quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Rei Pelé passa a coroa para Neymar no centenário



Neymar, Pelé, Falcão e Ganso (à dir.) no lançamento do projeto do centenário

Luciano Ribeiro / Santos
luciano.ribeiro@diariosp.com.br


O século 21 está apenas começando, este é o 10º ano. Mas isso não impede Pelé de fazer uma ousada aposta. Neymar, já apontado como o melhor jogador do Peixe desde quando a majestade deixou o clube, em 1974, será o principal atleta dos próximos cem anos. É previsão de rei, que já se prepara até para ceder o trono.
“Eu passo minha coroa ao melhor. E o melhor é ele”, disse no início da tarde desta quarta-feira, durante o lançamento do projeto do centenário do Santos, que terá Pelé como principal arma de marketing em 2012. Em seguida, disse à Rádio Cultura de Santos: “Claro que ele pode ser (o atleta do século), mas não será fácil. Ele já é muito conhecido e os treinadores que o enfrentam sempre preparam uma marcação esquema."
A missão de Pelé também não foi fácil. Hoje ele é tratado como Atleta do Século 20, título que ganhou do jornal francês L'Equipe em 1981, sem toda a mídia que Neymar tem. O atual craque do Peixe, em apenas três temporadas como profissional, já é bem conhecido em outras partes do mundo. A coroação completa do atacante, é claro, depende não apenas de boas exibições pelo Peixe e pela seleção brasileira, mas de seguidas conquistas importantes como teve o menino de Bauru, a partir de 1956, quando chegou à Vila. Além disso, o reconhecimento mundial ainda depende de passagem pelo futebol europeu, tabu que o jogador e o Santos tentam quebrar.
Goleador /Em defesa do Santos, Neymar já pode se tornar o maior artilheiro do clube após a Era Pelé no ano que vem. Hoje é o sexto, com 80 gols. Se fizer mais 35, ultrapassa os ídolos João Paulo e Serginho Chulapa, que têm 104, na ponta da lista. “Se Deus quiser, ele vai fazer muitos gols para o Santos", afirmou o Rei.
Enquanto Pelé falava, Neymar parecia petrificado, ouvindo tudo com muita atenção, especialmente quando o Rei disse que ele já é melhor do que Messi – ambos concorrem ao prêmio Bola de Ouro da Fifa e da Revista France Football. “Ele bate de esquerda, de direita, é um excelente driblador, tem facilidade para sair para os dois lados”, disse. Neymar, então, sorriu quando o Rei brincou: “Agora, ser o novo Pelé não dá porque Celeste e Dondinho (seus pais) jogaram a fôrma fora. Pode ser melhor do que eu, mas igual, não (risos)", disse. Tudo bem, com a coroa do mito, Neymar já se sentirá um Pelé.
Fonte: Diário de São Paulo/Blog do Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário