terça-feira, 2 de agosto de 2011

Final da semana cultural em Xique-Xique Bahia

 Igreja do Miradouro, berço histórico de Xique-Xique.




Uma prece e o abraço do público à Igreja do Miradouro, dedicada à padroeira Sant’ana, e berço histórico de Xique-Xique, marcaram as atividades da abertura oficial da Semana de Cultura, na tarde da última terça-feira, 26.07. Estavam lá o secretário de Educação e Cultura, Filemon Nery, professores de arte, ativistas da Cultura e do movimento em favor do tombamento da Capela de Senhora Sant’ana e ribeirinhos, moradores da ilha.


O vereador Mirlan Oliveira, autor da Lei que criou a Semana de Cultura, esteve presente e, como ministro da Igreja, foi quem oficiou a cerimônia religiosa que fez parte das atividades de abertura do evento. À noite foi aberta à visitação pública uma exposição de artes visuais, no Colégio Cecília Meireles, na Rua Rui Barbosa, que ficará até o dia do encerramento da Semana de Cultura, sábado, dia 30.


Uma colaboração enriquecedora foi prestada por um dos presentes, Jorge Meira, que fez uma palestra de quase duas horas sobre todo o início da história de Xique-Xique, resultado de uma pesquisa criteriosa que tem feito ao longo de muitos anos sobre as origens da cidade. Completando a verdadeira aula que todos assistiram com gosto, a professora Del Pinheiro falou sobre a Lenda da Serpente, que existe em torno da Igreja do Miradouro.


O segundo dia de eventos da Semana de Cultura começou, e prosseguiu durante a tarde, com o que as professoras de Arte Aricélia Oliveira e Del Pinheiro denominaram de “plantio poético” – poesias penduradas em árvores, foi feito em avenidas e algumas ruas da cidade. A Semana de Cultura é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a participação da UNEB Campus XXIV.


Fonte: Site Prefeitura Municipal de Xique-xique Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário