sexta-feira, 15 de abril de 2011

Xique-Xique Ba. Vereador NINO MEIRA indica moção de aplausos a Nizaldo Costa

   NIZALDO COSTA RECEBE MOÇÃO DE APLAUSO

A câmara de Vereadores de Xique-Xique aprova, à unanimidade, Moção de Aplauso ao escritor, poeta e compositor xique-xiquense Nizaldo Costa pelo lançamento, em nível nacional, do livro SOTAQUE EM PAUTA Chula: o canto do Recôncavo baiano que confere especial realce ao falar, ao sotaque do povo da nossa cidade e região ribeirinha.
Merece destaque, também, o fato de que o livro inclui como personagem homens e mulheres de nossa terra, dentre os quais estão: Jeremias, Anita, Frontino, Berreguinha, Fulozinho, Fuloriz, Fulozão, Madalena de Zé Francisco, Martim Tintino, Delfino, Justiniano, Naninha, Nenzinha, Preá, João do gato, Zota, Vilson peroba, Vandu do Saco-dos-Bois, Pedro de Deja e outros. 
O Vereador Nino Meira, autor da proposição, argumenta que “o nosso patrício Nizaldo Costa contemplou a todos nós xiquexiquense no cenário artístico-cultural brasileiro, sendo o mesmo autor do Livro: Sotaque em Pauta, patrocinado pelo Ministério da Cultura, que está sendo um grande sucesso no meio cultural do Brasil.
O livro foi lançado no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador com participações de personalidades consagradas no mundo artístico-cultural do nosso país. A obra registra o uso literário da linguagem oral e popular, para pôr em evidência o belíssimo sotaque do povo da nossa querida Xique-Xique citando personagens do nosso cotidiano, além de juntamente com Roberto Mendes músico renomado no Brasil lançarem DVD.  
A publicação enriquece indiscutivelmente a nossa cultura linguística e literária, premia os nossos valores e serve como vitrine e incentivo para nossa gente, além da inevitável divulgação do nome de Xique-Xique”.
É a segunda vez que Nizaldo Costa recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Xique-Xique. A primeira vez, proposta também pelo Vereador Nino Meira e aprovada à unanimidade, deu-se pela gravação da música Saudade Dela, de autoria de Nizaldo Costa e Roberto Mendes, pelos cantores Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, as maiores expressões da música brasileira.

NA FOTO ACIMA ESTÃO NIZALDO COSTA, ROBERTO MENDES E MOACYR LUZ. MOACYR LUZ É UM DOS MAIORES COMPOSITORES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. É ACLAMADÍSSIMO NO EIXO RIO-SÃO PAULO, É AUTOR DE CENTENAS DE CANÇÕES GRAVADA POR INTÉRPRETES DO NAIPE DE MARIA BETHANIA, EMÍLIO SANTIAGO, NANA CYMMI, LEILA PINHEIRO, ELBA RAMALHO E TANTOS OUTROS. MOACYR LUZ E ALDIR BLAN, PARCEIRO DE CHICO BUARQUE, DE VINÍNCIUS DE MORAES, DE TOQUINHO, DE TOM JOBIM, CAETANO, GIL,
RECEBERAM O PRÊMIO SHARP DE MELHOR MÚSICA POR CORAÇÃO DO AGRESTE, TEMA DA NOVELA TIETA, GRAVADA POR FAFÁ DE BELÉM.

Abração  Nizaldo Costa
Informações de Nilzaldo Costa ao blog XiqueBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário