terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Recife - A OAB solicitou ao MPF investigação de racismo por uma estudante do RS no Twitter contra nordestinos


Folhapress

Recife - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Pernambuco solicitou ontem ao Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul que investigue suposto crime de racismo cometido por uma estudante que, no Twitter, atacou os nordestinos, pedindo o uso de câmara de gás contra os nascidos na região.
As mensagens foram postadas na última sexta-feira por uma pessoa que se identifica como Sophia Fernandes - a investigação pretende descobrir, inclusive, se esse perfil de usuário é verdadeiro ou apenas um pseudônimo.
Entre os comentários copiados pela OAB-PE estão alguns como: “O twitter ta virando vaso sanitário... muita merda twittando. (Oimacacos)-nordestinos-piauienses-cearenses..// Sai do Twitter e vai cortar tua cana pra comprar teu arroz NORDESTINO// Tem que usar câmara de gás pra matar teu povo// O Nordestino é a própria sujeira.”
Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, a PF também será acionada para investigar o caso. “Não podemos ficar omissos diante de tanta agressão”, disse ele. “Os internautas precisam ter responsabilidade, não podem achar que as redes sociais estão à margem da lei, que são terra de ninguém”, declarou.
De acordo com Mariano, o crime de racismo não envolve apenas ataques provocados pela cor da pele ou etnia. “Denegrir ou segregar um povo ou um grupo também é considerado racismo pela lei”, afirmou.
No ano passado, após a eleição da presidente Dilma Rousseff, a OAB-PE pediu ao MP que investigasse declarações contra os nordestinos, postadas no Twitter pela estudante de direito Mayara Petruso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário