quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é lembrado nesta quinta-feira (26)

Glaucoma atinge 900 mil são brasileiros


O glaucoma pode se desenvolver durante tempos sem apresentar sintomas. Por isso, é importante a prevenção por meio de exames periódicos


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 65 milhões de pessoas foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo. Desse total, 900 mil são brasileiras. A doença não tem cura e é causada pela elevação da pressão ocular, podendo levar a cegueira. Em campanha contra a doença, o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é lembrado nesta quinta-feira (26) .

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Alípio de Sousa Neto, o brasileiro precisa perder o hábito de procurar um médico somente na presença de sintomas. “A pessoa não vai sentir nada. Só vai sentir na fase mais avançada, quando começa a esbarrar nas coisas”, explicou. Isso porque, segundo ele, a doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. A saída é investir em exames periódicos – pelo menos uma vez ao ano.
Quem possui parentes portadores de glaucoma, tem mais de 40 anos, alto grau de miopia e diabetes deve ficar atento à realização dos testes de rotina. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser. Alípio Neto lembra que o uso indiscriminado de medicamentos pode agravar o glaucoma.

Números
A OMS mostra que 2,4 milhões de novos casos da doença são registrados por ano no mundo. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras: de ângulo aberto (80% dos casos), de ângulo fechado, de pressão normal, pigmentar, secundário e congênito. Além disso, é responsável por cerca de 13% da cegueira derivada de enfermidade.

Redação Jangadeiro Online, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário