domingo, 13 de março de 2011

Ex presidente LULA no Qatar

No Qatar, Lula diz que Brasil é modelo para o Oriente Médio


Em sua segunda aparição como palestrante após deixar o cargo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo, durante evento promovido pela rede de TV Al Jazeera em Doha (Qatar), que o exemplo brasileiro de democracia pode servir de modelo ao Oriente Médio.  
Sem citar diretamente as revoltas populares no mundo árabe (que já derrubaram dois ditadores e puseram a Líbia em estado de guerra civil), Lula saudou a sede por mudanças na região e fez de seu discurso de cerca de 40 minutos, em que quase não houve improviso, um pequeno resumo de seus oito anos na presidência do Brasil.   No início do mês, o ex-presidente havia estreado como palestrante em um evento interno da multinacional LG, em São Paulo. Especula-se que a empresa lhe pagou R$ 200 mil pela participação. A Al Jazeera não divulgou se pagou cachê a Lula pelo discurso deste domingo no Qatar.  
O petista repetiu alguns de seus mantras, como a necessidade de se construir "uma nova ordem política e econômica" e a urgência de "mais liberdade e de mais igualdade" no mundo. Criticou ainda a composição do Conselho de Segurança da ONU, por "não respeitar a nova geopolítica mundial" e relembrou a responsabilidade das grandes potências na crise econômica global de 2008.
O petista discorreu brevemente sobre sua biografia, destacando sua origem humilde, e se autointitulou um produto da democracia ao ter "chegado onde chegou". Também enumerou o que considera as principais realizações de seus oito anos de governo (distribuição de renda por meio de programas sociais, expansão do crédito e acesso à educação).
Jornal Agora


Nenhum comentário:

Postar um comentário