segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Brasil será país de ponta na prevenção de desastres

Meteorologista diz que com novas máquinas, Brasil será país de ponta na prevenção de desastres

Da Agência Brasil
Brasília - O meteorologista do Centro de Prevenção do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Marcelo Barbio Rosa disse que com a chegada de novas máquinas para a previsão do tempo, o Brasil será um dos países de ponta na prevenção de desastres climáticos. Ele destacou, no entanto, que, se as informações não forem enviadas com qualidade, a prevenção será falha.
“Já temos condições técnicas no que se refere à parte computacional, vamos poder detalhar com maior precisão onde pode chover mais ou menos, como foi o caso das chuvas no Rio. Mas se não tivermos softwares adequados, será impossível. Obviamente que estamos falando de prevenção, não dá para saber com certeza”, destacou o meteorologista, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
Marcelo Barbio disse ainda que a informação do Inpe sobre chuvas e precipitações é passada para os órgãos da Defesa Civil de forma direta e que essa é a sua função. "Como ela chegará à população não está a cargo do Inpe".
Ele cita os Estados Unidos como exemplo a ser seguido pelo Brasil. “Lá, o país inteiro é coberto por radar, que é controlado por apenas um órgão, e isso facilita bastante. Aqui no Brasil, cada estado controla o seu radar e, em um momento de crise, fica difícil coordenar todo mundo”, afirmou.
O presidente do Serviço Geológico do Estado do Rio, do Departamento de Recursos Minerais, Flávio Erthal, considera uma catástrofe o que ocorreu na região serrana do Rio. Ele disse que no Brasil não existem instrumentos para medir esse tipo de fenômeno.
“Não temos estações meteorológicas na região onde houve a chuva forte. Da mesma forma que temos que dar prioridade para o emprego e para o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], temos que dar também para a questão dos desastres naturais”, lembrou.
Edição: Graça Adjuto e Talita Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário