segunda-feira, 4 de abril de 2011

Camaçari - Polo automotivo baiano oferece 3 mil novas vagas de trabalho

Polo vai gerar 5 mil empregos nos próximos cinco anos
image 
Responsável por cerca de 60% das vagas de trabalho existentes no Polo Industrial de Camaçari, o setor automotivo está em expansão na Bahia e promete novas vagas para os próximos anos.

“O Polo vai gerar 5 mil empregos nos próximos cinco anos e o segmento automotivo vai continuar sendo o maior empregador, mesmo com os esforços do governo e do setor privado para a diversificação industrial”, diz o superintendente de comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Érico Oliveira.

Segundo ele,  outros 30% das vagas correspondem ao setor petroquímico, enquanto os 10% restantes estão em outros setores como metalúrgico e celulose. “Isso ocorre porque esses setores têm um nível de automação maior, com investimentos intensivos em tecnologia”, completa.

Expansões - Além do interesse em atrair novas indústrias, sobretudo no setor de autopeças, as expansões das fábricas já respondem também pela oferta de novas vagas. Até 2012, a Ford, única indústria automobilística do Norte-Nordeste, deve aumentar em até 20% sua mão de obra no centro de desenvolvimento de produtos, que hoje tem cerca de mil profissionais em Camaçari.

Até 2015, a estimativa é de gerar mil empregos diretos com a expansão da fábrica, que contará com investimentos de R$ 2,8 milhões para o Nordeste. O objetivo é aumentar a produção de 250 mil para 300 mil veículos por ano.

“Teremos um crescimento expressivo no número de engenheiros com formação em engenharia mecânica, mecatrônica e elétrica. Tanto para recém-formados quanto os mais experientes”, afirma a gerente de recursos humanos da empresa, Maria Amália Costa, sem revelar os salários.

Outro grande vetor de oportunidades está na indústria de pneus automotivos Continental, que pretende dobrar a capacidade produtiva da planta de Camaçari até 2015. Para isso, a empresa irá injetar US$ 210 milhões. “Isso nos permitirá otimizar processos, instalar novos equipamentos e criar mais 400 empregos diretos ”, afirma o diretor da fábrica, Pedro Matos.

Informações: Interior da bahia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário