sexta-feira, 3 de junho de 2011

Marcos Gomes da Silva, de 33 anos é o quarto lavrador assassinado no PARÁ

Marcos Gomes foi assassinado diante da mulher e de outras três testemunhas


O lavrador Marcos Gomes da Silva, de 33 anos, natural do Maranhão, foi morto a tiros, na noite de quarta-feira, no assentamento Sapucaia, na zona rural de Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará. A polícia investiga o crime, mas ainda não é possível dizer se Gomes da Silva é mais uma vítima da luta pela terra ou se a execução foi acerto de contas. Esse é o quarto assassinato no campo em apenas nove dias no Estado.

O primeiro crime, no último dia 24, foi do casal de ambientalistas José Cláudio da Silva e Maria do Espírito Santo, que lutava contra a devastação das florestas do assentamento Praialta/Piranheira, em Nova Ipixuna, município a cerca de 180 quilômetros de Eldorado dos Carajás. O outro crime ocorreu no sábado, também na mesma região do assentamento, e a vítima foi o agricultor Erenilton Pereira da Silva. A polícia ainda não prendeu os criminosos.

Segundo o boletim de ocorrência registrado na manhã de ontem na delegacia de Eldorado dos Carajás, Gomes da Silva foi baleado duas vezes. A primeira foi na área onde ele residia e a segunda na estrada que liga o local à cidade de Eldorado. Quem fez o registro do crime foi Dejesus Martins Araújo, vizinho da vítima e quem a socorreu.

Araújo contou que socorreu Gomes da Silva e o colocou em seu veículo para levá-lo a um hospital de Eldorado. Ele sangrava no peito. No momento em que se dirigia pela estrada escura até a cidade, mais adiante foi interceptado por dois homens armados.

Sob a mira de armas, Araújo foi obrigado a retirar o lavrador do carro, recebendo em seguida ordem para sair correndo sem olhar para trás juntamente com outros ocupantes do veículo. “Ouvi depois os tiros, o rapaz foi executado”, relatou Araújo.

ESTRADA

O corpo ficou na estrada e os executores fugiram. Araújo retornou ao local somente na manhã de ontem. Ele viu que Gomes da Silva estava morto. Foi à polícia e contou o que aconteceu.

Os policiais não divulgaram se Araújo e os outros acompanhantes que com ele estavam no carro descreveram os assassinos. Esse pode ser um trunfo da investigação. O caso está sob o comando do delegado de Eldorado dos Carajas, Elias Jorge de Carvalho.

O corpo do lavrador foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá. O superintendente regional do sudeste paraense, delegado Alberto Henrique Teixeira, está no local para acompanhar o trabalho policial e conversar com parentes da vítima.

MORTES NO CAMPO
O lavrador Marcos Gomes da Silva foi morto a tiros, na noite de quarta-feira, no assentamento Sapucaia, na zona rural de Eldorado dos Carajás.
O agricultor Erenilton Pereira da Silva, foi morto sábado passado na região de Nova Ipixuna.
O casal José Cláudio da Silva e Maria do Espírito Santo, que lutava contra a devastação das florestas do assentamento Praialta/Piranheira, foi assassinado no último dia 24 em Nova Ipixuna. (Diário do Pará)

(Agência Estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário