quinta-feira, 10 de março de 2011

Defesa Civil levantará prejuízos de estados afetados por chuvas nos últimos dias

Portal Brasil
A informação foi transmitida pelo porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, no Palácio do Planalto, ao explicar que o ministro solicitou que Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) verifique a situação das barragens nos três estados.

“A presidenta Dilma ligou para os governadores e ofereceu ajuda do governo federal para as áreas afetadas”, disse Baena.
Segundo o porta-voz, somente após a visita e depois que o governo receber detalhes sobre os estragos que será tomada a decisão sobre ajuda financeira para os municípios que tiveram prejuízos com os desastres naturais. A Secretaria Nacional de Defesa Civil dará toda assistência à população atingida pelas enchentes.

MS tem mais 9 cidades em situação de emergência
No estado do Mato Grosso do Sul, os municípios de Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Bandeirantes, Paranaíba, Dourados, Rio Brilhante, Sidrolândia, Maracaju e São Gabriel do Oeste vão decretar estado de emergência por causa das chuvas fortes que atingem o estado de Mato Grosso do Sul. 
O volume de água, o maior desde 1990 segundo a Defesa Civil, provocou enchentes de rios, destruiu pontes e afetou a lavoura das áreas rurais dos municípios.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, o número de pessoas desabrigadas (ou seja, que perderam a casa), desalojadas (casa abandonada por causa da chuva) ou isoladas (por causa das cheias dos rios) já passa de 67 mil. 
Além dos nove municípios, já estavam em situação de emergência as cidades de Aquidauana (com 10,7 mil pessoas afetadas), Anastácio (4,1 mil pessoas), Dois Irmãos do Buriti (1,8 mil pessoas), Coxim (7 mil pessoas) e Miranda (75 pessoas). Essas cidades foram afetadas pelas enchentes dos rios Aquidauana, Taquari e Miranda que, em média, subiram 7,4 metros alagando parte das cidades.
Ainda não foi contabilizado o valor total dos prejuízos causados pela destruição de casas, estradas e pontes e pelo alagamento de diversas lavouras do estado devido às chuvas dos últimos dias.

Previsão de chuvas fortes
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul, coronel Ociel Ortiz Elias, a chuva deu trégua nesta quinta-feira, mas o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) prevê para amanhã muitas nuvens e pancadas de chuva na região mais afetada pelas enchentes (norte do estado).
Segundo o Cptec, deve chover forte nesta quinta-feira em grande parte do Brasil, como em áreas dos estados do Acre, do Amazonas, de Rondônia, do Pará, do Tocantins, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário