terça-feira, 12 de abril de 2011

12 de abril Chico Anysio: 80 anos com mais de 200 personagens


Chico Anysio completa 80 anos hoje dia 12 de abril e ganhará uma festa 

da Redação com Na Telinha
Falar em humor no Brasil é falar de Chico Anysio. Cearense, com um humor genuinamente brasileiro, Francisco Anysio de Paula Filho surgiu no rádio, como comentarista esportivo e radio ator. Nesta terça-feira, dia 12 de abril, o humorista completa 80 anos de vida. Vida que dedicou ao humor desde 1949, quando sua veia humorística tomou conta, passando a redigir 13 programas semanais da linha de shows da Rádio Mayrink Veiga. Participou também de programas de calouros com suas imitações e personagens caricatos com um número que totalizava 32 vozes diferentes. 

Na década de 50, já vencedor de todos os concursos das maiores emissoras de rádio, foi elevado à categoria de hour concour, o que permitiu oportunidade em um novo meio, a televisão.

Em 57 inicia sua trajetória televisiva através da TV Rio, se torna efetivamente conhecido e Walter Clark, então diretor de programação da emissora, coloca Chico em destaque na TV. Com o surgimento do VT (videotape), Carlos Manga, diretor cinematográfico e da TV Rio, convida Chico para tentar algo novo, um programa repleto de personagens do humorista. Nascia o “Chico Anysio Show”. A partir daí, o cearense e seus vários personagens percorreram as maiores emissoras do país: TV Excelsior, Tupi e Record.

Em 1969, o humorista chega à TV Globo. No ano seguinte, estreia o programa “Chico Anysio Especial”, com edições mensais e gravadas em externas. Nesse período, lança também uma série infanto-juvenil, apresentada após o "Jornal Nacional", antecedendo a novela das oito. Em 1973, “Chico City” é fundada, uma pequena cidade que virou metrópole e reunia uma população hilariante, repleta de personagens de Chico Anysio, exibida até 1981.
Na década de 80, “Chico Anysio Show” retorna à TV, dessa vez na Globo, permanecendo por 10 anos no ar, com diversas adaptações e retomadas de formatos antigos, como o próprio “Chico City” e a estação de TV fictícia QCV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário