sexta-feira, 3 de junho de 2011

Morre nos EUA 'Doutor Morte'

Médico defensor do direito ao suicídio assistido                                                                                                            
                                                         Foto: Getty Images
                          Doutor Morte', em foto de janeiro deste ano


por Leandro Meireles 
Morreu nos Estados Unidos, aos 83 anos, o médico Jack Kevorkian, mais conhecido no mundo inteiro como 'Doutor Morte'. Kevorkian morreu no Hospital William Beaumnt, na região de Detroit, onde estava internado com problemas renais. Segundo o advogado, a morte foi "tranquila" e ele não sofreu dor.
Defensor ferrenho do suicídio assistido, 'Dr. Morte' admitiu ter ajudado pelo menos 130 doentes terminais a cometerem suicídio. O 'Doutor Morte' lançou sua campanha em favor do suicídio assistido em 1990, deixando uma doente de Alzheimer se suicidar com uma máquina que ele havia criado. Os cerca de 130 suicídios assistidos de Kevorkian foram registrados no Estado de Michigan, entre 1990 e 1998.
Um dos procedimentos, gravado e transmitido por um programa da rede CBS, mostra Kevorkian dando drogas letais a um homem de 52 anos que sofria da doença de Lou Gehrig, ou esclerose amiotrófica lateral debilitante, uma doença sem cura.
Como o suicídio assistido é ilegal na maior parte dos Estados Unidos, 'Dr. Morte' foi julgado e cumpriu oito anos de prisão sob acusação de assassinato em segundo grau. Kevorkian foi libertado em 2007. Como condição para ser libertado, 'Doutor Morte' se comprometeu a não auxiliar mais nenhum suicídio.
Apesar das críticas, Kevorkian protagonizou um debate nos EUA sobre o direito à eutanásia, o que levou três Estados do país a autorizarem a prática. Em entrevista à rede BBC, em 2007, o patologista afirmou que não se arrependia de seus atos. "Eu sabia o que estava fazendo (...) Aceitei as consequências, pois tinha que fazer o que era certo", afirmou.
As mortes assistidas por Kevorkian inspiraram o filme 'You Don't Know Jack', estrelado por Al Pacino. Por sua atuação no longa, Pacino levou os prêmios Emmy e Golden Globe.

mtv.oul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário