quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Comércio varejista baiano registra expansão de 10,1% em 2010



Salvador - Em 2010, as vendas do comércio varejista da Bahia apresentaram expansão de 10,1% na comparação com o ano de 2009. A taxa foi superior à registrada no ano anterior, quando o índice ficou em 7,0%. Todos os ramos do comércio tiveram incremento nas vendas no ano passado - registrando a maior expansão no segmento de móveis e eletrodomésticos, com 23,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgados, em parceria, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento (Seplan).

A maior expansão ficou por conta dos ramos de móveis e eletrodomésticos (23,1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (12,4%), equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (11,7%), tecidos, vestuários e calçados (8,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,9%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebida e fumo (6,4%) - o subsetor de hipermercados e supermercados cresceu 6,7%. Também tiveram desempenho positivo os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (5,6%) e combustíveis e lubrificantes (5,4%).

Ainda no acumulado do ano, os importantes setores de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, que não integram o cálculo do indicador do varejo, sinalizaram a dinâmica da economia, com expansões de 15% e 14,6%, respectivamente.  
Jornalda Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário