sábado, 1 de janeiro de 2011

Geraldo Alckmin volta ao governo e toma posse em SP

01 de janeiro de 2011 10h20 atualizado às 10h23

O governador eleito por São Paulo, Geraldo Alckmin, foi um dos convidados para a plateia do debate. Foto: Fernando Borges/Especial para Terra  
Geraldo Alckmin (PSDB) volta ao governo 
de São Paulo após concorrer à presidência em 2006
Foto: Fernando Borges/Especial para Terra
Simone Sartori - Hermano Freitas   Direto de São Paulo

O novo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi empossado às 10h14 deste sábado, 1º de janeiro, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, na zona sul da capital paulista. A cerimônia também empossou o vice, Guilherme Affif Domingos (DEM).

O novo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assume pela terceira vez o posto após obter 50,63% dos votos válidos (11.519.314), contra 35,23% do segundo colocado Aloizio Mercadante (PT), que teve 8.016.866 votos. Alckmin será o titular do quinto governo seguido do PSDB, que emplaca nomes para o cargo desde o pleito de 1994, com a primeira eleição de Mário Covas. 

Sucede Alberto Goldman, também tucano. Seu vice é o ex-secretário de Emprego do governo José Serra, Guilherme Afif Domingos (DEM), indicação do mais importante partido aliado. Compõem ainda a aliança o PMDB paulista, PSC, PPS, PHS e PMN.

Nascido em Pindamonhangaba em 1952, Alckmin começou a vida política eleito vereador daquela cidade aos 19 anos, ainda estudante de Medicina. Aos 23, tornou-se prefeito. Em 1982, pelo PMDB, venceu as eleições para deputado estadual e quatro anos depois para a Câmara dos Deputados em Brasília.

Alckmin formalizou sua filiação ao PSDB em 1988, concorrendo à reeleição como deputado federal em 1990. Na eleição seguinte, concorreu ao governo de São Paulo como vice de Mário Covas e ambos foram eleitos. A dobradinha foi vitoriosa novamente em 1998.Com a morte de Covas, 

Alckmin assumiu o governo em 2001. No ano seguinte foi às urnas e se reelegeu para um segundo mandato. Após disputas internas no PSDB, foi nomeado candidato à Presidência em 2006 e perdeu a disputa no segundo turno para o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi reeleito.

Redação terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário