terça-feira, 22 de março de 2011

O Brasil comemora o Dia Mundial da Água, nesta terça-feira (22)

Governo leva água a 2,4 milhões no semiárido


Portal Brasil 
O Brasil comemora o Dia Mundial da Água, nesta terça-feira (22) com a marca de 480 mil famílias atendidas na região do Semiárido por meio do programa de cisternas. Esse é o resultado de um trabalho desenvolvido desde 2003, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que apoia o projeto e as iniciativas de tecnologias sociais de captação de água das chuvas. Das 480 mil cisternas construídas, 340 mil foram apoiadas diretamente pelo MDS. 
As 480 mil cisternas construídas no Semiárido beneficiam 2,4 milhões de pessoas. Além disso, já foram implantadas com o apoio do MDS 7.433 cisternas para produção de alimentos e 43 nas escolas. A meta do ministério para 2011 é construir mais de 100 mil cisternas para o consumo humano. 
Para a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, o acesso à água para o consumo é uma ação ao mesmo tempo emergencial e estruturante para as famílias que não têm acesso regular a ela. "Emergencial porque muitas vezes é a única forma de a família ter acesso à água sem perder tempo buscando-a a quilômetros de distância de casa. Estruturante porque a família passa a conquistar certa autonomia em relação à gestão do uso da água, mesmo que da chuva. Além disso, o tempo da família, das mães e das crianças, é readequado para atividades como educação, capacitação e mesmo lazer." 
A ação é capitaneada pela Articulação do Semiárido no Brasil (ASA), que congrega cerca de mil entidades da sociedade civil. O projeto considera o acesso à água recurso fundamental para a segurança alimentar, para o aumento da quantidade de alimentos produzidos e a diversificação de processos produtivos locais. 


Fonte: Ministério do desenvolvimento social e combate à fome (MDS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário