence Paraguai

Atacante marcou os gols da vitória sobre o Paraguai por 4 a 2 no Sul-Americano sub-20

 
Do R7, com informações da Gazeta Press
EFE/GONZALO ALFAROEFE/GONZALO ALFARO
Neymar marcou os quatro gols da vitória brasileira sobre o Paraguai

Neymar deixou sua marca na estreia do Brasil no Sul-Americano sub-20. O atacante do Santos marcou todos os quatro gols da vitória brasileira sobre o Paraguai por 4 a 2.

A partida foi nervosa e o Brasil teve dois jogadores expulsos durante o segundo tempo, o atacante Henrique e o volante Zé Eduardo.


Com esse resultado, o Brasil assume a liderança do Grupo B na primeira fase com três pontos. Equador e Colômbia dividem a vice-liderança com 1 ponto após o empate na partida de abertura.


Veja fotos da partida

Apesar do equilíbrio inicial, o Brasil sempre esteve mais próximo de abrir o placar. Tanto que Bruno Uvini recebeu cruzamento de Neymar em cobrança de falta e cabeceou no travessão, logo aos 6min de bola rolando. A seleção brasileira - e Neymar - já davam sinais do que estava por vir no primeiro tempo.


Mais presente no campo ofensivo, a equipe teve de apostar no talento individual para abrir o placar. Aos 24min, o são-paulino Casemiro fez fila na entrada da área, tentou driblar o goleiro Ovando e foi derrubado. Pênalti que Neymar cobrou sem invenções, no meio do gol, e converteu.


O gol parece ter dado ânimo ao atacante do Santos, que marcou mais um aos 33min: ele recebeu de Lucas, cortou para o meio e, mesmo com a opção de servir Henrique, chutou rasteiro e não deu chances ao arqueiro paraguaio, que evitou o terceiro gol no fim do primeiro tempo ao fazer bela defesa em falta cobrada por Lucas.


O massacre parecia anunciado, mas o volante Zé Eduardo, do Parma, acrescentou uma dose de emoção ao duelo ao cometer duas faltas desnecessárias e receber o cartão vermelho, logo aos 4min do segundo tempo. Ney Franco tentou corrigir com a entrada de Fernando na vaga do apagado Oscar, mas levou um susto na sequência.


Aos 6min, após escanteio cobrado por Benítez, Vieira diminuiu para o Paraguai e deixou o jogo mais nervoso. Neymar, no entanto, estava em noite muito inspirada e tratou de tranquilizar - e encantar - a torcida brasileira. O camisa 7 aproveitou confusão na área adversária, dividiu com o goleiro e ficou com o gol vazio para fazer mais um, aos 15min. 



Aos 18min, ele recebeu ótima bola de Galhardo (que substituiu Danilo) e, com extrema categoria, encobriu Ovando para marcar um golaço e arrancar aplausos efusivos das arquibancadas. Aos 38min, Montenegro recebeu pela esquerda da área, limpou o goleiro Gabriel e diminuiu, alimentando as esperanças dos paraguaios.

O placar, no entanto, já estava definido. Mesmo assim, ainda houve tempo para o clima esquentar no gramado. Sofrendo com entradas duras, quase todas em Neymar, o Brasil saiu com o saldo negativo, já que o atacante Henrique e o técnico Ney Franco foram expulsos pela arbitragem.


FICHA TÉCNICA
BRASIL 4 x 2 PARAGUAI

Data:
17/01/2010 (segunda-feira)
Horário:
0h10 (de Brasília)
Local:
estádio Jorge Basadre, em Tacna (Peru)
Árbitro:
Diego Abal (ARG)
Auxiliares:
Ricardo Casas (ARG) e Francisco Mondría (CHI)
Cartões Amarelos:
Danilo, Henrique, Zé Eduardo e Neymar (Brasil); Gustavo Gómez, Mario Ovando, Diego Benítez e Ivan Torres (Paraguai)
Cartão Vermelho:
Zé Eduardo e Henrique (Brasil)

Gols:
BRASIL:
Neymar, aos 25min e aos 33min do primeiro tempo, aos 15min e aos 18min do segundo tempo.
PARAGUAI:
Diego Vieira, aos 6min do primeiro tempo, e Montenegro, aos 38min do segundo tempo.

BRASIL:
Gabriel; Danilo (Galhardo), Bruno Uvini, Juan, Alex Sandro; Casemiro, Zé Eduardo, Oscar (Fernando), Lucas (Romário); Neymar, Henrique.
Técnico:
Ney Franco

PARAGUAI:
Mario Ovando; Raúl Cáceres, Gustavo Gómez, Diego Viera e Nelson Ruiz (Oscar Ruiz); Diego Benítez, Hernán Pérez, Marcos Gimenez e Ivan Torres (Montenegro); Jorge Ortega (Contrera) e Claudio Correa.
Técnico:
Adrián Coria

“Rei” em repatriar medalhões

Flamengo tenta evitar embate Luxemburgo x Ronaldinho

Treinador estava na Gávea em 1995, quando entrou em atrito com Romário
Do R7
Cesar Augusto/Vipcomm
Cesar Augusto/Vipcomm

Vanderlei Luxemburgo foi o primeiro técnico a convocar Ronaldinho Gaúcho para a seleção brasileira, na Copa América de 1999 no Paraguai

“É a maior contratação do futebol brasileiro em todos os tempos”. Com essas palavras o técnico Vanderlei Luxemburgo, há uma semana, celebrou a contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo. Sem dúvida a aquisição foi das mais expressivas, mas é difícil corroborar com tal afirmativa justamente pelo fato de o Rubro-Negro ter tradição em repatriar astros. Alguns, inclusive, com o aval do próprio treinador.

O atual comandante flamenguista já teve um pequeno desentendimento com Ronaldinho, em 2000, na seleção brasileira. Na época, Luxemburgo deixou Gaúcho de fora de um jogo nas eliminatórias por dizer que o jogador se apresentou "gordo".

Em 1995, Luxemburgo comandava o Flamengo quando o então presidente da agremiação Kleber Leite acertou a vinda de Romário. Na época, o Baixinho era o melhor jogador do mundo e, seis meses antes, havia conduzido o Brasil na conquista do tetracampeonato mundial.

Cidade de SP tem 115 mil pessoas vivendo em áreas de alto risco


Mapeamento do IPT aponta mais 105 mil pessoas em médio e baixo risco
 
Do R7
Nilton Cardin/AENilton Cardin/AE
São Paulo tem 28 mil moradias em áreas consideradas de alto ou muito risco

A cidade de São Paulo tem 115 mil pessoas vivendo em áreas de risco alto e muito alto.  A informação é de mapeamento realizado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) na cidade de São Paulo. O levantamento aponta 407 áreas de risco do município, localizadas em 26 subprefeituras.
Destas, 176 moradias ficam na zona sul da cidade, 107 são da zona norte, cem ficam na zona leste e 26 na zona norte. De acordo com o mapeamento, 27% dessas moradias são de risco alto e muito alto (28 mil) e 73% estão em áreas de médio e baixo risco (105 mil).

Em 2010, a Secretaria das Subprefeituras investiu R$ 29,6 milhões em ações para redução de risco geológico. Foram executadas 74 intervenções em toda a cidade, beneficiando 29 mil pessoas. Desde 2005, foram transferidas 59 mil pessoas de áreas de risco com obras de urbanização de favelas, Programa Mananciais e outras ações da Prefeitura. No mesmo período, mais de 400 obras foram realizadas para eliminação ou redução do risco nessas áreas.


Para este ano de 2011, a Prefeitura pretende realizar 110 intervenções de pequeno e médio porte nos setores mais críticos. O objetivo é investir R$ 100 milhões, incluindo as obras do PAC-2. Entre as ações de planejamento estão também: a integração como os programas municipais de urbanização, regularização fundiária e operações urbanas, além de estruturação dos sistemas de monitoramento e alertas em áreas prioritárias.


A Secretaria de Subprefeituras de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (17) alguns dados do mapeamento realizado pelo IPT. Segundo a assessoria de imprensa, até o fim desta semana, os demais dados serão divulgados.

Escola e tarifa de ônibus pesam no bolso do paulistano

Na 2ª prévia da inflação em janeiro

Preços de alimentos também aceleraram, segundo a Fipe
Do R7

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que mede a inflação da cidade de São Paulo, acelerou e ficou em 0,86%, acima do 0,61% visto na primeira leitura do ano. A alta nos gastos com transporte e educação mais uma vez influenciaram o resultado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (18) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O grupo educação foi nessa leitura o que mais pesou, com alta de 2,29 %, contra 0,96% na abertura do ano. No grupo transporte, o indicador ficou em 1,66 %, contra 0,77% na prévia anterior – o dado ainda é reflexo do aumento da tarifa de ônibus em São Paulo, que, de R$ 2,70, passou a R$ 3 no último dia 5.

Os preços dos alimentos tiveram alta de 1,54%, acima do 1,39% no início do mês. Os gastos com despesas pessoais também ficaram maiores neste início de ano. No grupo habitação houve alta de 0,23% - quase a mesma vista da estimativa anterior (0,21%). Os gastos com saúde desaceleraram e os de vestuário tiveram leve recuo (de 0,03%).

Em 2010 como um todo, o IPC ficou em 6,40% - maior variação desde 2004, quando o índice registrou inflação de 6,56%. Os alimentos foram o que mais pesou no orçamento dos paulistanos, com alta acumulada de 12,20%.
A pesquisa leva em conta os preços dos produtos na capital paulista para famílias com renda entre um e 20 salários mínimos.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A cervejinha de cada dia

Beber cerveja todo dia faz bem e combate até diabetes

Para as mulheres são dois copos pequenos da bebida; para os homens, três

Cerveja
Todos os dias: assim como o vinho, a cerveja deve ser consumida com moderação
(Polka Dot Images/Thinkstock)

"Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral"
Rosa Lamuela, pesquisadora

A cerveja foi elevada ao status do vinho no que diz respeito aos benefícios à saúde. Um novo estudo espanhol comprovou que tomar uma caneca da bebida por dia combate diabetes, evita ganho de peso e previne contra hipertensão. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.

“Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral”, destaca a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pela pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Barcelona, o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri.

Os especialistas afirmam também que a cerveja não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal. A culpa, na verdade, seria dos aperitivos gordurosos, como salgadinhos e frituras, que grande parte das pessoas consome junto à bebida.

O estudo, realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos, indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.  
Fonte: VEJA Saúde

Começa nesta segunda troca da nova identidade

O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico; Ministério da Justiça estima que a substituição será feita gradualmente, ao longo de dez anos

Agência Brasil
Registro de Identidade Civil (RIC) começa nesta segunda-feira (17). Os moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de Salvador serão os primeiros a receber as cartas informando sobre a troca.

A escolha foi aleatória. Segundo o Ministério da Justiça, as cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto e o início da convocação será ainda no primeiro semestre.

Os cartões dos selecionados já estão prontos, pois foram feitos com base nos cadastros repassados pelos Estados ao Ministério da
Justiça. O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que inclui informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. O Ministério estima que a substituição da carteira de identidade será feita gradualmente, ao longo de dez anos.

Comércio inflaciona preços na tragédia

PM manda prender comerciantes que aumentam valores de mantimentos na região serrana do Rio. Nova chuva deixa mais três pessoas soterradas
Castigada pelas chuvas e acuada pela dor, os moradores da região serrana do Rio de Janeiro ainda estão se tornando refém dos preços altos. Comerciantes estão aproveitando a tragédia para aumentar os seus lucros, praticando preços abusivos na venda de alimentos, água, vela e outros produtos.  Um galão de  20 litros de água mineral, em Nova Friburgo, por exemplo,  é vendido por até R$ 40. Antes da tragédia, custava R$ 5,5.

Neste domingo pela manhã, o Comando da Polícia Militar deu ordens a todos os PMs envolvidos nos socorros às vítimas para prender todos que forem flagrados neste tipo abuso.

"Não vamos tolerar esse tipo de atitude. Pessoas que se aproveitam da desgraça alheia para ter lucro deve ser presas imediatamente", disse  o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte. A medida foi tomada em Terersópolis e em Nova Friburgo. A  Polícia Civil informou que  adotará a mesma atitude.
foto: REUTERS/Ricardo Moraes
Parentes em cima de uma casa destruída, procuram corpos após deslizamentos de terra em nova Friburgo.


A instabilidade continua na região. Neste domingo, novos deslizamentos deixaram três pessoas soterradas em Itaipava, distrito de Petrópolis. No município, 80 pessoas continuam isoladas. Em toda a região serrana, segundo informações da PM, há pelo menos 20 áreas completamente isoladas com moradores ainda aguardando resgate.

O número de mortos na tragédia chegou ontem a 631 pessoas. E mais de 8 mil  estão desabrigadas. " Há pontos em que avalanches levaram famílias inteiras e não tem quem reclame os corpos. Na minha equipe, atuam  vários policiais que perderam parentes", disse o coronel James Barros, comandante do 11º BPM, de Friburgo. 

domingo, 16 de janeiro de 2011

Depois de mudança de sexo

Ariadna fazia programa na Itália como mulher

Pariticpante transexual BBB colocou anúncio em um site italiano de classificados eróticos na seção de 'escort' feminino.
Carolina GitahyDo EGO, no Rio
Ampliar FotoReprodução/.

Ariadna em anúncio pornô na Itália

Até agora, no "BBB", Ariadna conseguiu enganar a todos e nenhum dos seus companheiros de confinamento percebeu que ela é transexual. E pelo visto, em sua temporada na Europa, a participante também tinha assumido completamente sua mudança de sexo.

Em um anúncio publicado em um site de classificados eróticos,  datado de dezembro de 2009, a participante aparece na seção de "escorts femininos" e se descreve como "belíssima, doce e sexy". Seu perfil está ilustrado com 12 fotos - algumas com o órgão sexual operado à mostra.

“Belíssima, doce e sexy! Tudo o você deseja, encontrará só comigo... Disponível para tudo, verdadeiramente tudo, sem limite. Ambiente limpo e discreto. O que está esperando? Me liga!”, diz o texto do anúncio publicado em italiano.  

Reprodução/.

Ariadna em anúncio de site pornô

Gaúcho está ansioso pela estreia no Fla


AE – Agência Estado
O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho afirmou neste sábado, em Londrina, que não vê a hora de fazer a sua estreia pelo Flamengo, porém não sabe quando isso ocorrerá. O astro já participa de atividades da pré-temporada da equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo e o preparador físico Antônio Mello avaliou que ele ainda precisa de dez dias para estar no mesmo condicionamento do restante do elenco. Brincando, Ronaldinho disse que gostaria de participar do amistoso de domingo, no Estádio do Café, contra o América Mineiro. Ele também garantiu que não vai escolher uma partida para estrear pelo Flamengo.
“Não tenho preferência por adversário para estrear. A vontade de jogar é grande, mas estou procurando me centrar na minha preparação, para começar bem, e o professor Vanderlei é quem vai decidir. Depois da próxima avaliação, vamos conversar a respeito disso. Sei que preciso de mais ou menos uns 10 dias, mas por mim já jogaria amanhã. Estou me sentindo muito bem. Sei que é preciso ter uma preparação para aguentar toda a temporada, então vou seguir trabalhando forte”, afirmou.
Ronaldinho revelou que já está completamente adaptado e integrado ao grupo do Flamengo. Neste sábado, ele e Thiago Neves fizeram um trabalho com bola à parte em Londrina. Depois, ambos se juntaram ao restante do elenco do Flamengo e participaram de um trabalho de finalização.
“Está me impressionando e está sendo maravilhoso. Sou sempre muito bem tratado por todos. Como disse na apresentação, imaginava de mil formas o acerto, mas não sabia que seria dessa proporção e isso me motiva para treinar cada vez mais forte e voltar a jogar o quanto antes”, comentou.

Maior tragédia do Rio

Tem 629 mortos e mais de 6 mil sem comida e moradia

Redação SRZD | Rio+ | 16/01/2011 19h07


Em seu quinto dia, a Região Serrana do Rio continua procurando as vítimas da chuva que já matou mais de 600 vítimas e deixou desabrigados mais de seis mil. Para piorar Cabral decretou estado de calamidade pública nas cidades atingidas. Um Centro de Coordenação Operacional foi criado unir forças para fornecer apoio logístico permanente.

De acordo com a Defesa Civil, em Teresópolis, houve 269 vítimas, 285 em Nova Friburgo, 56 em Petrópolis e 19 em Sumidouro, totalizando 629. Já o número de desabrigados são 2.800 em Petrópolis, 1.280 em Teresópolis e 1.970 em Nova Friburgo. O número de mortos e desabrigados pode ser ainda maior e deve subir nos próximos dias.


O Centro de Coordenação Operacional foi formalizado neste domingo. O Exército, que atua no município com uma tropa de 224 homens, a Força Nacional de Segurança Pública e as polícias Civil e Militar se uniram para fornecer apoio logístico permanente e, assim, ajudar a população e auxiliar as ações da Prefeitura de Teresópolis. O objetivo de estabelecer um processo definitivo de coordenação de resgate e esforços em Teresópolis, com os recursos disponíveis.
 
O governador Sérgio Cabral decretou estado de calamidade pública nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal, na Região Serrana. O decreto de estado de calamidade pública permite a  dispensa de licitação para reabilitação das cidades mencionadas e destruídas.
Corpos não identificados serão enterrados
A prefeitura de Teresópolis anunciou que os corpos que não foram identificados até agora serão rapidamente enterrados. A medida foi tomada porque os médicos-legistas não estão dando conta de identificar todos os mortos antes do estado de decomposição ficar avançado, devido a falta de refrigeração. Dos 266 mortos em Teresópolis, 235 corpos já foram e liberados para sepultamento.

Os policiais militares que estão prestando socorro às vítimas receberam a ordem de prender comerciantes que cobrarem preços abusivos de mantimentos como água e outros produtos. O comandante-geral da Polícia, coronel Mário Sérgio Duarte, disse ter recebido informações de abuso de poder econômico praticado por comerciantes da região.

A pessoas que estão nas áreas mais atingidas de Friburgo começaram a receber a vacina contra o tétano. Segundo responsável pela pasta, Jamile Calil Ribeiro, chegaram à cidade cerca de 5 mil doses da vacina, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na capital fluminense.

Esta já é considerada a maior tragédia climática da história do Brasil. O número de óbitos já ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, onde 436 pessoas morreram. Cabral decretou luto por sete dias no Estado e a presidente Dilma Rousseff por três dias.