quarta-feira, 27 de abril de 2011

Veja como prevenir a pressão alta

Pesquisa indica que mais de 23% dos brasileiros sofrem com a doença

 
Do R7, com Jornal da Record
A hipertensão (pressão alta) pode ser causada por problemas genéticos, mas também aparece por outros motivos, como a obesidade e a falta de exercícios físicos. Descobrir o problema antes de qualquer sintoma pode ser simples:  como não é possível diagnosticar o problema em um exame de sangue, por exemplo, medir a pressão regularmente é a melhor prevenção.

Quando não tratada, a hipertensão provoca complicações à saúde, como entupimento de artérias, acidente vascular cerebral (AVC), infarto e outras doenças cardiovasculares. Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Saúde indica que o índice de brasileiros diagnosticados com a doença aumentou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010.

De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Mas isso não significa necessariamente que elas sofram mais de pressão alta. O governo diz que hoje as pessoas têm mais acesso ao diagnóstico da doença, o que faz com que uma parcela maior da população descubra que tem o problema. E as mulheres procuram mais o diagnóstico na atenção básica, daí uma prevalência mais significativa entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário