terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

 
FRANCISCO SANTANA - Editoria Crônica
“Quando Deus quis criar a mulher tomou a leveza da folha, a graça da corça, a alegria do sol, as lágrimas do orvalho, a inconstância do vento, a timidez da lebre, a dureza do diamante, a crueldade do tigre, a doçura do mel, o calor do fogo, o frio do gelo, o aroma das rosas, tomou de cada coisa um pouco, misturou... e criou você, MULHER”

Baixinhas, altinhas, magrinhas, gordinhas, atletas, morenas, negras, mulatas, ruivas e branquinhas. Os cabelos ficaram loiros, ruivos, castanhos, pretos, lisos, anelados e crespos. Os olhos ganharam colorações de pretos, castanhos, azuis e verdes.

Se Deus soubesse da confusão que se formou, teria criado um padrão definido. Bem feito! Quem mandou dar a elas a inteligência, perspicácia, astúcia, sensibilidade, senso crítico e dignidade! Confusão geral na humanidade feminina Elas conheceram a chapinha e o cabelo de anelado ficou liso.

Elas conheceram a tinta, e os cabelos passaram a ter cores variadas como caju, amarelo, vermelho, roxo, marrom, cinza e suas nuances. Os olhos, então, nem se fala! Elas conheceram a tal “lente de contato” e variaram suas cores de segunda a domingo.

Um dia é verde, outro é azul, já no outro é preto, tudo isso combinando com a cor da roupa. Sem falar na cirurgia a laser que acaba com a miopia e o uso dos óculos. Inventaram a “academia de ginástica” e as gordinhas emagreceram, as magrinhas ganharam massa muscular e todas ficaram com o corpo torneado, bonito e sensual.

Tudo isso para agradar a elas, às outras para morrerem de inveja e, finalmente, para os olhos masculinos. As preguiçosas que não gostavam de malhar conheceram a “cirurgia plástica” que, em menos tempo que a ginástica, aumentam o bumbum, seios, lábios ou então tiram o excesso. Salve a lipoaspiração! Com certeza, Deus ainda está pensativo. Ele não esperava tanta esperteza e inteligência juntas.

Ele deu a entender e os homens ratificaram que a união conjugal somente seria dissolvida pela morte de um dos cônjuges. Elas se rebelaram, reclamaram, bateram o pé e disseram: “Não! Não! Não! E não! Desculpe-me,

Senhor meu Deus, não é Você que mora com um homem chato, pedante, que reclama de tudo e de todos, não gosta de tomar banho, que cheira a cigarro, suor, a álcool, que me agride com palavras e fisicamente, que chega em casa querendo tudo pronto, toalha no banheiro, comida na mesa e ainda sai reclamando que o bife está mal passado, que o da mamãe é melhor, sempre ausente, irresponsável, esbanjador, três dias na semana é para o joguinho de futebol com os amigos.

Não reconhece o meu valor como esposa e mãe dos seus filhos, impotente, só pensa nele, nunca pergunta se eu ............, deixa para lá, tira duas ou três mal acabadas por mês, se considera o gostosão, não gosta de trabalhar, só pensa em assistir televisão, acha que o lugar da mulher é no fogão ou no tanque, não gosta de sair com a família, canastrão e ainda se acha no direito de ter quantas mulheres quiser. Filho da mãe, não está agüentando a dele e ainda arruma outra ou outras!”

Para resolver esse impasse elas conheceram o divórcio e hoje os homens estão quietinhos em suas mãos. Triste é saber que muitas mulheres, cujo amor acabou, ainda vivem sob o mesmo teto por medo e receio de magoar a igreja, o padre, os vizinhos, os parentes e vivem a sofrer. Já outras não conseguem se desvencilhar do marido porque já apanhou tanto que preferem viver hipocritamente com medo de morrer.

As mulheres são lindas, elas dão opção para qualquer gosto. Ele, Senhor da bondade, ainda não satisfeito com sua obra, presenteou-as com talentos, sensualidade, espiritualidade, crença, graciosidade e muito amor. Ainda insatisfeito, Ele as enfeitou com sabedoria, entendimento, fortaleza, piedade, fé, esperança caridade, prudência, justiça, temperança e ensinou-as a combater a soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e a preguiça. Então, Ele se questionou: “Por que criei essa criatura tão maravilhosa, linda, exuberante, excelsa, magnânima, esperta, culta e inteligente? O que fazer com ela?” Ele coçou a cabeça, andou de um lado para o outro e criou o sopro da vida e a exibiu ao mundo dizendo: “A MULHER É UMA BÊNÇÃO QUE FIZ AO HOMEM E O HOMEM É UMA BÊNÇÃO QUE FIZ ÀS MULHERES”.

A mulher representa a SABEDORIA que deve nos orientar no caminho da vida; A FORÇA, que nos anima e sustenta em todas as dificuldades, e a BELEZA, que adorna todas as nossas ações, nosso caráter e nosso espírito.

Hoje, vou homenagear uma mulher: Maria da Penha Maia Fernandes. Ela foi agredida pelo marido durante seis anos. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda por eletrocução e afogamento. Seu marido só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.

O fato fez com que o Centro de Justiça pelo Direito Internacional e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), juntamente com a vítima, formalizassem uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que é um órgão internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação desses acordos internacionais. O que se fez?

Conhecida como Lei Maria da Penha, a lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 07 de agosto de 2006, aumenta o rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar e com objetivos claros de impedir que os homens assassinem ou batam nas suas esposas, e protege os direitos da mulher. Ela entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

A introdução dessa lei cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Parabéns a você, MULHER, pelo seu Dia comemorado em 08 de março. Que ele seja relembrado, homenageado e festejado todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário