domingo, 19 de junho de 2011

Rio: Bope ocupa o morro da Mangueira para instalar UPP



Blindado das Forças Armadas entra em viela do morro da Mangueira. Foto: Guto Maia/Futura Press  
Blindado das Forças Armadas entra em viela
do morro da Mangueira
Foto: Guto Maia/Futura Press

Começou por volta das 6h a ocupação do morro da Mangueira, no Rio de Janeiro. Cerca de 700 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque, e de outros batalhões, além de unidades da Marinha e Exército, participam da operação, que prevê a instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Seis blindados da Marinha deram início à retomada da comunidade. Quatro helicópteros auxiliam na ação. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e a chefe da Polícia Civil, delegada Marta Rocha, acompanham a operação. Não houve troca de tiros com traficantes.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, a implantação da nova UPP beneficiará direta ou indiretamente cerca de 300 mil pessoas. A nova unidade fecha o cinturão de segurança do Maciço da Tijuca, que compreende também as comunidades dos morros do Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João, todas próximas ao Maracanã e Maracanãzinho, dois dos principais equipamentos esportivos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Com o fechamento deste cinturão, o trajeto até o complexo esportivo poderá ser feito desde a zona sul, passando pelo centro da cidade, sem que se passe ao lado de favelas dominadas por traficantes.
No dia 19 de maio, o Bope, com o apoio de quatro batalhões, fez uma operação que envolveu 115 policiais militares, abrindo caminho para a ofensiva contra o tráfico. A incursão resultou na apreensão de drogas e a descoberta de um túnel de 200 m, com revestimento e iluminação para abrigar traficantes. A mobilização foi ordenada pelo comando-geral da PM e faz parte da estratégia de enfraquecimento do tráfico.
Alemão e Penha terão UPPs até o fim do ano
A Secretaria de Segurança já implantou 17 UPPs, além da ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, que devem ganhar nove unidades até o fim do ano. As 17 UPPs instaladas são: Santa Marta, em Botafogo; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; Batan, em Realengo; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, em Copacabana/Ipanema; Ladeira dos Tabajaras/Cabritos, em Copacabana; Providência, na Zona Portuária; Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa; Prazeres/Escondidinho, em Santa Teresa; São Carlos/Mineira, no Estácio; Turano, no Rio Comprido; Salgueiro, Formiga, Andaraí e Borel, na Tijuca: Macacos, em Vila Isabel; e São João/Matriz, no Engenho Novo. 

Informações do Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário