segunda-feira, 25 de abril de 2011

Já começa a faltar gasolina em alguns postos



Petrobras não consegue entregar encomendas às distribuidoras
rafael mulinari/destak

Com a disparada do preço do etanol, que subiu mais de 30% nos postos de combustível desde o início do ano, os motoristas migraram em massa para a gasolina, o que já provoca escassez do produto.

Em alguns postos do interior de São Paulo e de Brasília houve falta de gasolina no feriado prolongado. Nas próximas semanas, a situação pode ser agravada. O presidente do Sindcomb (sindicato dos postos) do Rio, Manoel Fonseca da Costa, também teme que o combustível falte no Estado.

A Petrobras não está conseguindo atender à totalidade das encomendas das distribuidoras. Fontes do setor relatam que estão recebendo 80% a 90% dos volumes de combustível que encomendaram à estatal, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. A situação piora entre as distribuidoras independentes, que não têm vínculo com fornecedores.

Outro motivo que agrava a falta da gasolina se dá por causa da escassez de etanol anidro (25% da gasolina é composta pelo produto), já que muitos usineiros priorizam a produção do açúcar (em alta no mercado externo), no lugar do etanol.

O governo anunciou que prepara medidas para baratear o etanol e evitar desabastecimento da gasolina.

Fonte Destak Jornal SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário