sábado, 11 de dezembro de 2010

Irmã Dulce será beatificada em 2011

Papa Bento XVI autoriza processo religioso e freira baiana será chamada de "Bem-aventurada Dulce dos Pobres"
 
Diário SP
O Papa Bento XVI autorizou nesta sexta-feira a beatificação da freira baiana Irmã Dulce. A religiosa passará a ser chamada de "Bem-aventurada Dulce dos Pobres" após cerimônia a ser celebrada provavelmente no primeiro semestre do ano que vem.

O processo de beatificação da brasileira começou em janeiro de 2000, mas somente em 2009 Irmã Dulce foi considerada venerável, o que significa dizer que ela teve vida de santidade.

Para a Igreja Católica, ser beato ou bem-aventurado é reconhecimento de uma vida cristã em grau heróico. Agora, a religiosa terá seu nome incluido pelo Vaticano no calendário de festas litúrgicas dos católicos.

Irmã Dulce nasceu em 26 de maio de 1914 e morreu no dia 13 de março de 1992. O processo de beatificação é uma das etapas para a canonização, onde o papa reconhece o cristão como santo. Para alcançar o título de beata foi necessário reconhecimento de um milagre, ainda não revelado pelo Vaticano. Especula-se que ela intercedeu por uma mulher que sofreu hemorragia pós-parto. Se outro milagre for reconhecido pela Igreja, Irmã Dulce pode ser
canonizada.
foto: Divulgação
Religiosa nasceu na Bahia em 1914 e morreu em 1992
 
 
Sobre a religiosa
Irmã Dulce se notabilizou pelas obras de caridade e assistência aos pobres. Com 13 anos começou a ajudar doentes e mendigos. Ainda adolescente, tentou ingressar pela primeira vez no convento, mas não foi autorizada, pois era muito nova.

Saiba mais sobre a religiosa clicando
aqui.
Voltar

Índia dá à luz bebê gigante no Amazonas

Diário SP
A indígena Rosinete Cardoso de Souza, de 42 anos, da etnia Mundurucu, deu à luz a uma menina de 7,1 kg e 60 centímetros de altura, tamanho de uma criança de cinco meses.
Rosinete é mãe de dez filhos e, segundo ela, não é a primeira vez que dá à luz a uma criança com peso elevado.
A família vive na aldeia kuatá, em Borba, interior do Amazonas. A criança, chamada de Gisela Cardoso de Souza, nasceu na terça-feira. Segundo médicos, o estado de saúde da menina é considerado estável.

MST anuncia onda de ocupações em SP para janeiro

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou uma nova onda de ocupações no estado de São Paulo. Chamada de "Janeiro Quente", ela terá início a partir da segunda quinzena de janeiro, sem prazo para terminar. O objetivo é ocupar pelo menos 50 propriedades rurais nas regiões do Pontal do Paranapanema, Alta Noroeste, Noroeste e Alta Paulista.

O anúncio foi feito neste sábado pelo líder da ala dissidente do MST, José Rainha Júnior, após encontro com 1,5 mil líderes sem-terra, que se reuniram num circo armado no bairro rural de Engenheiro Taveira, em Araçatuba, a 535 km DCE São Paulo. Nas ocupações, o grupo de Rainha, que controla 12 acampamentos com 2,5 mil acampados, vai contar com ajuda de outros grupos de luta pela terra, como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), União dos Trabalhadores da Terra (Uniterra), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e sindicatos de trabalhadores rurais ligados à Central Única do Trabalhador (CUT), que também anunciaram participação nas ocupações.

Seis municípios representam 25% do PIB, diz IBGE

SP ainda é a principal economia, mas viu sua participação encolher de 12,1% para 11,8% entre 2007 e 2008
 
Jacqueline Farid, da Agência Estado
RIO - Os seis municípios com as maiores participações no Produto Interno Bruto (PIB) do País, todos capitais, representavam, em 2008, aproximadamente 25% do PIB brasileiro: São Paulo (SP), 11,8%; Rio de Janeiro (RJ), 5,1%; Brasília (DF), 3,9%; Curitiba (PR), 1,4%; Belo Horizonte (MG),1,4% e Manaus (AM), 1,3%. São Paulo, apesar de se manter como a principal economia, perdeu participação no PIB brasileiro de 2007 (12,1%) para 2008. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 10, na pesquisa PIB dos Municípios, realizada pelo IBGE.

Os cinco municípios de menor PIB em 2008 foram: Areia de Baraúna (PB), São Luis do Piauí (PI), São Félix do Tocantins (TO), Santo Antônio dos Milagres (PI) e São Miguel da Baixa Grande (PI), em ordem decrescente.

SÃO PAULO Chuva deixa toda capital paulista em estado de atenção

Agência Estado  PRISCILA TRINDADE
Toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção no final da tarde de hoje 11 por causa da chuva que atinge a capital. Devido às altas temperaturas e à umidade vinda do oceano, pancadas de chuva de até forte intensidade se formaram e atingiram a região sul no início da tarde.

As 18h30, a cidade registrava três pontos de alagamento, sendo um intransitável na Estrada do M''Boi Mirim, sentido bairro. Os outros dois alagamentos estão na Marginal do Tietê, sentido Rodovia Castelo Branco, perto da Ponte da Vila Guilherme e junto da Ponte Cruzeiro do Sul.

Roberto Carlos fará show gratuito em Copacabana no Natal

Festa de réveillon deste ano terá como atrações principais Zeca Pagodinho e Daniela Mercury; cerca de um milhão de pessoas devem fazer parte da plateia

Marília Lopes - Central de Notícias  
SÃO PAULO - O cantor Roberto Carlos fará um show gratuito na praia de Copacabana no dia 25 deste mês, a partir das 21h30. Será o especial de Natal do cantor na Rede Globo, que, pela primeira vez, será transmitido ao vivo. Segundo a Riotur, o público esperado para o show é de um milhão de pessoas.
José Patrício/AE
José Patrício/AE
Show terá participação especial da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis

O palco será montado na praia em frente ao Hotel Copacabana Palace. O show terá a participação especial da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, que no carnaval de 2011 vai contar a vida do cantor e compositor.  

Veja também:
linkRéveillon na Paulista terá shows do Capital Inicial e Banda Hori

Shoppings já fecham mais tarde para o Natal

Em 2009, horas extras foram responsáveis por 10% das vendas em dezembro

Valéria França, de O Estado de S. Paulo

Consumidores aprovam a ideia de ampliar horário de funcionamento.


SÃO PAULO - As compras de Natal já mudaram os horários de alguns shoppings de São Paulo. É o caso do Pátio Paulista, na região central, e do MorumbiShopping, na zona sul, que estão funcionando até as 23 horas - e não às 22 horas, como de costume. Neste fim de semana, outros centros começam a oferecer a mesma comodidade a seus clientes.


"Os shoppings podiam fechar sempre mais tarde", diz Ana Paula Destro, de 29 anos, mãe de Julia, de 2. "Para uma cidade como São Paulo, encerrar as atividades às 22 horas é muito cedo. Muitas vezes saio do cinema e não tenho onde comer, porque a praça de alimentação já fechou. Agora, no Natal, o novo horário vai facilitar muito."

Em geral, não são apenas as lojas que funcionam uma hora a mais. Os outros serviços oferecidos, como o Papai Noel, cafés, restaurantes e valet, também vão até mais tarde.

Casais gays ganham direito a pensão

AE - Agência Estado
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o governo tomou duas medidas que pretendem ajudar no combate à discriminação contra homossexuais. A primeira foi oficializar a política de estender benefícios da Previdência a companheiros de homossexuais. A segunda, publicar finalmente o decreto que regula a criação do Conselho Nacional de Combate à Discriminação.

A determinação de estender as pensões em caso de morte para parceiros de homossexuais foi feita por meio de um decreto do Ministério da Previdência e altera a base de reconhecimento de uniões estáveis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente, o instituto admite a união estável, mas apenas para casais heterossexuais. A concessão de pensão já ocorria desde 2000, mas apenas porque tinha como base uma liminar da justiça federal, que poderia cair a qualquer momento. Com a portaria de ontem, o pagamento nesses casos fica garantido.

Para comprovar o relacionamento, os casais terão de apresentar no mínimo três documentos, como a declaração de Imposto de Renda do segurado, com o beneficiário na condição de dependente; testamento; declaração especial feita perante tabelião (concubinato) ou conta bancária conjunta. Os critérios são os mesmos fixados pelo Código Civil para o reconhecimento da união estável de heterossexuais.

O INSS também aceita outras declarações para provar a união das pessoas do mesmo sexo, como prova de mesmo domicílio; procuração ou fiança reciprocamente outorgada; registro em associação de qualquer natureza, onde conste o interessado como dependente do segurado; anotação constante de ficha ou livro de registro de empregado; apólice de seguro da qual conste o segurado como instituidor do seguro e a pessoa interessada como beneficiária; ficha de tratamento em instituição de assistência médica e escritura de compra e venda de imóvel pelo segurado em nome do dependente.


Decretada a prisão temporária de quatro suspeitos de assassinar o prefeito de Jandira

Adilson Alves de Souza e Lázaro Teodoro Faustino foram presos com vestígio de pólvora nas mãos


Ricardo Valota, do estadão.com.br
SÃO PAULO - O Setor de Homicídios - localizado em Santana de Parnaíba, Grande SP, da Delegacia Seccional de Carapicuíba, cidade vizinha, conseguiu, no início da madrugada deste sábado, 11, com um juiz de plantão na capital paulista, a prisão temporária dos quatro suspeitos de participação no assassinato do prefeito de Jandira, Walderi Bráz Paschoalin (PSDB), crime ocorrido na manhã de sexta-feira, 10.  

Policiais esperam chegada de documento para transferir os 4 suspeitos a algum CDP

Como durante a noite e aos finais de semana não há como se obter esse tipo de documento na região, o delegado titular do Setor de Homicídios, Zacarias Katzer Tadros, recorreu a um juiz de São Paulo e conseguiu a prisão de Adilson Alves de Souza, Lázaro Teodoro Faustino, detidos logo após o crime e com vestígio de pólvora nas mãos. A dupla é apontada pela polícia como autora dos disparos contra o prefeito.

   
Veja também:  linkPrefeito é morto em Jandira
linkMotorista baleado em Jandira continua em estado grave

A prisão temporária se estende também a Cristiano dos Santos e Felipe dos Santos, localizados pela polícia com material inflamável, que possivelmente seria utilizado para queimar o veículo utilizado pelos criminosos. Os quatro suspeito passavaram por exame de corpo de delito no IML de Osasco e às 3h20 deste sábado já haviam retornado para Santana de Parnaíba.
Na manhã deste sábado, os suspeitos foram transferidos para a cadeia pública de Carapicuíba. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) também confirmou que exames residuográficos mostraram a presença de pólvora na mão de todos os suspeitos.
O blog XiqueBrasil agradece ao nosso novo seguidor RICARDO GUIMARÃES, seja bem vindo, lhe agradecemos por confiar em nosso trabalho. Fique certo de que tentamos fazer o melhor para leva-los a informação. Obrigado por nos seguir.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PREFEITO DO INTERIOR DE SÃO PAULO É ASSASSINADO

Vereador de Jandira afirma que morte de prefeito teve motivação política

 

Segundo ele, dois vereadores foram mortos na cidade do interior de São Paulo em julho

Walderi Braz Paschoalin, de 62 anos, estava em seu terceiro mandato como prefeito de Jandira - Miguel Schincariol / AE 
O líder do governo na Câmara dos Vereadores de Jandira (SP), Francisco de Alexandria, do PSDB, afirmou nesta sexta-feira que o assassinato do prefeito da cidade, Walderi Braz Paschoalin, foi um crime com motivação política e encomendado.
— Eu tenho certeza de que foi um crime político e encomendado. Eu não tenho medo de falar isso. Ele não tinha inimigo, era um pai de família que dava muita assistência à família, e era muito amigo dos mais carentes.


Foto: Fachada Rádio Astral, onde o prefeito ia participar de programa semanal (Crédito: Nelson Antoine, AE)

O vereador ressaltou que a cidade tem histórico de crimes e ameaças contra políticos.
— Tenho outros amigos meus que foram ameaçados, mataram um vereador na gestão passada — afirmou.
Em julho, durante a administração de Braz, mais dois vereadores foram mortos na cidade.

Crime


Na manhã desta sexta-feira, o prefeito de Jandira e o segurança Wellington Martins foram baleados em frente a uma emissora de rádio da cidade. O prefeito morreu no local.

Segundo a Polícia Militar, foram usados no atentado uma pistola e um fuzil. A polícia estima que os tiros foram dados por, pelo menos, duas pessoas. Um deles usava uma máscara.

O carro onde estavam o prefeito e o segurança foi interceptado por um veículo modelo Focus, da Ford. Um automóvel com as mesmas características foi encontrado mais tarde na periferia da cidade. Pelo menos dois suspeitos estão detidos.
        

AGÊNCIA BRASIL

Prefeitura de Xique Xique, divulga tabela de pagamento para 2011

A Prefeitura de Xique-Xique lançou nesta semana a tabela de pagamento dos seus servidores para o Ano de 2011.


O DPVAT Seguro obrigatório por acidentes de trânsito ficará mais caro em janeiro

Valor da indenização por morte ou invalidez, no entanto, não será reajustado


Celso Martins, da Record Minas
O DPVAT (Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), usado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito de todo o país, será reajustado em 7,7% para automóveis, motos, motocicletas, caminhões e caminhonetes a partir de janeiro de 2011. Para ônibus micro-ônibus, o reajuste será de 15%. O aumento foi autorizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) e publicado nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União.

O seguro deverá ser pago por 63 milhões de veículos (frota nacional). Com o reajuste de 7,7%, os proprietários de automóveis vão pagar no ano que vem R$ 101,16 e de motos e motocicletas R$ 247,42. O valor do DPVAT para motos e micro-ônibus será de R$ 396,49 - esse valor vale para os ônibus do transporte coletivo. Em 2011, os proprietários de caminhões vão pagar R$ 105,68.

 

O seguro obrigatório deve ser pago pelos donos de veículos de todo o país junto com a primeira parcela do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores), taxa de licenciamento e as multas aplicadas pelos órgãos de trânsito. Somente depois da quitação dessas obrigações é que é emitido o Certificado de Registro de Licenciamento (documento que garante a circulação dos veículos).

Tribunal de Contas de Salvador (BA) rejeita gastos de prefeito

João Henrique Carneiro (PMDB) teria gasto mais do que arrecadado em 2009

 
Do R7, com Fala Brasil
O Tribunal rejeitou por unanimidade os gastos feitos pelo prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) em 2009. Entre as irregularidades nas contas da prefeitura estão o descumprimento da lei de Responsabilidade Fiscal, a assinatura de contratos sem licitação e a falta do repasse obrigatório dos 25% do orçamento para educação.  
O parecer ainda precisa ser julgado pela Câmara municipal de Salvador. Se condenado, João Henrique ficará inelegível pelos próximos oitos anos, de acordo com a lei Ficha Limpa.

LULA AFIRMA QUE RICOS NÃO PRECISAM DE AJUDA DO ESTADO

No Nordeste, presidente defendeu atuação para a parcela mais pobre da população


Da Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (10) que o Estado deve privilegiar as ações voltadas às classes mais pobres do país. Para Lula, os ricos não precisam do Estado. As declarações foram dadas durante cerimônia de assinatura para obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

- Dê a um pobre R$ 10 que ele vira consumidor, dê a um outro cidadão [rico] R$ 1 milhão que ele vira especulador. Essa é a diferença básica do crescimento econômico desse país.


Lula afirmou que, ao contrário das classes mais pobres, os ricos não precisam de auxílio do Estado.


- As pessoas pensam que o Lula só cuida de pobres, o Bolsa Família é para pobre, o Luz para Todos é para Pobre. Primeiro que o Estado é para cuidar dos pobres, os ricos não precisam do Estado. Quem precisa do Estado é a parte mais pobre do país.


Segundo Lula, os dados divulgados na quinta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o país poderá crescer entre 8,4% e 8,5% neste ano, mas isso só valerá a pena se houver distribuição de renda.

PANE NO METRÔ DE SÃO PAULO, DEIXA TRABALHADORES IRRITADOS

Estação Barra Funda é liberada após pane no Metrô


Plataforma chegou a ter os portões fechados e a venda de bilhetes suspensa
Do R7
Fernando Gazzaneo/R7 
Fernando Gazzaneo/R7

A estação Barra Funda, na região central de São Paulo, ficou lotada 
após falha no Metrô

A entrada de usuários na estação Barra Funda, na região central de São Paulo, estava liberada às 21h desta sexta-feira (10). Ela chegou a ter os portões fechados e avenda de bilhetes suspensa por causa de uma falha em um equipamento do Metrô na linha 3-Vermelha, no início da noite. A fila para compra de bilhetes, no entanto, era grande.

Às 21h30, o intervalo entre os trens era de cerca de dois minutos e as estações Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabaú e Sé apresentavam movimento tranquilo de passageiros.

Por causa do problema, as estações do ramal sofreram com a lotação de usuários. Por volta das 19h20, na estação Barra Funda, na região central da capital, os portões foram fechados e a venda de bilhetes foi suspensa por causa do problema.


O Metrô informou que as portas foram fechadas para "conter o fluxo de pessoas e garantir a segurança dos usuários". A liberação de entrada de pessoas, segundo a empresa, vai acontecer gradualmente, conforme a plataforma for esvaziando. Não há previsão para a normalização do sistema.


*Colaborou Miguel Arcanjo, editor de Famosos e TV do R7

Casseta & Planeta urgente" sairá do ar no final de dezembro, informou a Central Globo de Comunicação

Casseta & Planeta sai do ar


 Para os fãs do entretenimento,vão fica triste ainda mais do  programa   Casseta & Planeta , pois depois de 18 anos no ar, o humorístico "Casseta & Planeta urgente" sairá do ar no final de dezembro, informou a Central Globo de Comunicação.  A decisão foi informada à equipe técnica.
Os comediantes terão férias após o fim de dezembro. Um novo projeto de humorístico com Hubert, de la Peña, Beto Silva, Maria Paula, Reinaldo, Claudio Manuel e Marcelo Madureira deve entrar no ar a partir do segundo semestre de 2011. Não há uma ideia de como será o novo programa. "Se a gente tivesse uma não precisaríamos sair dessa forma", brinca de la Peña, em entrevista ao G1 "Não dá para trocar pneu com o carro andando, só conversamos até a parada", completa.

O humorista diz que o fim do "Casseta & Planeta urgente", que era transmitido sempre às noites das terças-feiras, ocorre após um período de "inquietação do grupo" e não teve relação com alguma decisão da TV Globo. E também aproveita para ressaltar que o objetivo não é que cada integrante crie um projeto solo com o hiato. "O grupo continua trabalhando junto. Estamos na televisão desde 1988, com o 'TV pirata', e sempre tínhamos uma parada no mês de janeiro. Nunca dava tempo de repensar o programa, o seu fim tem tudo a ver com os 19 anos que ele faria", comenta.

De acordo com de la Peña, uma preocupação em relação a nova atração é que ela continue popular. "Temos de pensar no público que assiste à TV aberta. É um veículo extremamente popular, não dá para fazer TV a cabo no horário nobre".
Postado por: Henrique Mena do Blog Entretenimento

HÁ POUCO PARA SE COMEMORAR NO DIA DOS DIREITOS HUMANOS


A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 62 anos na sexta-feira, dia 10, mas há pouco para se comemorar nessa data. O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu vem a público manifestar sua preocupação com as constantes violações dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana.
Por ser o primeiro documento internacional que afirma a universalidade dos direitos básicos e a igualdade entre todos os seres humanos, a Declaração é considerada um marco para a proteção e respeito dos direitos humanos.
Falta muito, porém, para que os preceitos declarando que todos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos sejam uma realidade. As constantes violações de direitos humanos continuam sendo praticadas por meio de padrões enraizados de discriminação, desigualdade e exclusão.
Entendemos que o vácuo existente entre a vontade das autoridades de garantir direitos e a sua implementação é devido ao poder que os interesses econômicos exercem sobre as instituições republicanas.
Violações dos direitos humanos econômicos, sociais e culturais continuam sendo praticadas em presídios, em conflitos agrários, contra povos indígenas no Brasil e, sobretudo, contra a população de baixa renda, atingida pela prática da criminalização da pobreza.
         O custo humano dessa política não se justifica! Hoje temos a polícia que mais mata e mais morre no mundo, num quadro trágico que já alcançou índices recordes, jamais vistos anteriormente.
Entre os direitos com maior histórico de violações, o direito à vida é um dos mais golpeados, mormente quando se trata de adolescentes e jovens, maiores vítimas de homicídios no Brasil.

Jornal o Farol PR


EUA criticam o presidente Lula na questão ambiental

  Por Redação - de Brasília   Correio do Brasil
Amorim na ONU
Amorim é o chefe da diplomacia brasileira

Mais uma série de documentos publicados no sítio WikiLeaks e divulgados na imprensa mundial revela as críticas dos EUA à diplomacia brasileira durante as negociações internacionais do clima, entre 2008 e 2010. Em um dos vários telegramas escritos por diplomatas norte-americanos, o texto é irônico ao tratar da liderança do Brasil na cúpula do clima de Copenhague, no final de 2009.
Na mensagem, a diplomata Lisa Kubiske diz que “Lula cacarejou” suas conquistas ambientais e sua capacidade de costurar um acordo e acrescenta que o Brasil teria passado uma imagem de “herói” e “cavaleiro branco”. Os documentos, revelam ainda que os EUA exercitaram a estratégia de tentar conquistar o apoio brasileiro às suas propostas com o enfraquecimento do Itamaraty em favor do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Durante o encontro de nações, ainda segundo o WikiLeaks, EUA e China negociaram um acordo para manter os atuais níveis de poluição no mundo.
De acordo com o sítio fundado pelo jornalista Julian Assange, preso em Londres, o embaixador do Brasil para o clima, Sergio Serra, teria dito que “quem lidera as negociações é o Itamaraty, e Carlos Minc (na época ministro do Meio Ambiente) fala apenas sobre as suas opiniões pessoais”.
A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata derrotada à Presidência da República, Marina Silva, para os norte-americanos, trata-se de uma pessoa “inflexível e absolutista nas questões ambientais”. Carlos Minc, por sua vez, era visto como pragmático e parceiro-chave dos EUA para defender que países como China e Índia deveriam ter metas.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Veja o que a medicina faz para vencer o câncer de mama

Doença é o tipo de carcinoma que mais mata mulheres no país

Do R7, com Jornal da Record
Apesar de equipamentos precisos, exames reveladores e remédios cada vez mais eficazes, o câncer de mama ainda é o que mais mata as mulheres brasileiras.

Os registros mostram que nos últimos dez anos houve um aumento no número de mortes. Em 2008, quase 12 mil mulheres morreram vítimas de câncer de mama, 33 por dia. Em 1999, foram mais de oito mil.


Até os anos 70, só 30% dos casos de câncer de mama tinham diagnóstico precoce. Na maioria das vezes, quando a mulher descobria a doença, o tumor já tinha se espalhado pelo corpo. Por isso o número de mortes era muito maior.


A partir da década de 80, o exame de mamografia provocou uma revolução ao permitir que os médicos vissem o que não podia ser tocado. Com isso, aumentaram as chances das pacientes sobreviverem.


Além disso, laboratórios bem montados, permitem saber exatamente qual o tipo de tumor de cada mulher.


Nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor quando apalpado, são os sintomas mais comuns da doença, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Alckmin vai ganhar R$ 18.725 como governador em 2011

Assembleia aprovou reajuste para cargos do Executivo paulista

Do R7
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (9) o reajuste para os cargos do Executivo no Estado. Em 2011, o governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) vai receber R$ 18.725.
Os deputados também aprovaram o reajuste para o vice-governador e para os secretários do governo. Guilherme Afif Domingos, eleito vice na chapa de Alckmin, vai receber R$ 17.789.

Os secretários de governo vão receber R$ 14.980 de salário, de acordo com o reajuste aprovado hoje.

Marquise desaba e deixa feridos na região central de SP

Uma pessoa teve fratura exposta; trânsito foi interditado em rua do Brás

Do R7, com Agência Record
A marquise de um prédio na avenida Rangel Pestanarua, esquina com Maria Marcolina, no Brás, região central de São Paulo, desabou por volta das 19h desta quinta-feira (9) e deixou ao menos duas pessoas feridas. 
A estrutura caiu sobre vários carros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das vítima teve fratura exposta e foi levada para um hospital da região.

Viaturas da 3ª Cia do 13° Batalhão, do Corpo de Bombeiros, e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão no local. A Defesa Civil foi acionada. 


Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a rua Maria Marcolina foi totalmente interditada e a fiação de energia foi danificada. A área está sem energia.

Professores fazem ato contra violência em faculdade de MG

 Corpo de Kássio, morto na faculdade por um de seus alunos, foi sepultado nesta quinta


Renata Galdino, do jornal Hoje em Dia
Maurício de Souza/jornal Hoje em DiaMaurício de Souza/jornal Hoje em Dia

Corpo de Kássio Vinícius foi sepultado às 14 horas no Cemitério Parque da Cachoeira, em Betim
Professores de escolas particulares e públicas de Belo Horizonte se reúnem no final da tarde desta quinta-feira (9) na Praça Sete, região central da capital mineira, em um ato de repúdio ao assassinato do professor de Educação Física Kássio Vinícius Castro Gomes, 39 anos, morto na de terça-feira (7), no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. O corpo do professor foi sepultado às 14h, no cemitério Parque da Cachoeira, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O professor foi esfaqueado no tórax por Amilton Loyola Caires, 23 anos, aluno do 5º período da faculdade. O universitário foi preso na madrugada de quarta-feira (8), quando chegava em um táxi no prédio onde mora com a família, no bairro União e confessou o crime.

Senado aprova novo Código de Processo Penal

 

Pacote com novas leis, como o fim da prisão especial e a necessidade de dois juízes por processo, agora seguirá para apreciação da Câmara


Felipe Recondo - O Estado de S.Paulo
O texto do novo Código de Processo Penal (CPP) foi aprovado ontem pelo plenário do Senado e será encaminhado agora para a Câmara dos Deputados. A reforma do texto, de 1941, destaca o fim de uma série de privilégios, como a prisão especial, e estabelece grande número de direitos para as vítimas.

Para Demóstenes Torres (DEM-GO), que presidiu a comissão de senadores encarregada de elaborar o novo CPP, entre seus méritos está o fim das chamadas "prisões especiais" para autoridades e para quem tem curso superior. "Qual a diferença entre um pedreiro assassino e um senador assassino? São todos criminosos e devem ir para o mesmo lugar."

Em compensação, o novo texto eleva para 16 o número de medidas cautelares à disposição dos juízes (para evitar que o investigado seja levado antecipadamente para a cadeia), reforça a garantia de julgamentos com isenção e diminui os recursos judiciais que facilitam a prescrição dos processos e, por consequência, estimulam a impunidade. O novo código permitirá que o juiz mantenha o suspeito nas ruas, mas adote medidas que garantam o bom andamento do processo.

Um magistrado poderá, por exemplo, determinar a prisão domiciliar do investigado, o monitoramento eletrônico, proibir que ele tenha contato com determinadas pessoas ou frequente certos lugares. Também haverá modificações quanto ao pagamento da fiança, garantindo que ela se torne efetivamente um instrumento para penalizar quem está sendo denunciado ou investigado por um crime.

O texto ainda busca regular o prazo máximo para a prisão preventiva - o que não existe atualmente. O novo CPP prevê, para os crimes com pena máxima inferior a 12 anos, um prazo de até 540 dias. Para os crimes com penalidade superior a 12 anos, o tempo máximo para que o investigado permaneça preso será de 740 dias.

Nove policiais militares são presos suspeitos de matar jovem na Bahia


Rapaz de 21 anos desapareceu no dia 2 de outubro
Agência Estado

Nove policiais militares foram presos e dois tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça baiana após o laudo da Polícia Civil apurar que as cápsulas de pistola localizadas próximas à casa de um jovem abordado pela Polícia Militar e encontrado morto são as mesmas das armas utilizadas pelos policiais.
Oito PMs foram presos em Barreiras; outro em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Em 2 de outubro deste ano, Evandro Oliveira Santana, de 21 anos, foi abordado por PMs e colocado num veículo, desaparecendo em seguida. Duas semanas depois, o corpo do jovem foi encontrado com marcas de mutilação e espancamento.
Segundo o que a polícia apurou com algumas testemunhas, Santana teria sido confundido com o irmão gêmeo, que tem passagem por roubo e vinha sendo ameaçado de morte pelos policiais.

Para 64% dos brasileiros, corrupção aumentou nos últimos 3 anos

 

O levantamento aponta ainda que o Brasil é um dos 23 países em que menos de 6% da população assume já ter praticado subornos para instituições e serviços, de saúde e educação, a autoridades fiscais.

De acordo com a pesquisa, as tendências de percepção da corrupção são mais negativas na Europa e América do Norte, onde 73% e 67% das pessoas, respectivamente, acreditam que a corrupção aumentou. Apesar dos resultados, o levantamento também informa que sete de cada dez pessoas estariam dispostas a denunciar um incidente de corrupção.


Falta de confiança nos agentes públicos 
O levantamento aponta ainda que poucas pessoas em todo o mundo confiam em seus governos ou políticos. Oito de cada dez dizem que os partidos políticos são corruptos ou extremamente corruptos. O funcionalismo público e o parlamento são considerados, em seguida, as instituições mais corruptas. Metade dos entrevistados afirmaram que as ações de seus governos para deter a corrupção são ineficazes.

Goiás perde nos pênaltis para Independiente na Sul-Americana

Goiás perdeu o título para o Independiente na decisão por pênaltis na última batalha da Copa Sul-Americana

Folha Online
Goiás perde nos pênaltis para Independiente na Sul-Americana
Goiás perdeu o título para o Independiente na Sul-Americana

Na última batalha da Copa Sul-Americana, o Goiás perdeu o título para o Independiente na decisão por pênaltis (5 a 4) na madrugada desta quinta-feira. O time goiano já havia sido derrotado por 3 a 1 durante o tempo regulamentar, no estádio Libertadores de América, na Argentina.
O time esmeraldino, que venceu o primeiro duelo por 2 a 0, poderia perder por até um gol de diferença para ser campeão. A derrota por 3 a 1, contudo, levou a decisão para os pênaltis após uma disputa de 120min. A equipe goiana até suportou a pressão dos argentinos, empurrados por 40 mil pessoas, mas ficou com o vice-campeonato.
Com o título, os argentinos garantiram vaga na Taça Libertadores do próximo ano. O título era a única chance do Goiás terminar a temporada de cabeça erguida, uma vez que o clube fracassou no Estadual, na Copa do Brasil e ainda foi rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Lula admite 'pedras no sapato' entre PT e PMDB

EUGÊNIA LOPES - Agência Estado
Em jantar ontem à noite, com o PMDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que na relação entre dois partidos grandes como o PT e PMDB, sempre haverá problemas. "São pedras no sapato, mas isso se resolve devagar, uma a uma", afirmou Lula. O jantar foi fechado, na residência do senador eleito Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Numa referência à aliança feita em seu governo e à que está sendo formada para o governo Dilma Rousseff, Lula disse que "dois partidos importantes como o PMDB e o PT se juntaram e, com isso, a chance agora de dar certo é de 99,99%, e de dar errado é nenhuma". O presidente lembrou ainda que graças ao PMDB, Dilma conseguiu obter mais votos em sua eleição do que ele em 2002.
No discurso, Lula ressaltou também que os dois partidos têm que ter responsabilidade com a inflação. Segundo ele, só alguns setores ganham com a alta dos preços e o maior penalizado é o trabalhador. O vice-presidente eleito, Michel Temer, também fez um rápido discurso, enaltecendo o tratamento dado pelo presidente ao PMDB em seu governo. "O tratamento que o senhor deu ao PMDB foi compatível com a grandeza do partido", disse Temer.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

AERONAVE COR DE ROSA, ENTRA NA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

ANA PAULA APRATO/JC
 

A empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras e o Insituto da Mama no Rio Grande do Sul (Imama) lançaram em conjunto uma campanha inovadora para a prevenção do câncer de mama: um jato 195 da empresa, com a parceria da Embraer, foi pintado de rosa, simbolizando a luta contra a doença. Para pilotá-lo foi selecionada uma tripulação totalmente formada por mulheres que veste apenas uniformes na cor rosa. O avião aterrissou em Porto Alegre, no aeroporto Salgado Filho, nesta terça-feira (7), como parte das ações da Semana Rosa e Azul, que vai até o dia 14. Durante a semana são distribuídos folhetos e realizadas diversas palestras sobre o tema e sobre a importância da prevenção. No total, 14 aeroportos receberão a visita da aeronave, que continuará voando com as cores da campanha por três anos.
Jornal do Comécio de Porto Alegre

FIÉIS HOMENAGEIAM NOSSA SENHORADA CONCEIÇÃO

Foto: Fábio Dutra
Fiéis homenageiam Nossa Senhora da Conceição
Fiéis acenderam velas, agradeceram por graças alcançadas e fizeram novos pedidos
 
Ao longo desta quarta, 8,  foi realizada mais uma edição da festa em honra a Nossa Senhora da Conceição, ponto máximo das homenagens à santa iniciadas em 29 de novembro, quando começou a novena preparatória. Hoje, os festejos tiveram início a partir das 8h e se estenderam até a noite. Durante todo o dia, o templo histórico recebeu centenas de fiéis, sendo que parte deles participaram das celebrações programadas e outros foram acender velas, orar, agradecer graças alcançadas e solicitar outras, e adquirir pequenas medalhas e imagens de Maria ou chaveiros com sua imagem. Muitos levaram seus pedidos escritos e, como já é tradicional, os depositaram em um recipiente dedicado aos pedidos dos devotos.

A festa, promovida pela Irmandade Nossa Senhora da Conceição, começou com a Maratona do Rosário, a cargo da Legião de Maria, realizada das 8h às 19h. Às 11h, teve a Missa da Saúde, com benção do Santíssimo Sacramento, durante a qual foi trabalhado o tema "Maria Saúde dos Enfermos". Às 19h, houve a missa solene dos 150 anos do Compromisso da Irmandade e às 20h30min, ocorreria a procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas principais ruas do centro da cidade, com parada na Catedral de São Pedro.
Por Carmem Ziebell - Jornal Agora

Temer diz que cinco ministérios está "de bom tamanho" para o PMDB

O vice-presidente eleito Michel Temer disse nesta quarta-feira (8) que "saiu de bom tamanho" a destinação de cinco ministérios, além da Defesa, para o PMDB no governo da presidente eleita Dilma Rousseff.

Presidente do PMDB, Temer confirmou que serão ministros os senadores peemedebistas Edison Lobão (Minas e Energia), Garibaldi Alves (Previdência), além do deputado Pedro Novais (Turismo) e do ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos). O atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, será mantido no cargo.

Além desses cinco nomes, deverá permanecer no ministério da Defesa Nelson Jobim, que apesar de filiado ao PMDB é tido como uma escolha pessoal de Dilma.


Temer, que esteve nesta tarde na festa de aniversário do líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), disse que o pacote de ministros do PMDB deverá ser anunciado oficialmente na quinta (9). 

Fonte: Abril.com

PM: 14 casas desabam na zona leste de São Paulo e 30 correm risco

Moradores já tinham percebido rachaduras nos imóveis e chamaram a Defesa Civil que estava no local desde a manhã; residências eram irregulares e estavam em uma área de encosta

Agência Brasil

Os moradores já tinham percebido rachaduras nos imóveis e chamaram a Defesa Civil que estava no local desde a manhã, informou a PM.

A Defesa Civil disse que recebeu o chamado dos moradores logo cedo. Por volta das 9h, o coordenador-geral da instituição, Jair Paca de Lima, e técnicos do bairro estiveram no local e retiraram os moradores por volta das 12h.


Segundo a Defesa Civil, um conjunto de fatores pode ter sido responsável pelo desabamento, entre eles, por ser uma ocupação irregular em área de encosta e com prédios de dois andares feitos sem acompanhamento de engenheiros, o que pode ter abalado o solo. A PM atribuiu o desabamento também às
chuvas.

RONALDO AFIRMA QUE ESTÁ CANSADO DO FUTEBOL

Ronaldo afirma estar de saco cheio do futebol
Fonte: Divulgação
Rodrigo Pinheiro
FUTNET
Ronaldo afirmou nesta quarta-feira durante o Footecon que está de saco cheio do futebol. O atacante disse que não gosta de ver futebol na TV, mas se diz apaixonado por jogar esse esporte.

“Não gosto de falar de futebol, não gosto de ver jogo na TV, mas futebol é minha paixão. Estou falando e respirando isso há 16 anos e estou um pouco de saco cheio, mas logicamente numa ocasião como essa é importante debater. É minha classe, minha vida e temos que debater para sempre melhorar o futebol” disse o Fenômeno.

O jogador já afirmou que 2011 será seu último ano como jogador profissional e garantiu que vai ajudar o Corinthians a passar pela fase da pré-libertadores. “Vou jogar só dez minutos da final? Claro que vou jogar a preliminar. Temos que passar por essa fase para chegar à Libertadores. Vamos começar a pré-temporada com os outros jogadores, fazer os resultados e torcer para que o ano seja agradável, sem lesões”, concluiu o atacante do Corinthians.

APÓS MANOBRA, TRENS DA CPTM BATEM NA ESTAÇÃO TATUAPÉ EM S.P.

Linha do expresso leste, a 11-Coral, estava vazia na hora do acidente


Do R7, com Agência Record
Dois trens da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) bateram após uma manobra na linha do expresso leste, na estação Tatuapé, por volta das 2h desta quarta-feira (8). As composições fazem parte a linha 11 – Coral, que liga as estações Luz à Guaianazes.
Ninguém ficou ferido no acidente. Segundo a CPTM, os trens estavam vazios no momento do acidente e manobravam no pátio para o início das operações comerciais, às 4h. Em nota, a empresa disse que o acidente gerou “pequenos danos materiais”.

A CPTM também afirmou que os trens começaram a circular normalmente às 4h desta quarta-feira.

Preso universitário que assassinou professor dentro da faculdade


Belo Horizonte - Foi preso na madrugada desta quarta-feira o universitário acusado de matar um professor dentro da Faculdade Izabela Hendrix, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A Polícia Civil de Minas Gerais acredita que Hamilton Loyola, de 22 anos, esfaqueou o professor Cássio Vinícius, de 39 anos, por ter recebido uma nota baixa em uma avaliação.

O universário foi encontrado pelos policiais pouco depois de chegar em casa, no bairro União, região Leste da capital. De acordo com a Polícia Militar, logo após o crime, viaturas da corporação foram enviadas a diversos pontos que poderiam ser considerados rotas de fuga para o suspeito. Por volta das 2h30, uma viatura  que patrulhava pelo bairro União foi informada que o rapaz havia acabado de chegar no local em um táxi e realizou a prisão do suspeito no apartamento em que ele vive.

Segundo os PMs, o jovem não revelou onde teria ficado escondido depois de cometer o crime e nem o motivo de ter voltado para casa. O suspeito teria afirmado que era vítima de humilhação por parte do professor assassinado. O rapaz foi levado ao Departamento de Investigações da Polícia Civil, onde prestou depoimento durante toda a madrugada e permanece detido.

O crime

Segundo testemunhas, o aluno e o professor discutiram porque o suspeito não teria aceitado o fato de ter sido reprovado na primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física (TCC). Revoltado, universitário teria atacado o professor, mestre em educação física, no corredor da instituição. Testemunhas relataram que três alunos cercaram a vítima, mas somente um deles teria esfaqueado o professor.

O Dia online 

Ensino ainda segura lanterna

O Brasil ficou na 54ª colocação entre os 65 países que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009. A média brasileira foi de 401 pontos, 95 abaixo da média dos países desenvolvidos. Se consideradas cada disciplina, os alunos brasileiros ficaram em 53º em ciências e leitura e em 57º em matemática.

A prova aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências. A cada prova, o foco recai sobre uma disciplina. Em 2009, foi a leitura. A média do Brasil ficou atrás da do Chile e Uruguai, mas superou a da Argentina, da Colômbia e do Peru. De positivo, apenas o crescimento da média brasileira em relação à prova anterior, de 2006: 33 pontos. O aumento na nota brasileira ficou atrás de Luxemburgo e do Chile.

O ministro da educação, Fernando Haddad, avalia que o fato de o Brasil ainda ocupar posições finais não significa que está entre os piores do mundo. Segundo ele, “não é o mundo que participa do Pisa, mas o mundo desenvolvido”.

Com exceção da Tailândia, diz ele, não existe país com Pisa melhor que o do Brasil que não tenha renda per capita superior. No País, Santa Catarina conquistou a segunda melhor média entre os Estados brasileiros, com nota 28 pontos acima da média brasileira. Apesar de alunos de 15 anos aumentarem a nota, Brasil é o 54º entre 65 países

A Notícia Joenvile SC

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

HOMENAGEM AS RIBEIRINHAS DO VELHO CHICO

A tradição das lavadeiras de roupa do Rio São Francisco

 
A tradição de lavar a roupa na pedra e deixa-lá “quarar” é tradição secular entre as mulheres ribeirinhas, banhadas pelas águas do Rio São Francisco. Xique- Xique, na região do baixo médio São Francisco, guarda a tradição das lavadeiras que aprenderam seus ofícios com as avós e tem- se perpetuando  de geração em geração.

Elas levantam com o sol raiar. Arrumam a trouxa de roupa na cabeça, e se dirigem as margens do “Velho Chico”, assim como faziam suas mães e suas avós. E apesar de ser uma tradição antiga, ainda é resguardada e seguida à risca por centenas de senhoras das regiões ribeirinhas do Rio São Francisco. São mulheres que se iniciaram na profissão ainda criança, muitas delas nascidas e criadas nos arredores do rio, e que respeitam o local porque consideram um lugar sagrado permeado por lendas, crendices e mitos. Além de ser a única forma de sustento de famílias que vivem e sobrevivem exclusivamente pelo rio São Francisco, seja na pesca, na tecelagem, fabricação de potes e moringas com a argila retirada do rio, no frete das embarcações que trafegam as águas franciscanas no escoamento da produção agrícola, na venda de gado e claro na lavagem de roupas, que faz parte da vidas destas mulheres não somente por tradição, mas também por profissão.

Irecê iluminada para o “Natal da Paz”

        Clique na foto para ampliar


Quem circulou pelas principais ruas e espaços públicos da cidade na noite desta terça-feira, 07, ficou encantado com a beleza da ornamentação natalina em Irecê. São bonecos de neve, Papai Noel, arvore de natal e uma grande quantidade de luminárias que darão brilho as noites ireceenses durante todo mês de dezembro.

Este ano com o tema “Natal da Paz”, a ornamentação segue o princípio da decoração ecologicamente correta, com a confecção das peças decorativas com o uso de garrafas Pet e outros materiais recicláveis.
Site: Prefeitura municipal de Irecê

Agricultura: Prefeitura de IRECÊ inicia o Programa Municipal de Aração



          Clique na foto para ampliar

A Prefeitura de Irecê, por intermédio da Secretaria de Municipal de Agricultura deu início às atividades do Programa Municipal de Aração, contemplando os agricultores familiares do município com a aração de cinco tarefas por produtor. Cerca de 300 pequenos produtores se cadastraram e serão atendidos no programa.

Para o Secretário de Agricultura, Joacy Nunes (Dóia), o Programa de Aração vai permitir que o pequeno agricultor agilize o plantio reduzindo os custos para a produção. “Muitos destes produtores estão descapitalizados em decorrência das sucessivas frustrações nas safras em decorrência da falta de chuvas e com o programa poderão retomar suas atividades”, acrescentou.

Para ser atendido no Programa Municipal de Aração o agricultor deve se cadastrar junto à secretaria e apresentar a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e pagar uma taxa de R$ 22 reais. Segundo informações da secretaria o custo para aração de cinco tarefas de terra está orçado em R$ 250 reais.
Autor: Andre Luiz

MEC reafirma que novo Enem ocorrerá no próximo dia 15



Agência Estado
O Ministério da Educação (MEC) reafirmou hoje que será realizada próximo dia 15, quarta-feira, as novas provas do Exame Nacional  do Ensino Médio (Enem), somente para os estudantes que foram prejudicados por erros de impressão nas provas amarelas. Os alunos farão novamente apenas as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o momento foram identificadas 2.817 pessoas que não substituíram as provas com problemas e serão convocada para refazer o Enem.

O Inep informa também que os alunos serão comunicados por e-mail e telefone para fazer novamente as provas. Eles vão receber um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde será realizado o novo exame. Os estudantes vão receber uma declaração de comparecimento para justificar a eventual ausência em compromissos já agendados.

Os alunos devem comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência, com um documento de identidade com foto, o novo cartão de inscrição, que estará disponível no site do Inep, e caneta esferográfica preta.

Prefeita Jusmari busca investimentos de indútrias em Barreiras

Publicada em: 08/12/2010
 
Para alavancar o desenvolvimento industrial em Barreiras, a prefeita Jusmari Oliveira esteve reunida nessa segunda, dia 06, em Brasília, com empresários portugueses. O objetivo foi incentivar investimentos para a geração de mais emprego e renda para população.
“Nossa cidade tem um grande potencial. Nós vamos recuperar o tempo perdido. A iniciativa privada é fundamental nesse sentido. Com a atração de mais indústrias para Barreiras teremos o compromisso de qualificar a mão de obra local”, disse a prefeita.
De acordo com o presidente do Centro das Indústrias do Oeste da Bahia – CIOB, Pedro Tassi, que esteve presente no encontro, o apoio do governo municipal é importante para facilitar a instalação de grandes investidores.“Nós estamos aqui juntos com a prefeita fazendo reuniões para demonstrar o potencial de Barreiras. A parceria com o governo municipal com certeza é um dos diferenciais da atual gestão. Isso facilita a atração investidores”.
Durante o encontro a prefeita levou os empresários até sede da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, onde o Secretário Executivo, Frederico Machado, demonstrou através de números o potencial de Barreiras e região. “No começo a CODEVASF tinha a finalidade básica de fixar o homem no campo. Porém, ganhou dinâmica e desenvolvimento no governo Lula. Somos parceiros dos prefeitos dos estados que compõem a bacia do São Francisco. A CODEVASF não tem mais a visão de que a irrigação é somente uma questão social de assentamento. Hoje a irrigação é fator de sustentabilidade”.
“Ficamos impressionados com a visão empreendedora da prefeita Jusmari e estamos entusiasmados. Faremos alguns levantamentos para viabilizar a instalação de uma unidade em Barreiras. Considero que uma prefeita com visão empresarial é muito importante para termos mais segurança do investimento”, comentou o empresário Carlos Gonçalves.
Jornal Gazeta do oeste

Atleta de LEM traz títulos de Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu



Em sua participação, o atleta (de azul) faixa preta, 3° grau em jiu-jitsu, saiu-se consagrado com o primeiro lugar na categoria Sênior Peso Leve, de 28 a 40 anos; em primeiro lugar na categoria Absoluto Superior até 78 kg e, com o terceiro lugar na categoria Adulto (Foto: Arquivo pessoal)
Escrita por: Heloíse Steffens
Na foto, o atleta luiseduardense posa em meio aos outros atletas e responsáveis pela organização do evento esportivo em Modena, na Itália. (Foto: Arquivo pessoal) Na foto, o atleta luiseduardense posa em meio aos outros atletas e responsáveis pela organização do evento esportivo em Modena, na Itália. (Foto: Arquivo pessoal)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O atleta Flávio Vidal Muniz de Luís Eduardo Magalhães está comemorando a sua participação nos dias 20 e 21 de novembro em Modena, na Itália, onde foi o único a representar o município e o Estado da Bahia no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu. Não fosse isso, ele também foi destaque no país estrangeiro, trazendo na bagagem de volta importantes títulos em três categorias.

Em sua participação, o atleta faixa preta, 3° grau em jiu-jitsu, saiu-se consagrado com o primeiro lugar na categoria Sênior Peso Leve, de 28 a 40 anos; em primeiro lugar na categoria Absoluto Superior até 78 kg e, com o terceiro lugar na categoria Adulto. “Fiquei muito satisfeito com a minha participação no evento, pois obtive boas colocações e foi exatamente este bom desempenho de toda a equipe Edson Carvalho durante o ano que permitiu a minha ida à Itália”, revela.
Fonte: Jornal Classe A  LEM 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brasil tem 24 cidades sob risco de surto de dengue, incluindo duas capitais

Em mais de 4% das residências pesquisadas, foram encontradas larvas do mosquito


MARÍLIA LOPES - Agência Estado
O Brasil tem 24 cidades sob risco de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde, que divulgou hoje a atualização dos resultados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).
 
Lula faz apelo contra dengue a prefeitos e governadores

O resultado mostra que, dos 370 municípios que já realizaram o levantamento, 24 têm risco de surto, o que significa que em mais de 4% das residências pesquisadas foram registradas larvas do mosquito. Entre as cidades com risco de surto estão duas capitais, Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Das cidades pesquisadas, 154 estão em situação de alerta. Em entre 1% e 3,9% das casas visitadas foram encontradas larvas do mosquito. Quatorze capitais estão nessa situação: Salvador (BA), Cuiabá (MT), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Belém (PA), Recife (PE), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Natal (RN).

Dos 370 municípios visitados, 192 têm menos de 1% das casas com focos de larvas do Aedes aegypti, situação considerada satisfatória pelo Ministério da Saúde.

Nessa classificação, encontram-se dez capitais: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Macapá (AP), São Luís (MA), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

O LIRAa permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros por região.

O Ministério da Saúde afirma que os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, em especial nos municípios em risco e em alerta.


Prefeito de Juazeiro anuncia vinda de Fábrica de Sucos e Geléias para a cidade

Por Raphael Leal/ASCOM
O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, recebeu semana passada a imprensa regional para uma entrevista coletiva a fim de tratar da viagem feita ao Rio Grande do Sul numa visita ao grupo empresarial Casa Valduga, referência em produção de vinhos finos e derivados da uva e outras frutas. O prefeito anunciou a vinda do grupo, que irá se instalar na cidade no primeiro semestre de 2011, e também falou sobre as parcerias com empresas locais, além de tratar de outros assuntos.

A vinda do grupo gaúcho é oriundo de um trabalho realizado pela Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, que recebeu os proprietários da empresa quando estes estiveram na região a alguns meses para conhecimento das potencialidades das cidades. O município de Juazeiro ofereceu melhores condições e conseguiu atrair este novo empreendimento. Inicialmente, a Casa Valduga vai instalar um fábrica de produção de sucos e geléias.
No momento da apresentação, Isaac Carvalho falou sobre a satisfação de receber esta nova empresa. “ O Grupo Valduga é referência internacional na produção de vinhos, sucos e outros produtos da uva. Além disso teremos uma empresa que já trabalha com o enoturismo, uma potencialidade econômica a ser explorada em nossa cidade, em nossa região”, comentou o prefeito, falando também do projeto do Governo do Estado da Bahia , através da Bahiatursa, que vai implantar o Vapor do Vinho.
Segundo Isaac Carvalho, o investimento inicial para a instalação da empresa na cidade é de cerca de R$ 10 milhões.

Prefeitura de LAPÃO recupera diversas estradas que ligam os povoados

 
A prefeitura vem realizando com grande esforço a recuperação das vias de acesso de povoados, sedes de territórios e distritos a exemplo de Volta Grande, Aguada Nova, Bom Prazer e Tanquinho.
Através de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco). Em breve, Lapão estará contando com as obras de recuperação em terraplanagem e cascalhamento nos trechos que liga as comunidades de Lajedo do Pau D’arco, dos Pimentas, Eurípedes a Casal I, II e III.
Também serão recuperados os trechos que fazem a ligação entre o povoado de Macambira a Boa Esperança, Lajedinho ao Largo, Tanquinho a Morro Grande(passando por Corta Facão), da sede a Fazendo Aliança e Sete Cascas, de Sete Cascas a Morrinhos e do Bom Prazer a Aguada Nova.

Fonte: Pedro Moraes | ascom@lapao.ba.gov.br

IBOTIRAMA MUITA DIVERSÃO NO ENCERRAMENTO DO NÚCLEO INTEGRAÇÃO


Publicada em: 06-12-2010 às 17:34

Aconteceu no último sábado (04/12) em Ibotirama, o evento de encerramento das atividades de 2010 do Núcleo Movimento Interação.
Este Núcleo caracteriza a continuidade das ações esportivas e artísticas das Caravanas do Esporte e da Música em Ibotirama. O evento ocorreu na Horta dos Padres e contou com os alunos do próprio Núcleo, responsáveis, diretoras de Escolas Municipais, representantes de Conselhos Municipais, a Secretária Municipal de Educação, Rosane Akeme Yamaguchi e demais convidados, os quais assistiram apresentações culturais (flauta, violão e dança) e demonstrações esportivas (basquete, handebol, jogos recreativos, tênis de mesa e vôlei).
"Foi uma tarde muito agradável, onde conseguimos propagar um pouco mais sobre os objetivos do Núcleo Movimento e conseguimos, também, proporcionar diversão aos que compareceram ao evento. A equipe do Núcleo agradece a todos os que estiveram na Horta dos Padres, em especial, os pais e responsáveis pelos alunos, pois demonstraram empenho, tanto na colaboração, quanto na participação efetiva em nossas oficinas. Ficamos na torcida para que em 2011, possamos retornar as atividades com força total." Ressalta a Coordenadora do Núcleo Movimento Interação, Érica Gândara. 
      

Vale à pena ressaltar que Ibotirama se fará presente no 3º Fórum das Caravanas do Esporte e Música, que acontecerá de 8 à 12 de dezembro, em Atibaia - São Paulo, sendo representada pela Diretora Municipal de Esporte Escolar, Érica Gândara e pela Designer, Tatiana Brandão.


Na programação do Fórum foram selecionados entre cinquenta municípios, apenas seis Manuais de Monitoramento, para apresentação de "cases" sobre a criação dos Núcleos Movimento em suas respectivas cidades e, para premiar o Núcleo de Ibotirama, a cidade foi escolhida.
Está sendo preparada uma belíssima apresentação e, com certeza, Ibotirama surpreenderá mais uma vez pela qualidade dos seus trabalhos, perante a presença dos representantes do Fórum e de cinquenta municípios do Brasil.
Inf. Prefeitura Municipal de Ibotirama
o
 

DIPLOMACIA DILMA DIZ DISCORDAR DA POSIÇÃO BRASILEIRA SOBRE O IRÃ

Dilma discorda


Presidente eleita se diferencia de Lula, faz crítica ao apedrejamento de mulheres no Irã e diz não compartilhar da posição manifestada pelo Brasil de se abster na ONU acerca da questão dos direitos humanos em território iraniano
Dilma fez elogios a Obama na entrevista ao Post (VALTER CAMPANATO/ABR) 
Dilma fez elogios a Obama na entrevista ao Post (VALTER CAMPANATO/ABR)
 

A presidente eleita Dilma Rousseff fez questão de explicitar suas credenciais ao mundo, em entrevista ao jornal norte-americano Washington Post, deixando claro que nem todas as posições do governo de Luiz Inácio Lula da Silva são também as suas, especialmente ao falar sobre o Irã.

Dilma condenou o apedrejamento e qualquer outro tipo de prática “medieval” contra mulheres e disse que não se sentiria confortável, como uma mulher presidente, em não deixar clara essa posição. Por outro lado, disse que é importante tentar estabelecer a paz no Oriente Médio, sugerindo que seu governo continuará buscando estratégias de paz naquela região.

“Eu não endosso o apedrejamento. Não concordo com as práticas medievais características que são aplicadas quando se trata de mulheres. Não há nuances e eu não farei nenhuma concessão em relação a isso”.

Ao comentar o fato de que o Brasil se absteve de votar contra resolução pelos direitos humanos na Organização das Nações Unidas (ONU), Dilma disse que não é a presidente do Brasil hoje, mas garantiu que se sentiria desconfortável como uma presidente mulher eleita em não dizer nada contra a prática de apedrejamento. “Minha posição não irá mudar quando eu assumir. Não concordei com o modo com o qual o Brasil votou. Não é a minha posição”, disse.

A presidente eleita também criticou a política de afrouxamento quantitativo dos Estados Unidos, mas ao mesmo tempo fez questão de dizer que seu governo buscará estreitar os laços com o governo de Barack Obama.

Ela afirmou que tem grande admiração pela vitória do presidente Barack Obama nas últimas eleições presidenciais do país. “Deve ser muito difícil ser capaz de eleger um presidente negro nos Estados Unidos, assim como foi muito importante eleger uma mulher para presidente do Brasil”, afirmou.

Segundo a presidente eleita, Brasil e EUA podem trabalhar juntos e dar uma grande contribuição ao mundo, por exemplo, desenvolvendo parcerias para tornar viáveis tecnologias para agricultura e atuar com ajudas humanitárias na África. (das agências de notícia)

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Com Lula, o Brasil se tornou um dos mais relevantes aliados do controverso governo do Irã, acusado pela violação de direitos humanos e que mantém polêmico programa nuclear. Com Dilma, não deve haver guinada brusca, mas mudança gradual de postura.

O POVO online

RESULTADO DO TESTE DE LEITURA DE ( TIRIRICA )

ANALFABETO OU NÃO

Tiririca troca as palavras e demora para ler os textos

Programa Fantástico, da Rede Globo, detalhou como foi o desempenho do campeão de votos


Com 1,3 milhão de votos, o campeão de votos Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o palhaço Tiririca, precisou fazer testes para avaliar se sabe ler e escrever, uma exigência constitucional. O Fantástico de ontem detalhou as provas aplicadas, em outubro, em São Paulo.
Foram encontros reservados com especialistas, aos de fins de semana e feriados.
Na primeira parte, para verificar a escrita, o juiz ditou um trecho, curto, de um livro jurídico. Das dez palavras principais, Tiririca errou oito.
– Às vezes uma palavra que é com ‘ç’, às vezes escreve com dois ‘s’, ou vice-versa, mas é perfeitamente legível e compreensível aquilo que ele escreve – afirmou o advogado de Tiririca, Ricardo Porto.
Tiririca demorou oito minutos para escrever a frase completa. Teve dificuldade quando o juiz leu “1932”. Foi preciso soletrar os números.
– O resultado do ditado foi sofrível – disse o promotor Mauricio Lopes.
Para avaliar se Tiririca sabe ler, foi mostrada uma página de jornal: o deputado federal eleito levou três minutos para ler o título e duas linhas. Também ignorou o “s” das palavras e trocou atividades por expectativas. Outros erros foram registrados: “punidas” virou “unidas”, “reincidentes” virou “reincidiu” e “infração” virou “inflação”. Ele não soube explicar o que dizia o texto.
– Imagina a tensão de você estar numa sala com juiz, promotor, sendo questionada sua alfabetização. Evidentemente que ele teve um desempenho muito pior do que aquele que ele comumente apresenta – explicou o advogado à reportagem da Globo.
O juiz deu mais uma chance, com um texto sobre um filme a respeito de Ayrton Senna. Tiririca se saiu melhor. A única falha: a rivalidade “com Prost” virou, na leitura, uma rivalidade “composta”. Mas ele se corrigiu.
Tiririca terminou o teste escrevendo uma frase, por conta própria: escreveu não sou analfabeto. Usou letra de forma – uma das orientações passadas pela fonoaudióloga.
Para o juiz, Tiririca sabe ler, apesar da dificuldade da escrita. Ele não é totalmente analfabeto, e por isso, pode ser deputado.
 

Diário Catarinense

Favela da Rocinha vai ser a próxima

Secretário de Segurança avisou que a invasão da polícia está planejada 

O secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou que a ocupação da favela da Rocinha, na Zona Sul da cidade, está confirmada e está sendo planejada com responsabilidade.

N a última semana, o governo informou que a pacificação das favelas da Rocinha e do Vidigal será uma das prioridades na luta contra o tráfico de entorpecentes. Segundo Beltrame, a implantação de uma UPP precisa ser muito cautelosa.

Allan Turnowski, chefe da Polícia Civil no Rio de Janeiro, informou que a corporação já tem equipes táticas e com conhecimento suficiente para invadir as duas favelas.

A Polícia Militar também diz estar pronta para a operação. O comandante do Batalhão de PM do Leblon, tenente-coronel Carlos Roberto Garcia, responsável pelo patrulhamento na favela da Rocinha, afirmou que a corporação tem informações sobre traficantes e pontos de vendas de droga em toda a região.

Estimativas apontam que mais de 200 fuzis estejam em posse de traficantes, só na Rocinha.

Nos últimos dias, com a ocupação do Complexo do Alemão, a quantidade de informações recebidas pelo Batalhão por meio do Disque Denúncia sobre a atuação dos criminosos na Rocinha e no Vidigal teve aumento de mais de 200%.

Mais três toneladas de maconha apreendidas

Com ajuda de cães da Polícia Militar fluminense, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) encontraram, na manhã de ontem, cerca de três toneladas de maconha na Favela da Fazendinha, no conjunto do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A droga, localizada após uma denúncia anônima, estava em um muro concretado de uma residência em construção dentro da comunidade.

Do Diário Catarinense