sábado, 20 de novembro de 2010

CONTINUA ATÉ 27 DE NOVEMBRO, A EXPOSIÇÃO DO FOTOGRÁFO JOÃO MACHADO ( xique-xiquense)

Após check-up, Dilma se reúne com médicos em São Paulo

Redação SRZD

Foto: Agência BrasilA presidente eleita, Dilma Rousseff, almoçou com cerca de 25 médicos na casa do cardiologista Roberto Kalil Filho, em São Paulo. Ela passou por exames de rotina na manhã deste sábado.
- Dilma faz exames médicos no Hospital Sírio-Libanês

O deputado Antonio Palocci, que também é médio, acompanhou a petista. Ele é um dos coordenadores de sua equipe de transição.

Segundo o Kalil, a reunião foi "cordial" e "até afetiva" e a presidente eleita teria apenas ouvidos os médicos e preferiu não intervir. Muitos dos convidados eram professores de universidades, portanto, sugeriram que Dilma coloque a saúde como prioridade em seu governo e manifestaram preocupação com investimentos em pesquisas no setor.

MOVIMENTOS NEGROS PAULISTAS PEDEM O FIM DO RACISMO NO BRASIL

Ativistas de movimentos negros participaram hoje (20), na capital paulista, da 7ª Marcha da Consciência Negra, que neste ano teve como tema as comemorações dos 100 anos da Revolta da Chibata. O evento contou com atos políticos, pronunciamentos e apresentações culturais e uma passeata pelas ruas do centro da cidade. A marcha foi promovida pela prefeitura e pelos movimentos negros.

A Revolta da Chibata aconteceu em 1910 e foi um levante de marinheiros negros contra as condições de trabalho a que eram submetidos.

Segundo o diretor da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Flávio Jorge Rodrigues da Silva, a marcha foi retomada em 2003 para mostrar que a população negra está nas ruas e continua a sua denúncia contra o racismo no Brasil. “Apesar dos avanços que conseguimos nos últimos anos o nosso país ainda tem uma desigualdade racial muito grande, por isso a necessidade de estarmos aqui hoje”.

O objetivo é ainda chamar a atenção para as mortes de jovens negros que ocorrem sistematicamente na cidade de São Paulo, para a valorização das mulheres negras e para a necessidade de políticas sociais de promoção da qualidade de vida da população negra.

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Sucessão em São Paulo pode aliar Kassab a petistas

No PMDB, prefeito poderia alternar poder com seus ex-adversários em 2012 e 2014


Julia Duailibi e Marcelo de Moraes - O Estado de S.Paulo
As negociações para uma eventual troca de partido do prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM) começaram a alimentar articulações para unir no mesmo projeto político petistas e kassabistas em 2012 e 2014, de modo que haja um "revezamento" eleitoral nas próximas eleições. A ida de Kassab para um partido da base da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) animou petistas, que viram na provável dança de cadeiras a chance de enfraquecer os adversários tucanos em São Paulo, Estado que é reduto do PSDB há 16 anos e tem a maior capital do País, com 8,4 milhões de eleitores.
O projeto, se confirmado, tornaria o prefeito paulista uma liderança híbrida: se beneficiaria da boa vontade do governo federal, com recursos para os seus pleitos, e, por enquanto, da aliança do PMDB com o PSDB na esfera estadual. Aumentando, portanto, o cacife para discutir o seu futuro eleitoral, o que, no DEM, tem valido menos cada dia que passa.
Na última semana, o prefeito paulistano intensificou as conversas com o PMDB, por meio do presidente da legenda e vice-presidente eleito, Michel Temer. Com a possibilidade de Kassab ingressar em um partido aliado ao PT no plano federal - as conversas chegaram ao PSB também -, petistas e peemedebistas passaram a cogitar uma aliança que passe pela eleição municipal, em 2012, e a estadual, em 2014.
Não podendo mais concorrer a uma segunda reeleição para a prefeitura paulistana, o projeto político de Kassab passa necessariamente pelo Palácio dos Bandeirantes em 2014.

Dilma Rousseff afirma que próximo ministro da Saúde terá perfil técnico

Em almoço com médicos e especialistas da área de saúde, na capital paulista, a presidente eleita, Dilma Rousseff, disse não abrir mão de um nome com perfil técnico para o Ministério da Saúde. A petista garantiu essa intenção a pelo menos cinco convidados presentes no evento e destacou que credenciais políticas não são suficientes para qualificar alguém para o posto, que, segundo ela, demanda também experiência na área. A presidente eleita participou hoje (20) de encontro com 26 especialistas e professores da área de saúde, evento promovido na residência do cardiologista Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês. O médico coordenou a equipe que tratou Dilma Rousseff de um câncer linfático, no ano passado, e é cotado para assumir o Ministério da Saúde. A presidente eleita foi ao almoço acompanhada pelo deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), outro nome cogitado para a pasta.

Paulo Liebert/AE
Paulo Liebert/AE 
Veja também:

A presidente eleita discutiu com os presentes, em tom informal, propostas na área de saúde e ouviu sugestões nas áreas de financiamento e gestão. Os convidados comentaram na saída do evento que a petista mostrou bastante interesse pelo tema e teria sinalizado que o tema seria uma das prioridades de sua gestão à frente do Palácio do Planalto. Dilma recebeu elogios até mesmo da titular da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Batisttella, indicada para o posto pelo ex-adversário da petista na disputa presidencial, o ex-governador José Serra (PSDB). A secretária negou que a presidente eleita tenha falado em nomes para o Ministério da Saúde durante o almoço, mas salientou que todos os presentes no evento gostariam que Roberto Kalil Filho fosse o indicado para o cargo. O desejo foi endossado por outros convidados.

Gustavo Uribe e Roberto Almeida - Agência Estado

Bahia perde de virada para o Santo André e dá adeus ao título

Redação CORREIO
O Bahia voltou a surpreender. Quando toda a torcida esperava fechar a Série B com chave de ouro em Pituaçu, o time vacilou e acabou perdendo para o lanterna Santo André, neste sábado (20), em Pituaçu. Adriano abriu o placar, marcando seu 15º gol na competição, mas Marques fez dois e deu a vitória aos paulistas. Mesmo assim, o Ramalhão, que dependia de outros resultados, não conseguiu escapar da degola e vai jogar a Série C em 2011.

Sema, Corinthians e Vitória unidos pela preservação ambiental

A iniciativa integra o projeto Selo Carbono Zero, empreendida numa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera


Redação CORREIO
Na manhã deste sábado (20), Corinthians e Vitória vestiram a mesma camisa para jogar num único time: o da preservação do meio ambiente. Os dois clubes deram início ao plantio de 300 mudas de árvores na área do antigo aterro de Canabrava, para neutralizar os efeitos nocivos dos gases emitidos por conta da partida deste domingo (21), pelo Campeonato Brasileiro.
A iniciativa integra o projeto Selo Carbono Zero, empreendida numa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera. A quantidade de mudas foi medida através de um cálculo que define o número de árvores a serem plantadas ante a emissão de CO2 em decorência da realização do jogo.

Copa 2014
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a iniciativa é o pontapé inicial para as práticas sustentáveis dentro do esporte baiano. “Estamos nos preparando, sobretudo, para realizar a Copa do Mundo de 2014 com sustentabilidade ambiental, unindo esporte e cidadania no combate ao efeito estufa”, afirmou.
No que depender do Esporte Clube Vitória, o projeto terá contuidade.

Pela 1ª vez, Papa diz que usar camisinha pode ser justificado

Líder cita uso na prostituição como possível 'passo para moralização'


Redação CORREIO
Em um livro de entrevistas a ser lançado na terça-feira (23), o Papa Bento XVI afirma que o uso de preservativos é justificado "em certos casos", especialmente para reduzir o risco de contaminação pelo vírus da Aids. O Papa cita como exemplo uma prostituta que, ao usar o preservativo para se proteger, estaria dando "o primeiro passo para uma moralização".
O livro, que será publicado na Alemanha e tem como título "Luz do mundo: o Papa, a Igreja e os sinais do tempo", é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista Peter Seewald.
Bento XVIPapa Bento XVI em cerimônia no Vaticano, neste sábado (20)
Até o momento, o Vaticano proíbe o uso de qualquer forma de contracepção - aceita apenas a abstenção -, mesmo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Bento XVI provocou reações internacionais em março de 2009 durante uma visita à África, continente devastado pela Aids, ao afirmar à imprensa que a doença era uma tragédia que não podia ser combatida com a distribuição de preservativos, o que na opinião dele até agravava o problema. As informações são do G1.

Papa entrega o título de cardeal a um brasileiro


O brasileiro dom Raymundo Damasceno Assis recebe neste sábado (20) o título de cardeal das mãos do Papa Bento XVI. Dom Raimundo é  arcebispo de Aparecida e também presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Segundo informações do G1, dom Raimundo e mais outros 23 ministros receberão o título durante a cerimônia, celebrada por mais de 100 cardeais, todos em trajes vermelhos, acompanhados pelo coral da Capela Sistina.

A cerimônia, realizada na Basílica de São Pedro é a terceira promoção do Papa Bento XVI desde o início do seu pontificado. Dos 24 novos cardeais, 20 deles terão direito a voto em caso de conclave, no qual se elege o sucessor do Papa.

Com as novas nomeações serão 121 cardeais com direito a voto, um a mais do que o limite fixado pelo Papa Paulo VI. 
Redação CORREIO

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

UNIDADE DO IFBA EM IRECÊ SERÁ INAUGURADO EM DEZEMBRO, CONFIRMADO A PRESENÇA DE LULA E DILMA


Durante a Audiência Pública a Reitora anunciou a presença do presidente Lula e Dilma na inauguração da unidade de Irecê


                                   
Estudantes,professores, educadores, lideranças políticas regionais e populares lotaram as dependências da Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira, 17, em uma Audiência Pública proposta pela Secretaria Municipal de Educação, com o propósito de debater com os diversos setores da sociedade o funcionamento e os cursos que serão oferecidos pela unidade do IFBA em Irecê.

A audiência foi coordenada pela secretária de Educação Rúbia Margareth, com a participação do prefeito de Irecê, Zé das Virgens; da Diretora da Direc 21, Conceição Araújo e a professora Aurina Santana, Reitora do IFBA (Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia da Bahia).

Em pronunciamento a reitora Aurina Santana informou que os procedimentos restantes para o funcionamento da unidade de Irecê já estão praticamente concluídos. “A obra física está finalizada, professores e demais servidores estão prestes a serem convocados e todo o mobiliário e equipamentos já estão comprados. Tudo pronto para em março de 2011 já iniciarmos as nossas aulas”, ressaltou.

Aurina surpreendeu o público presente ao anunciar que o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e a presidenta eleita, Dilma Rousseff, confirmaram presença na inauguração da unidade de Irecê. “Estamos apenas confirmando se o evento será no dia 14 ou 18 de dezembro”, informou.

Inicialmente o IFBA de Irecê terá os cursos técnicos em Informática, Eletromecânica e Biocombustível, além de pelo menos um curso de Licenciatura (que poderá ser em Matemática, Química, Biologia ou Física). Após a instalação e de acordo com as demandas da região, novos cursos serão oferecidos.

O IFBA possui uma estrutura de ensino verticalizada, com o Curso Integrado, voltado para os que já concluíram a 8ª série (9º ano) e farão o ensino médio junto com o curso técnico; o Curso Subsequente, para os que já concluíram o ensino médio e buscam uma qualificação profissional; o Pró-EJA, para maiores de 18 anos que concluíram apenas o 1º grau e desejam concluir o ensino médio; Cursos Superiores de Licenciatura ou Tecnológicos, para os que já tenham o ensino médio, indo até a pós-graduação e doutourado.


Fonte: Portal de notícias da prefeitura municipal de Irecê

Vitória é o rival mais difícil do Corinthians até o fim do Brasileirão

Adversário do próximo domingo é quem joga em casa e está na luta contra o rebaixamento

 SÃO PAULO - O Corinthians só depende de suas próprias forças para conquistar o título de campeão do Campeonato Brasileiro pela quinta vez na história. Se vencer os três próximos adversários, levantará o troféu, sem depender de nenhum outro resultado.
Sérgio Neves/AE
Sérgio Neves/AE    RAFAEL VERGUEIRO - estadão.com.br
William espera que o Corinthians jogue com inteligência
Por isso, o confronto de domingo (17 horas) em Salvador contra o Vitória, que luta para escapar do rebaixamento e deve ter casa cheia no Estádio Barradão, é encarado como uma decisão. Depois, o time do Parque São Jorge pega um desinteressado Vasco no Pacaembu e o Goiás provavelmente já rebaixado na última rodada em Goiânia.
"Bater o Vitória lá sempre foi muito complicado, e ainda mais agora, que eles precisam do resultado para escapar do rebaixamento. Por isso, precisamos jogar com muita inteligência para conseguir os três pontos˜, afirma o capitão corintiano William.
Mas o desespero do Vitória pode até ajudar o Corinthians. Segundo o zagueiro, os baianos não poderão ficar esperando no campo de defesa e terão que partir para o ataque.
"Nossa vantagem é que podemos jogar nos erros deles. E é importante também mantermos, sempre que possível, a posse de bola, para não nos desgastarmos tanto com o calor", diz William, se referindo a alta temperatura que é esperada para o momento da partida.
Também no domingo, os dois adversários diretos do Corinthians na briga pelo título estarão em campo. O Fluminense pega o São Paulo em Barueri e o Cruzeiro recebe o Vasco em Minas Gerais. Mas agora, na ponta da tabela, a equipe alvinegra não quer nem pensar nos outros jogos.
"A gente não pode ficar pensando nos adversários se não fizermos nossa parte", destaca William.

Leilão do trem-bala será dia 29 de novembro



Trem de Alta Velocidade ligará Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo

Propostas deverão ser entregues pelos consórcios no mesmo dia, e escolhido erá anunciado 18 dias depois

O leilão do trem-bala, que vai ligar Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo, foi confirmado para o dia 29 de novembro, conforme previsto no edital.
A data foi definida após uma reunião entre a presidente eleita, Dilma Rousseff, e representantes da Casa Civil e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
As propostas deverão ser entregues no dia 29, e o vencedor será divulgado 18 dias depois. A obra, que deve ficar em torno de R$ 33 bilhões e será financiada pelo BNDES, já atraiu interesse de consórcios de países como Coreia do Sul, China, Japão, Alemanha, França e Espanha.

Fonte: Opinião e Notícia

MEC: novo Enem ocorrerá na 1ª quinzena de dezembro

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira que a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes que têm direito a fazê-la será realizada na primeira quinzena de dezembro e a data exata será marcada na próxima quarta-feira. A informação foi divulgada depois de reunião entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, em teleconferência com o consórcio Cespe/Cesgranrio.

Até lá, o Inep e o consórcio Cespe/Cesgranrio, encarregado da aplicação das provas, terão concluído a análise de todas as atas com registro de reclamações de alunos em 16.626 locais em todo o País. Para garantir que o trabalho seja concluído a tempo, as três instituições farão plantão durante todo o fim de semana. O MEC não divulgou quantas atas foram analisadas até agora e calcula que o total de alunos com direito a refazer o exame não chega a 2 mil, o que significa menos de 0,01% dos 3,3 milhões alunos que fizeram o Enem em 6 de novembro.

O ministério informou ainda que o calendário do Enem de 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos, com a previsão da divulgação dos resultados para a primeira quinzena de janeiro de 2011. O início do processo de seleção unificada está confirmado para segunda quinzena de janeiro de 2011.

Fonte: AE Agência Estado

Dengue preocupa autoridades de saúde em Salvador

Em todo o país, já são quase 1 milhão de casos notificados 

 

Com a proximidade do verão, a dengue voltou a preocupar as autoridades de Salvador, na Bahia. A cidade é a capital brasileira que mais preocupa as autoridades de saúde, pois registrou o maior índice de infestação: de cada 100 casas visitadas, em 3 foram encontrados focos do Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue.Outras dez capitais estão em estado de alerta, uma delas é Maceió, que também vive uma situação grave. Este ano, o Estado de Alagoas registrou casos da doença em todos os municípios. Foram 32 mil notificações e 19 mortes confirmadas.Em todo o país, já são quase um milhão de casos.

Do R7

Suposta tentativa de assalto termina com oito mortos na BR-116, na Bahia

Polícia diz que ladrões colocaram pedras na pista para forçar os motoristas a parar 

Uma suposta tentativa de assalto terminou de maneira trágica na madrugada desta sexta-feira (19) na BR-116, próximo a Chorrrochó, a 498 km de Salvador, Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Paulo Afonso, os assaltantes colocaram pedras na pista para forçar os motoristas a parar os veículos.

Na tentativa de fugir da armadilha, um caminhoneiro bateu em outro veículo. Segundo a polícia, havia quatro pessoas dentro dos dois veículos. Mas segundo os agentes, até o momento, foi confirmada a morte de duas pessoas.

Um outro acidente aconteceu a menos de 50 m do primeiro. O condutor de um caminhão se assustou com a batida e tentou desviar, a Van que vinha atrás colidiu violentamente com o veículo, deixando cinco pessoas mortas.
As outras vítimas feridas, num total de três, foram socorridas e encaminhadas para o hospital de Salgueiro, em Pernambuco. Mas, uma delas morreu antes de chegar ao hospital.
Do Itapoan On Line

Técnico do Milan alerta Ronaldinho após noitada em restaurante de Milão

Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, craque foi filmado às 2h da manhã

Do R7
Massimo Cebrelli/Getty ImagesMassimo Cebrelli/Getty Images

Os ventos não sopram a favor de Ronaldinho Gaúcho no Milan. Depois de ficar no banco de reserva por três jogos seguidos e ver o clube admitir que pode perdê-lo ao final da temporada, o brasileiro foi filmado às 2h da manhã desta sexta-feira (19) ao deixar um restaurante em Milão na companhia de alguns amigos, conforme informou o jornal italiano La Gazzetta dello Sport.

Sem saber do suposto vídeo, o técnico Massimiliano Allegri, nada satisfeito, mandou um alerta para o jogador.

- Eu não sabia de nada, estou sabendo por vocês [da imprensa]. Mas é lógico que isso não está certo. Talvez tenha prolongado o jantar. Pode acontecer. Mas com certeza não é um horário compatível para a vida de um atleta.

Ronaldinho participou do amistoso da seleção brasileira contra a Argentina, na quarta-feira (17), e voltou para Milão no dia seguinte. Allegri havia acenado com a possibilidade de escalar o craque como titular para a partida deste sábado (20) contra a Fiorentina, pelo Campeonato Italiano, mas deixou o suspense no ar.

- Vai ser difícil ver simultaneamente em campo Ronaldinho, Ibrahimovic e Robinho.

Lula cancela participação em evento do Dia da Consciência Negra, no Rio

Presidente cancelou presença em cerimônia no Centro do Rio de Janeiro.
Segundo assessoria, horário da comemoração foi motivo do cancelamento.

Aluizio Freire Do G1, no Rio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação na cerimônia comemorativa ao "Dia Nacional da Consciência Negra – 100 anos da Revolta da Chibata" na tarde desta sexta-feira (19) na Praça XV, no Centro do Rio. O presidente estava sendo esperado por familiares do marinheiro João Cândido, entre eles o filho, Adalberto Cândido, duas netas e uma bisneta.
Segundo a assessoria da Presidência, o cancelamento foi devido ao horário, já que o presidente ainda vai participar de um encontro no Palácio Laranjeiras com o Prêmio Nobel de Medicina, Eric Kandel, e um jantar em que Lula vai receber o Prêmio Personalidade França-Brasil-2010, entregue pela Câmara de Comércio França-Brasil.

SAÚDE: ALERTA CONTRA O SAL

Substância, que contém sódio, está muito acima do limite tolerável na maioria dos produtos industrializados, diz Anvisa


POR CLARISSA MELLO
Rio - Estudo divulgado ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que grande parte dos produtos industrializados — principalmente os consumidos por crianças — têm alto teor de sódio (componente do sal que causa hipertensão). O órgão avaliou 20 categorias de alimentos de diversas marcas. O macarrão instantâneo teve o índice mais alto de sódio.

“Em algumas amostras ficou constatado que, ao comer uma única porção do alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia”, disse a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.

O levantamento também mostrou que os mesmos produtos, de diferentes marcas, têm variação alta de sódio. Isso comprova, segundo a Anvisa, ser possível produzir alimentos mais saudáveis. É o caso da batata palha, cujo teor de sódio pode variar em 14 vezes de marca para marca.

É preciso ler rótulos

“Não podemos dizer que a Anvisa recomenda este ou aquele produto. Mas esperamos que as pessoas entendam que elas podem optar pelos mais saudáveis lendo rótulos”, orienta.

O estudo da Anvisa, que também analisou a quantidade de gordura, açúcar e ferro nos alimentos, será encaminhado ao Ministério da Saúde. “Queremos pactuar com indústrias uma redução das quantidades de gorduras, açúcar e sal”, informou, reforçando que é possível que a Anvisa tome medidas mais rígidas contra os fabricantes.
O excesso de sódio pode causar hipertensão, problemas cardíacos, colesterol alto e obesidade.
Arte: O Dia
 Fonte e Arte: O Dia

JUSTIÇA AFASTA DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES INDICADO DE LULA


São Paulo - A Justiça Federal determinou à Anatel o afastamento imediato do sindicalista José Zunga Alves de Lima do conselho consultivo da agência. O sindicalista foi indicado ao cargo em março de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem é amigo pessoal, como representante da "sociedade civil" mesmo sendo funcionário da Oi.

De acordo com a ação do Ministério Público Federal, houve irregularidade na nomeação de Zunga, uma vez que a agência tem como atribuição administrar conflitos de interesse entre empresas e usuários, tarefa que exige autonomia e independência em relação ao mercado.

Zunga continua no cargo até a decisão final da Justiça, já que houve recurso da Anatel e do sindicalista. Na época da nomeação, ele era assessor técnico do Projeto Educação Digital da então BrT (Brasil Telecom). O nome de Zunga foi indicado, oficialmente, em lista tríplice encaminhada a Lula pelo Instituto Observatório Social de Telecomunicações, na cota de representantes da "sociedade civil". A ONG é presidida por ele mesmo.

 Do jornal Folha de S. Paulo.
 

O PALHAÇO VAI OU NÃO TOMAR POSSE COMO DEPUTADO FEDERAL


Tribunal nega mandados de segurança que pediam novos exames, mas juiz pode impedir posse


São Paulo - Everardo Francisco Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, deputado federal eleito (PR-SP), não precisa mais provar que sabe ler e escrever. Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo negou os dois mandados de segurança do Ministério Público Estadual (MPE) que pediam uma liminar para que Tiririca fosse submetido a novas provas. Encerrada a fase de coleta de provas, o juiz Aloísio Silveira, que analisa o caso Tiririca, deve proferir a sua sentença na próxima semana, decidindo se Tiririca pode ou não tomar posse.

Foto: EFE
FOTO: EFE       Fonte:  O DIA ONLINE

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

XIQUEBRASIL: FATOS HISTÓRICOS, EM 19 DE NOVEMBRO DE



1967 - O escritor Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão: Veredas, morre aos 59 anos, de enfarte, quatro dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras.
1969 - Pelé marca seu milésimo gol em uma vitória do Santos por 2 a 1 contra o Vasco, no Maracanã.
1969 - Os astronautas da Apollo 12, Charles Conrad e Alan Bean, realizam o segundo pouso de seres humanos na lua.





Da redação terra

Rivaldo voltará ao Brasil para jogar no Mogi Mirim em 2011

'Depois de resolver muitas coisas fora do país, resolvi jogar o Paulistão de 2011', afirma o jogador de 38 anos
AG. REUTERS
Campeão mundial com a seleção brasileira em 2002, o meio-campista Rivaldo anunciou nesta quinta-feira sua volta ao futebol brasileiro para o ano que vem, quando jogará no Mogi Mirim, time do interior paulista do qual ele é presidente.
José Patrício/AE - 22/12/2009
Rivaldo jogará no Mogi Mirim em 2011
"Depois de resolver muitas coisas fora do país, resolvi jogar o Paulistão de 2011 pelo Mogi Mirim", disse Rivaldo em sua conta no Twitter sobre o Campeonato Paulista.
Rivaldo, de 38 anos, atuou as últimas duas temporadas pelo clube do Usbequistão Bunyodkor.
O meia pernambucano, eleito o Melhor Jogador do Ano pela Fifa em 1999, teve ótima passagem pelo futebol espanhol, tendo atuado por Deportivo La Coruña e Barcelona, onde teve a melhor fase de sua carreira, marcando vários gols bonitos.
No Brasil, ele jogou por Santa Cruz, Mogi Mirim, Corinthians e Palmeiras, antes de ir para a Espanha, e também pelo Cruzeiro, em 2004. Rivaldo teve ainda passagens pelo Milan e pela Grécia, antes de ir para o Uzbequistão.
Seu ponto alto na seleção foi a conquista do pentacampeonato na Coreia do Sul e Japão. Ele foi apontado pelo técnico Luiz Felipe Scolari como o grande destaque da competição.
No Campeonato Paulista, Rivaldo terá a chance de rever Felipão, treinador do Palmeiras, além do atacante Ronaldo e do lateral-esquerdo Roberto Carlos, seu ex-companheiros de seleção brasileira, que estão no Corinthians.

OAB-BA condena greve de servidores do Judiciário

A Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) manifestou-se contra a greve que deixa cerca de 5 mil servidores do Poder Judiciário Federal no Estado parados desde ontem. Em nota oficial, a entidade "reprova a decisão dos servidores" e "conclama todos os advogados e as partes para que compareçam regularmente às audiências designadas, fazendo valer seus direitos".
Conforme o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário na Bahia (Sindjufe-BA), membros da OAB tentaram constranger manifestantes da categoria tirando fotos dos grevistas que promoviam uma manifestação na frente da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
"A OAB está colocando o Judiciário contra os servidores, o que só faz recrudescer o movimento", diz o coordenador-geral do Sindjufe-BA, Rogério Fagundes. "A imagem dos servidores foi violada."
Amanhã, a categoria vai se reunir em assembleia na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Salvador, para definir os rumos da paralisação. De acordo com o sindicato, os servidores nos tribunais federais estão garantindo o atendimento mínimo à população em serviços como pagamentos e liberação de habeas-corpus, mandados de segurança e liminares.
TIAGO DÉCIMO - Agência Estado

Primeiro réu do caso Celso Daniel é condenado a 18 anos de prisão

Sentença é seis anos acima da pena mínima para os crimes de sequestro e homicídio

Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo
ITAPECERICA DA SERRA, SP - O juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov, do fórum de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, condenou nesta quinta-feira, 18, Marcos Roberto Bispo dos Santos a 18 anos de prisão pela participação no sequestro e assassinato do prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel. A sentença é seis anos acima da pena mínima para os crimes.
Hélvio Romero/AE
Hélvio Romero/AE
Para o juiz Antonio Hristov, fatos causaram 'severo impacto social'
Em seu pronunciamento, após as exposições de acusação e defesa, Hristov classificou o caso como de "grande repercussão" e sublinhou a proximidade entre Celso Daniel e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha presidencial de 2002. "Os fatos foram de grande repercussão, causando severo impacto social", afirmou o juiz. Ele também lembrou que a vítima era prefeito de Santo André e cotado para assumir a coordenação de campanha de Lula, assim como "cotado para ocupar o cargo de ministro de Estado".
A sentença foi lida após cinco horas de debates, em que os jurados - cinco mulheres e dois homens - responderam a seis quesitos preparados pela Justiça. Santos não compareceu ao júri, já que está foragido. A Justiça decretou sua prisão preventiva na última sexta-feira porque ele não foi localizado em seu endereço.

José Alencar recebe alta após 24 dias internado em SP

O vice-presidente da República, José Alencar, teve alta por volta das 17 horas de hoje do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 25 de outubro para tratar de uma obstrução intestinal. Na segunda-feira, ele foi transferido para um quarto comum depois de três dias na unidade coronária (semi-intensiva) do hospital, após sofrer um enfarte agudo do miocárdio na quinta-feira da semana passada.
Conforme o Sírio Libanês, Alencar está estável do ponto de vista cardíaco, apresentou melhora do quadro de obstrução intestinal e seguirá com o tratamento para o câncer, ao qual vem se submetendo. As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos professores doutores Paulo Hoff, Raul Cutait, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão.

JULIA BAPTISTA - Agência Estado

TRE-SP indefere recursos e livra Tiririca de nova prova

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) indeferiu hoje por unanimidade, em caráter liminar, os dois mandados de segurança impetrados pelo promotor eleitoral Mauricio Lopes no processo contra o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP). O mérito dos recursos ainda precisa ser julgado pela corte, mas não há indicação de que o resultado seja revertido.
O promotor pedia um novo teste para aferir o grau de alfabetização de Tiririca e alegava que teve o direito de acusação cerceado pelo juiz da 1.ª Zona Eleitoral, Aloísio Silveira. Os dois mandados de segurança, na prática, pediam a anulação da audiência.
Relator do processo, o juiz do TRE Flávio Yashell votou contra os mandados de segurança do promotor. Seu voto foi acompanhado pelos cinco juízes que acompanhavam o caso. A Corregedoria do Ministério Público de São Paulo abriu na semana passada processo para investigar se o promotor Mauricio Lopes teria cometido excessos na ação envolvendo Tiririca. O caso corre sob sigilo.

ANNE WARTH - Agência Estado

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Arritmia: Doença silenciosa que pode levar a morte súbita



'A arritmia pode ser sentida como uma falha de batimentos ou, em casos mais graves, dor no peito'

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS), revelam que no Brasil, as arritmias, que são a alteração da velocidade ou do ritmo do batimento cardíaco, constituem a quinta causa de internação e fazem anualmente 160 mil vítimas.  Essas alterações podem ser descobertas em exames de rotina ou durante acompanhamento médico regular, e podem ser causadas pelo estresse, grande ingestão de álcool ou cafeína, ingestão de drogas, alterações hormonais, esforços físicos, entre outros.
De forte palpitação à morte súbita: o perigo do silêncio da arritmia cardíaca
“A arritmia pode ser sentida como uma falha de batimentos ou como batimentos acelerados ou muito fortes, em geral chamados de “palpitações”. Em casos mais graves pode se manifestar com sintomas de falta de ar, dor no peito, tonteiras e desmaios, e até mesmo levar à morte súbita”, alerta o cardiologista Alex Felix do Lâmina Medicina Diagnóstica /DASA .
Geralmente as arritmias são benignas, porém em alguns casos podem provocar problemas cardíacos mais sérios. Alguns tipos de arritmia são extremamente graves, podendo ocorrer mesmo em crianças e jovens aparentemente saudáveis.
“A história familiar é um dado extremamente importante na investigação destes casos mais graves, visto que muitas das doenças cardíacas têm caráter genético.  Pessoas com história de morte súbita na família ou sintomas que possam sugerir a presença de alguma arritmia devem procurar orientação de um cardiologista para avaliação e prevenção”, completa o cardiologista.

Fonte Opinião e Notícias

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DIA 20 DE NOVEMBRO INAUGURANDO MAIS ENERGIA ELÉTRICA

A Primavera agora tem Energia!
É o Governo municipal de BARRA levando eletricidade para a Zona Rural.
A população da Primavera esta em festa com a inauguração da Rede de Energia Elétrica e da Iluminação Pública na Comunidade.
Será dia 20 de novembro, sábado, às 19h. A Prefeitura da Barra tem a honra de convidar todas as famílias barrenses para participarem desse importante momento do nosso Município.
O blog XIQUEBRASIL, agradece a mais uma nova seguidora SILVANA MOREIRA Xique-Xiquense que acredita em nosso trabalho, seja bem vinda você faz parte da nossa casa.

SBT pode ser vendido a quem pagar a dívida de R$ 2,5 bilhões de Silvio Santos

SBT pode ser vendido a quem pagar a dívida de R$ 2,5 bilhões de Silvio Santos thumbnail Empresário afirma que tal comprador deveria pagar o valor direto para o Fundo Garantidor de Crédito, de onde fez o empréstimo. 


O empresário e apresentador Silvio Santos, controlador do banco PanAmericano, parece estar disposto a se desfazer de importantes braços de seu império para honrar o empréstimo de 2,5 bilhões de reais.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o apresentador – ainda que de forma irônica – mandou um recado: quem estiver disposto a pagar os 2,5 bilhões de reais que ele deve poderá ficar com o SBT.
Famoso por fazer brincadeiras e tentar confundir os jornalistas durante as entrevistas, Silvio não agiu diferente desta vez. Ao ser questionado a respeito da possibilidade do SBT ser adquirido pelo empresário Eike Batista, respondeu: “Se ele me pagar bem, por que não? Quem é? ‘Elque’?”. Ao ser informado de que se tratava do homem mais rico do Brasil, Silvio perguntou se o empresário é americano e, então, afirmou que não o conhece.
“Não, não conheço. Mas, se ele pagar os 2,5 bilhões de reais que estou devendo, vendo, é claro que vendo. Não precisa nem pagar para mim, paga para o Fundo Garantidor de Crédito. Eu não posso vender nada sem passar pelo Fundo Garantidor de Crédito”, disse o apresentador.
.

Informações de Veja

Divulgada a seleção de projetos do Grupo 1 para o PAC 2

Divulgada a seleção de projetos do Grupo 1 para o PAC 2 thumbnail

Foram selecionadas obras e projetos de urbanização de assentamentos precários, abastecimento de água, esgotamento sanitário, entre outros.


A portaria publicada nesta quarta-feira, dia 17, no Diário Oficial da União traz o resultado da seleção do Programa de Aceleração do Crescimento 2 – PAC 2 para municípios integrantes do Grupo 1.
São 1.258 obras e projetos, que somam R$ 11,80 bilhões de recursos da União e R$ 5,46 bilhões de financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS e Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, totalizando R$ 17,25 bilhões.
O Grupo 1 é formado por municípios integrantes das regiões metropolitanas de Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas (SP), Baixada Santista (SP), Curitiba e da Região Integrada do Entorno (Ride) do Distrito Federal. Também contempla cidades com população acima de 70 mil habitantes localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e com população acima de 100 mil habitantes nas regiões Sul e Sudeste. As demais localidades integrantes dos grupos 2 e 3 ainda estão em fase de pré-seleção.
Esta é a primeira seleção de empreendimentos de infraestrutura do PAC 2 e corresponde a aproximadamente metade dos recursos disponíveis. O processo é uma realização conjunta do governo federal, das prefeituras e dos governos estaduais, por meio de cartas-consulta, de prioridade para propostas enquadradas, análise de propostas e entrevistas técnicas.
Além desses valores, estão selecionados recursos para a produção de quase 90 mil unidades habitacionais a serem contratadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, em complemento a essas obras. Foram selecionadas obras e projetos de urbanização de assentamentos precários, abastecimento de água, esgotamento sanitário, saneamento integrado, drenagem urbana, contenção de encostas e pavimentação e de qualificação de vias urbanas.
Informações de Agência Brasil

Gol de Messi aos 46 do segundo tempo decide partida entre Brasil e Argentina


Gol de Messi aos 46 do segundo tempo decide partida entre Brasil e Argentina thumbnail
Seleção Brasileira perdeu a invencibilidade sob o comando de Mano Menezes, que há 451 minutos não sofria nenhum gol.



Com um gol de Lionel Messi aos 46 minutos do segundo tempo, a Argentina derrotou a Seleção Brasileira por 1 a 0, no Khalifa International Stadium, em Doha, no Qatar, e acabou com um jejum de cinco anos sem triunfos sobre o arquirrival.
Além disso, “La Pulga” acabou com o tabu de nunca ter vencido o time canarinho atuando pela equipe principal dos hermanos. Pelo lado brasileiro, Ronaldinho foi o destaque, mas foi substituído no segundo tempo.
O tabu de Messi já durava quatro partidas. Foram três derrotas e um empate com o time canarinho. Ele também nunca havia marcado um gol na Seleção Brasileira. E justamente no primeiro jogo de Sergio Batista como técnico efetivo da Argentina, “La Pulga” fez a diferença.
Com o resultado, a Seleção Brasileira perdeu a invencibilidade sob o comando de Mano Menezes. Eram três vitórias em três jogos e nenhum gol sofrido. O setor defensivo, formado por Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos, não sabia o que era buscar a bola na rede há 451 minutos.
O Brasil volta a campo apenas no ano que vem. A equipe de Mano Menezes vai enfrentar a França, no dia dois de fevereiro, em Paris. Já os hermanos devem voltar a atuar na mesma data, contra a Inglaterra, em Wembley. O amistoso será confirmado nos próximos dias pela Associação de Futebol Argentina – AFA.

Informações de Globo Esporte

LULA DISSE: POLÍTICA É COMO O LEITO DE UM RIO


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (17) que a formação de um bloco de partidos na Câmara do Deputados. Segundo Lula, não se pode mexer de forma abrupta na política.

“Tenho uma definição de política que é a seguinte: política é como o leito de um rio, se a gente não for um desmancha ambiente a gente deixa a água correr tranquilamente e tudo vai se colocando de acordo com o que é mais importante. Se as pessoas tentam de forma conturbada mexer na política pode não ser muito bom”, afirmou Lula após cerimônia no Palácio do Planalto.

Ontem (16), a bancada peemedebista na Câmara anunciou a criação de um bloco de partidos integrado pelo PMDB, PP, PR, PSC e PTB para a próxima legislatura.

O grupo reuniria 202 deputados, 55 a menos do que o número necessário para obter a maioria da Câmara. Com isso, o PT, que elegeu a maior bancada (88 deputados), passaria a ser a segunda força parlamentar. De acordo com a tradição da Casa, a maior bancada ou bloco partidário fica com a presidência da Câmara.

A assessoria do PP, entretanto, afirma que não houve qualquer conversa do PMDB com o partido nesse sentido.

Hoje (17), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), descartou que haja articulação do partido no Senado, para formar um bloco com partidos menores e consolidar a maioria na Casa.

Da Agência Brasil

Dilma avisa: não vai ceder às pressões da base por cargos

        Michel Temer e Dilma Rousseff

(Fernando Bizerra Jr./EFE)
"Todos nós vamos nos colocar contrários a pressões que dizem que tudo tem que ficar como está"
Deputado Cândido Vaccarezza, líder do governo na Câmara
Irritada com a pressão dos partidos da base para que cada legenda mantenha no próximo governo os ministérios que já coordena, a presidente eleita, Dilma Rousseff, mandou um recado aos aliados: quer autonomia para decidir sobre suas indicações e não aceitará imposições de nomes para a Esplanada.

De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo, Dilma tem mostrado sua irritação em conversa com interlocutores. A situação ficou ainda mais tensa com a aliança firmada entre PMDB, PR, PP, PTB e PSC para a formação de um superbloco na Câmara dos Deputados, que não teria agradado em nada a presidente eleita.

"A presidente eleita vai montar o seu ministério e cabe aos partidos da base aliada darem sustentação a isso. E todos nós vamos nos colocar contrários a pressões que dizem que tudo tem que ficar como está", afirmou ao jornal o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Na semana passada, o PMBD apresentou a Dilma e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a conta do apoio ao PT na disputa presidencial. O partido do vice-presidente eleito, Michel Temer, exigiu a manutenção dos seis ministérios que já tem sob o seu comando. E mais: os peemedebistas querem indicar eles próprios os nomes que ocuparão as pastas. A ideia foi, então, aprovada pelos demais partidos da base. A aliados, Dilma tem confidenciado que não pretende atender a essa demanda, já que isso significaria a perda de sua autonomia para a definição da equipe.      Fonte: Veja

Henrique Meirelles responsabiliza Silvio Santos por rombo de 2,5 bilhões de reais nas contas do Panamericano

Banco Central

Silvio Santos (Luciana Prezia)
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, responsabilizou o apresentador e empresário Silvio Santos, controlador do banco Panamericano, pelo rombo de 2,5 bilhões de reais detectado nas contas da instituição financeira. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Meirelles disse que Silvio deveria ter descoberto a fraude que se passava no banco.

“O responsável número 1 é o acionista majoritário. Em seguida, os órgãos de controle da instituição: os conselhos, a auditoria interna, controles internos etc. Além do controle externo, do ponto de vista do mercado/ investidores, que é feito pela auditoria externa. Essa é a linha de responsabilização direta pela integralidade dos resultados contábeis da instituição. O trabalho de supervisão do BC faz uma série de avaliações que não substituem os controles internos e a auditoria externa”, afirmou Meirelles.

A fraude foi percebida durante a análise das operações de crédito vendidas pela financeira do Grupo Silvio Santos aos grandes bancos de varejo. Na análise feita pelo BC, foi constatado que essas instituições haviam adquirido operações do Panamericano em número menor que o declarado pela financeira do empresário Silvio Santos. É como se o comprador declarasse a aquisição de 10 carteiras, mas o vendedor registrava a venda de 50 operações. Ao reconhecer a falha, Silvio Santos tomou a frente das negociações para recuperar a saúde financeira da instituição financeira.

Na semana passada, o apresentador fechou um acordo com o BC para ter acesso a um empréstimo de 2,5 bilhões de reais para “salvar” o Panamericano. Em troca, o Grupo Silvio Santos ofereceu como garantia os bens do patrimônio empresarial – que incluem o STB e o Baú da Felicidade. A fraude sofrida pelo banco foi detectada há pouco mais de cinco semanas por técnicos do BC. Meirelles também rebateu as críticas a respeito da demora da autoridade monetária para detectar as inconsistências contábeis:

“O BC agiu a tempo de não causar prejuízo ao poder público, aos depositantes, ao sistema financeiro e à economia. O único prejudicado foi o acionista controlador, que assumiu o prejuízo de acordo com a lei - corretamente - e era, em última análise, o responsável”, disse o presidente do BC ao jornal.
Fonte:Veja

Comissão aprova salário mínimo de R$ 540,00

Clique para Ampliar
Gim Argello, relator do Orçamento, acha "razoável" que o reajuste seja para R$ 550, como defende Dilma
FOTO: AGÊNCIA SENADO
Brasília - A Comissão Mista de Orçamento aprovou ontem o relatório preliminar do projeto de lei orçamentária da União para 2011. O texto fixou as despesas com base em um salário mínimo de R$ 540, embora a decisão final sobre o valor deva ficar para o próximo mês.

No Congresso, centrais sindicais pressionam por um mínimo de R$ 580. A intenção é fazer uma nova rodada de negociação com o governo para discutir o assunto.

O presidente Lula e a presidente eleita, Dilma Rousseff, defendem o mínimo de R$ 550. O relator do orçamento afirmou que o valor é "razoável" e que caso ocorra qualquer alteração, a mudança será feita por meio de MP (Medida Provisória).                  Fonte: Jornal Diário do NE

terça-feira, 16 de novembro de 2010

XIQUE BRASIL mensagens

Existe uma Força...
"Que nos leva a viver, que nos faz recomeçar.
Que nos faz sorrir, que nos faz suportar as
dores. Que nos faz suportar a saudade. Que
nos faz buscar a felicidade. Existe uma força
muita além de nossos olhos. Maior que
imaginamos, que nem sempre procuramos.
Mas, ela sempre está a nossa espera. Existe
uma força que nos faz sonhar. Uma força que
nos faz acreditar. É uma força chamado amor.
É uma força chamada persistência, coragem,
fé! Uma força que nos faz, desejar viver.
Olhe! Ela existe dentro de mim.
Ela existe dentro de você!
A NOSSA força é DEUS!"

XIQUEXIQUE : MUNICÍPIO VAI RECEBER UMA RETROESCAVADEIRA DENTRO DO PAC

A relação dos 1.300 municípios classificados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para receber máquinas retroescavadeira ou motoniveladora dentro do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) foi publicada na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial da União (DOU). A seleção e a divulgação ocorreram de acordo com a metodologia utilizada pelo PAC. Foram considerados os seguintes critérios: a) pertencer ao Programa Territórios da Cidadania (quatro pontos); b) maior participação do PIB agrícola no PIB total do município (até três pontos); c) possuir maior extensão territorial (até três pontos); d) ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município (até quatro pontos); e e) distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.
A destinação de retroescavadeiras ou motoniveladoras tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes.
Postado: Jornal A Voz - Fonte: www.mda.gov.br

CARNAVAL 2011 Fantasias da Leandro de Itaquera




Nelsinho e Fernando com a madrinha da Leandro, Iris Stefanelli
A quadra da escola de samba Leandro de Itaquera, neste mês de novembro engalanou-se para apresentar as suas fantasias do Carnaval 2011 à imprensa e a cerca de 300 convidados, que participaram da alegria do presidente Leandro Alves Martins, do carnavalesco Paulino e do Diretor da Bateria mestre Edney.                              
Fonte: Jornal Itaquera em notícias

Bahia Farm Show 2011 já tem 50% dos espaços destinados ao expositores comercializados


As expectativas para a próxima edição da Bahia Farm Show, maior Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios do norte e nordeste do país, há seis anos em Luís Eduardo Magalhães, crescem, à medida que vão sendo comercializados os espaços destinados para os expositores. Embora, ainda faltem sete meses para o evento, que ocorrerá entre 31 de maio e 4 de junho de 2011, 50% da sua área já está reservada.

“Há muita procura pelos espaços. Muitos expositores querem aumentar a área ocupada no evento”, revela Pablo Manoppella, responsável pela comercialização dos espaços do evento que acabou se tornando a maior vitrine do agronegócio da Bahia. A confiança é tanta, que Pablo acredita que até o final do ano, 80% dos espaços já estejam comercializados. Na edição de 2010, o evento teve 100% da área comercializada, com 150 expositores, 38,5 mil visitantes, aumento de 20% em relação a 2009 e negócios da ordem de R$ 316 milhões, 47% a mais do que no ano anterior.

Para receber as novidades em máquinas, implementos, insumos, além de palestras e resultados de pesquisas agrícolas, o parque de exposições passou por modificações estruturais em 2010. Vias foram pavimentadas, houve melhoria nas redes hidráulica e elétrica e também trabalhos de paisagismo na praça central.
Jornal classe A  L.E.M.

São Paulo é o 2º melhor time sul-americano da década, diz IFFHS


Torcida do São Paulo comparece em bom número ao estádio do Parque do Sabiá, em Uberlândia, para ver a vitória da equipe paulistana sobre o Cruzeiro. Foto: Vipcomm/Divulgação
Torcida do São Paulo tem motivos de sobra para comemorar década vitoriosa
 Foto: Vipcomm/Divulgação

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou o ranking dos melhores clubes sul-americanos da década. O Boca Juniors, da Argentina, ficou com a primeira colocação, na frente do São Paulo, vice-líder e melhor equipe brasileira. Cruzeiro, Santos e Internacional ainda aparecem no top 10, segundo a entidade.
A estatística foi montada por meio da análise do desempenho das equipes em competições nacionais, continentais e organizadas pela Fifa no período entre 1º de janeiro de 2001 e 30 de setembro de 2010. O Inter, mesmo com o título de campeão mundial (2006) e bicampeão da Libertadores (2006 e 2010), aparece somente em sétimo lugar.
O Boca Juniors, que venceu três Libertadores (2001, 2003 e 2007), um Mundial (2003), duas Copa Sul-Americanas (2004 e 2005) e três Recopas Sul-Americanas (2005, 2006 e 2008), além de cinco conquistas nacionais, alcançou a maior pontuação: 2.073.
O São Paulo chegou aos 1.909, depois de uma Libertadores (2005), um Mundial (2005), três Brasileiros (2006, 2007 e 2008) e dois títulos paulistas (2002 e 2005). O River Plate ficou com a terceira colocação. Cruzeiro e Santos são 4º e 5º lugares, respectivamente. Já o Inter, atual campeão continental e que se prepara para o Mundial, aparece na 7ª posição.
Confira o ranking dos melhores sul-americanos da década
1º - Boca Juniors (Argentina)
2º - São Paulo (Brasil)
3º - River Plate (Argentina)
4º - Cruzeiro (Brasil)
5º - Santos (Brasil)

6º - Nacional (Uruguai)
7º - Internacional (Brasil)
8º - San Lorenzo (Argentina)
9º - Estudiantes (Argentina)
10º - Vélez Sarsfield (Argentina)
11º - Grêmio (Brasil)
12º - Flamengo (Brasil)
14º - Corinthians (Brasil)
17º - Fluminense (Brasil)
22º - Palmeiras (Brasil)
28º - Atlético-PR (Brasil)


Terra Esporte

MANO MENEZES ESPERA UM FUTEBOL INTENSO NO AMISTOSO CONTRA ARGENTINA

Mano Menezes comanda treino da Seleção Brasileira; técnico escalou Ronaldinho como titular em coletivo pensando em amistoso com a Argentina. Foto: Mowa Press/Divulgação 
Mano Menezes confirmou a escalação da Seleção Brasileira com o trio Robinho, Neymar e Ronaldinho



A Seleção Brasileira treinou nesta terça-feira com o trio ofensivo formado por Ronaldinho, Neymar e Robinho. Os argentinos, ao mesmo tempo, também definiram a equipe com três jogadores no ataque: Di Maria, Messi e Higuaín.
Assim, o técnico Mano Menezes espera uma partida aberta no clássico sul-americano desta quarta-feira às 15h (horário de Brasília), no Khalifa Stadium, em Doha, no Catar. O amistoso encerra a temporada das duas equipes.
"Pela qualidade dos dois grupos, temos jogadores com características para produzir futebol de bastante intensidade, com movimentação e criação de jogadas. O jogo traz consigo grande expectativa", afirmou o técnico brasileiro após o treino desta terça-feira.
Mano falou ainda sobre a opção de escalar Neymar e Robinho no ataque da Seleção. O primeiro vai substituir Alexandre Pato, lesionado. "Precisamos para início de jogo de um ataque de bastante movimentação. A característica dos jogadores ajuda bastante para se ter uma projeção para essa Seleção", completou.
O Brasil vai entrar em campo com Victor, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Ramires, Elias e Ronaldinho; Robinho e Neymar. Já a Argentina deve ser escalada com Romero, Zanetti, Burdisso, Pareja e Heinze; Mascherano, Banega e Pastore; Di Maria, Messi e Higuaín.
Renato Pazikas Direto de Doha (Catar) Terra Notícias

INTERIOR DA BAHIA, DESCARTE DE LIVROS GERA POLÊMICA

Segundo a Secretaria, os livros estavam desatualizados. Foto: Anderson Oliveira Santos/vc repórter
Segundo a Secretaria de Educação, os livros estavam desatualizados

Na manhã do sábado (13), a Prefeitura Municipal de Jaguaquara, no sudoeste baiano, gerou polêmica ao descartar 100 livros didáticos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), as obras, que eram voltadas ao ensino fundamental, não poderiam ser mais utilizadas porque estavam desatualizadas em relação ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
A Secretaria afirmou que os livros foram enviados a mais pelo Ministério da Educação (MEC) e estavam sobrecarregando o depósito da Prefeitura. Ainda com informações da pasta, o material foi encaminhado para a reciclagem.

O internauta Anderson Oliveira Santos, de Vitória da Conquista (BA)
Participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL SP PEDE NOVA REDAÇÃO PARA TIRIRICA COMPROVAR ALFABETIZAÇÃO

Tiririca movimenta colégio eleitoral ao chegar para votar. Foto: Paulo Libert/Agência Estado  

          Tiririca foi o deputado federal mais votado do Brasil em 2010, com 1,3 milhão de votos 
Foto: Paulo Libert/Agência Estado
O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Estado de São Paulo impetrou dois mandados de segurança na ação penal movida contra o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca. Para o MPE, a audiência realizada em 11 de novembro não foi satisfatória e o deputado deve fazer uma redação para complementar o exame em nova audiência.

Além disso, o MPE pede a intimação da mulher do parlamentar para que seja reproduzida a forma exata da declaração de que o réu sabe ler e escreve

Nesta nova audiência, conforme pede o MPE, Tiririca terá que elaborar uma redação sobre tema livre, de seu universo cultural, segundo parâmetros adotados pelo Ministério da Educação (MEC) para aferição de alfabetização de jovens e adultos.

O humorista afirmou sofrer de problemas motores que o impedem de segurar uma caneta com firmeza. Em audiência realizada no dia 11 de novembro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, Walter de Almeida Guilherme, afirmou que Tiririca soube ler e escrever no teste, mas não comentou a prova.
Terra Noticias

EQUIPE DE DILMA PREPARA REAJUSTE DO BOLSA-FAMÍLIA

Na avaliação do principal programa social do governo, prevalece a visão de que a simples reposição dos cerca de 9% da inflação acumulada desde o último reajuste é pouco
A equipe de transição da presidente eleita, Dilma Rousseff, avalia a concessão de um reajuste acima da inflação para os benefícios do Bolsa-Família. De acordo com análise feita no governo, a reposição de pouco mais de 9% da inflação acumulada pelo INPC desde o último reajuste não seria suficiente para começar a tirar do papel a promessa de erradicar a pobreza extrema no País, feita durante a campanha ao Planalto.
Dida Sampaiio/AE - 08.111.2010
De acordo com análise, reposição de 9% não é suficiente
Hoje, o País tem 8,9 milhões de miseráveis, depois da queda de 12% para 4,8% do porcentual da pobreza extrema observada entre 2003 e 2008. Esses são dados usados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa-Família. O número de pobres varia porque não existe uma linha de pobreza única no Brasil.
Nordeste. Grande parte dos extremamente pobres já integra o Bolsa-Família. Eles correspondem a 85% da clientela do programa. Mas o benefício pago não é suficiente para fazer com que todas essas famílias superem a condição de pobreza mais aguda, com renda mensal de até R$ 70 por pessoa da família.
Marta Salomon - O Estado de S.Paulo

TÉCNICO DA SELEÇÃO ESPERA VER RONALDINHO GAÚCHO JOGANDO PARA O TIME

Ronaldinho voltou para a Seleção Brasileira depois de um ano e sete meses e provou que seu carisma continua intacto. O jogador do Milan foi o único a ser aplaudido pelos cerca de 50 torcedores que assistiram ao treino da Seleção em Doha, no estádio do Al Gharafa.

Otécnico Mano Menezes não confirmou a escalação de Ronaldinho Gaúcho entre os titulares para o amistoso de amanhã contra a Argentina.

– Seria injusto antecipar qualquer coisa antes dos dois treinos que vamos fazer aqui – disse o treinador.

Mas Douglas, que na teoria disputa posição com Ronaldinho, já fez questão de se retirar dessa briga.

– Espero poder entrar alguns minutos e jogar bem – falou o meia do Grêmio, convocado pela primeira vez.

Mano Menezes deixou claro que espera mais produtividade e menos espetáculo de Ronaldinho.

– O público pode querer uma jogada mais plástica, mas a gente quer produtividade, quer assistências. Quando acabar o jogo e você olhar os números, tem que ter alguma coisa.

O meia não atuava com a camisa da Seleção Brasileira desde abril de 2009, quando jogou na vitória sobre o Peru, por 3 a 0, em Porto Alegre, pelas Eliminatórias para Copa de 2010.

No jogo de amanhã, ele reencontrará Lionel Messi. O seu ex-colega de Barcelona chegou a Doha disposto a derrotar o Brasil, uma seleção que o camisa 10 nunca venceu.

– Acho que já é hora da primeira vez – disse o argentino.
Diário Catarinense

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SP, REALIZA MULTIRÃO DE TESTES DE HIV

Exames acontecem de 16 de novembro a 1º de dezembro em todo o estado.
Cerca de 120 mil exames devem ser realizados gratuitamente.

Do G1 SP
A Secretaria de Estado da Saúde realiza a partir de terça-feira (16) um mutirão de testes gratuitos de HIV em diversas cidades paulistas. De acordo com a pasta, o objetivo da campanha “Fique Sabendo” é incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da Aids.
A previsão é que pelo menos 120 mil exames –incluindo 20 mil testes rápidos, com resultado em até 15 minutos– sejam feitos até o dia 1º de dezembro em todo o estado. Mais de 460 municípios aderiram à campanha, num total de 3,5 mil unidades de saúde.
Foram mobilizados cerca de 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório. Não só a parcela da população mais vulnerável, como homossexuais e usuários de drogas, deverá participar do programa.
Em São Paulo, o lançamento da campanha ocorrerá às 10h do dia 16, na Rua Rego Freitas, 542, Centro. Informações sobre as unidades participantes podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids – 0800-16-25-50.

PARENTES DO CASAL SILVIO SANTOS, SERÃO DEMITIDOS DO GRUPO EMPRESÁRIAL

PANAMERICANO

Parentes de Silvio serão demitidos

A fraude bilionária que pôs em risco o império construído por Silvio Santos nos últimos 50 anos vai provocar a demissão de ao menos 40 parentes do empresário e da mulher dele dentro do grupo. Silvio Santos tomou a decisão em reunião com advogados.

A equipe teria concluído que a presença de parentes em altos cargos foi o principal motivo para que a fraude ocorresse. A única empresa do grupo que deve escapar do corte de parentes deve ser o SBT. Na emissora trabalham, em cargos de direção, um sobrinho de Silvio Santos, Guilherme Stoliar, e seu primo Leon Abravanel, entre outros. O grupo decidiu processar os ex-diretores do PanAmericano e a Deloitte, empresa contratada para fazer a revisão financeira do banco.
A Notícia-Joinville SC

DILMA PRIMEIRA NOITE NA CASA NOVA

A PRESIDENTE SE MUDA PARA A GRANJA DO TORTO

Acompanhada de assessores, a presidente eleita Dilma Rousseff chegou ontem, no início da noite, à Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência. Será a primeira noite de Dilma na casa onde irá morar até a posse, no dia 1º de janeiro.

Segundo a assessoria da presidente, não há previsão de reuniões. Por volta das 19h30min, a presidente eleita recebeu a visita do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.

Na chegada, ele falou rapidamente à imprensa e disse que sua presença se tratava apenas de uma visita, e não de uma reunião. Desde que retornou no sábado, da reunião do G-20, na Coreia do Sul, há a expectativa de que ela se encontre com os coordenadores da transição para discutir os pedidos dos aliados para a composição dos ministérios.

Dilma deve começar a analisar as reivindicações hoje. Alguns interlocutores dizem que a presidente eleita não tem pressa em apresentar sua equipe.
Diário Catarinense

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

QUANTO VALE UM POBRE NO BRASIL

O pescador Flavio de Mesquita com mulher e filhos em Porto de Pedras (AL), um dos locais mais pobres do país; beneficiários do Bolsa Família, ainda passam fome.
O pescador flávio de Mesquita com a mulher e filhos, em Porto de Pedras (AL) um dos locias mais pobres do país
Em 2006, nos cafundós do Piauí, tive a infelicidade de perguntar ao filho adolescente de uma beneficiária do Bolsa Família quantas vezes por semana eles conseguiam comer alguma proteína. "Não sei o que é isso", foi a resposta.
"Carne. Vocês comem carne?" Ao que respondeu: "De vez em quando a gente acerta um passarinho".
A maior promessa de Dilma Rousseff como presidente é erradicar a pobreza. De propósito ou não, ela usou o termo "miséria" ao fazê-lo.
Especialistas no assunto e o próprio MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), responsável pelo Bolsa Família, usam os termos "pobre" e "indigente".
Assim, é pobre e elegível ao Bolsa Família grupos familiares com renda mensal per capita inferior a R$ 140. Se uma família de quatro pessoas vive com R$ 400 ela é pobre (precisaria de R$ 560 ou mais para deixar essa classificação).
Já os indigentes são os que têm renda familiar per capita mensal abaixo de R$ 70.
Os valores são ridículos. Equivalem a R$ 4,60 por dia (um maço de Malrboro para o pobre) e R$ 2,30 (menos que uma passagem de ônibus em SP para o indigente).
O MDS reconhece que o ideal seria usar o valor do salário mínimo como referência. Assim, uma família de quatro pessoas deixaria de ser pobre quando recebesse (via rendimentos do trabalho e/ou benefícios sociais) R$ 2.040,00, ou R$ 510 por cabeça.
A meta de Dilma com a atual definição de pobreza (abaixo dos R$ 140) é factível e não custaria tanto.
Vista de maneira mais honesta, porém, não seria nada sensacional. Virariam "ex-pobres" os que passassem a viver com os R$ 4,60 ou mais ao dia.
Segundo cálculos do Centro de Políticas Sociais da FGV, o Brasil teria de investir mais R$ 21,3 bilhões ao ano (em cima dos R$ 13,4 bilhões do Bolsa Família) para atingir esse objetivo.
Somados, os quase R$ 35 bilhões corresponderiam a apenas 1% do PIB e chegariam a mais de 80 milhões de pessoas.
Como comparação, nos primeiros oito meses de 2010 o governo separou R$ 50 bilhões para pagar juros de sua dívida. Proporcionalmente, os que receberam em juros esses R$ 50 bilhões são um grão de brasileiros diante de um mar de conterrâneos pobres.

Leo Caldas/Folhapress

Acidente com monomotor mata dois em Bragança Paulista (SP)

DE SÃO PAULO FELIPE LUCHETE
Duas pessoas morreram carbonizadas em um acidente com um avião monomotor nesta segunda-feira no aeroporto de Bragança Paulista (90 km de São Paulo).
O pai de uma das vítimas teve parada cardíaca após ver o acidente. Ele foi levado ao hospital, onde está internado.
O acidente ocorreu por volta das 15h45, e as vítimas ainda não foram identificadas.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Jundiaí, que registrou a ocorrência, ainda não se sabe se o avião caiu ou se o piloto tentou sem sucesso um pouso forçado.
O fogo atingiu a mata no entorno do aeroclube, mas já foi controlado. Peritos da Polícia Civil e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deverão investigar as causas.
Folha.com

JUSTIÇA CONCEDE LIBERDADE PROVISÓRIA PARA JOVEM SUSPEITO DE AGREÇÃO NA AVENIDA PAULISTA, EM SP

A Justiça concedeu, na tarde desta segunda-feira, liberdade provisória ao jovem de 19 anos suspeito de agredir quatro rapazes na avenida Paulista, região central de São Paulo, no domingo (14). Ele deixou o 2º DP (Bom Retiro), onde estava preso, por volta das 16h30, segundo a polícia.
O estudante vai responder em liberdade pelos crimes de agressão corporal gravíssima e formação de quadrilha.
No início da tarde de hoje, os outros quatro adolescentes suspeitos de participarem das agressões já haviam sido liberados da Fundação Casa, onde estavam detidos.
Segundo o advogado Orlando Machado, que defende um dos adolescentes, a Justiça entendeu que o caso se tratou de uma briga --e que não houve homofobia.
"Houve, sim, uma paquera de uma das vítimas para um dos menores, e eles [amigos] não concordaram", afirmou o advogado. Segundo ele, seu cliente está "bem machucado", e o caso segue sob investigação.
Folha.com

APÓS 8 ANOS, IRMÃOS DO PRESIDENTE LULA MANTÊM VIDA MODESTA

Vavá tinha 108 canários do reino, hoje não resta nenhum. O motivo: os ratos de telhado que invadiam o viveiro do seu sobrado na periferia de São Bernardo do Campo, Grande São Paulo. A casa simples onde mora Vavá, ou Genival Inácio da Silva, irmão do presidente Lula, é a mesma há 36 anos. Às vésperas do segundo turno da eleição, ele conversou por uma hora com a Folha. De início, gritou para a mulher, que atendeu o portão, que não queria papo. Mas logo cedeu e convidou a reportagem a entrar. Primeiro falou na apertada sala (5 m²), decorada com móveis tipo Casas Bahia, azulejo barato, uma TV grande e três quadros: uma foto oficial do presidente (com o autógrafo “Para o meu querido irmão Vavá, um abraço do Lula”); um retrato em preto e branco da mãe, dona Lindu; e um quadro bordado de uma mulher-anjo. A poucos dias de Lula deixar a Presidência, após oito anos no cargo, os seus seis irmãos vivos moram em situação semelhante à de Vavá, alguns com maior dureza.
( A folha) Postado pelo Jornal A voz Xique-Xique Ba.

DILMA VOLTA HOJE A BRASÍLIA E SE MUDA PARA A GRANJA DO TORTO,ONDE VAI MORAR ATÉ A POSSE

Presidente eleita passa o feriado com a família em Porto Alegre

A  presidente eleita, Dilma Rousseff, passa o feriado desta segunda-feira (15) em Porto Alegre com a família e, quando retornar a Brasília, o que deve ocorre no fim do dia, já deve se instalar na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República. O Torto será a residência de Dilma até a data da posse, no dia 1º de janeiro, quando ela se mudará para o Palácio da Alvorada.
Na semana passada, enquanto a presidente eleita acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem a Seul, na Coreia do Sul, a mudança de Dilma foi transportada da casa onde ela morou durante o período da campanha, no Lago Sul de Brasília, para a granja, que fica a menos de 20 quilômetros da Praça dos Três Poderes.
A mãe e a tia de Dilma, que atualmente vivem em Belo Horizonte, vão morar com ela em Brasília.
Ao se mudar para a Granja do Torto, Dilma Rousseff repete o fez o presidente Lula em 2002, durante a transição. Lula também permaneceu na granja durante a reforma do Palácio da Alvorada, entre dezembro de 2004 e março de 2006. O Torto já foi a residência oficial de dois presidentes: João Goulart e João Baptista Figueiredo.
Da Agência Brasil

POLÍCIA ITALIANA APREENDE 1 TONELADA DE COCAÍNA PROVINIENTE DO BRASIL

Droga foi encontrada em navio aportado no sul italiano; é a maior apreensão da droga em 15 anos

estadão.com.br
ROMA - As autoridades italianas apreenderam nesta segunda-feira, 15, uma tonelada de cocaína proveniente do Brasil no porto de Gioia Tauro, na região da Calábria, no sul da Itália, de acordo com informações da agência de notícias AFP. A droga, informou a polícia, vale cerca de US$ 370 milhões e estava dentro de um contêiner do navio.
"É a maior apreensão de cocaína realizado nos últimos 15 anos na Itália", afirmou a polícia em comunicado. Os agentes estimam que a droga seria destinada ao mercado italiano e ao centro norte da Europa. "As suspeitas foram levantadas devido aos documentos falsos apresentados pelos brasileiros que viajavam no barco", disse o comandante Salvatore Cagnazzo, encarregado da investigação.
SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE AINDA NÃO TEM 151 REMÉDIOS PARA DOENÇAS RARAS




O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma deficiência de, pelo menos, 151 medicamentos de alto custo considerados necessários para o tratamento de doenças graves ou raras. Os remédios ausentes das relações oficiais do SUS equivalem a 27% de todos os medicamentos ofertados pela rede pública. Isso significa que o sistema de saúde pública não dispõe de um remédio recém-lançado pela indústria farmacêutica para quase quatro medicamentos cujo fornecimento já é uma obrigação do SUS.
Um paciente com um diagnóstico e uma receita médica em mãos esbarra na ausência do medicamento na rede pública e, então, decide procurar um advogado ou diretamente o MPF. Inquéritos são abertos para investigar a necessidade do medicamento recém-lançado e receitado pelos médicos. Constatada a eficácia do tratamento e descartados os interesses exclusivos pelo lucro dos laboratórios farmacêuticos, o MPF recomenda ao Ministério da Saúde — ou cobra na Justiça — a inclusão do fármaco nas obrigações do SUS.
Vinicius Sassine- Correio Brasiliense

IDA DE PREFEITOS A BRASÍLIA VAI SE REPETIR NO GOVERNO DILMA

Leonardo Augusto- Correio Brasiliense
Segundo Ziulkoski, o reajuste do salário mínimo tem impacto grande nas contas das pequenas cidades (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 8/9/09)
Segundo Ziulkoski, o reajuste do salário mínimo tem impacto grande nas contas das pequenas cidades
Nova presidente, novos ministros, mas pelo menos uma agenda vai continuar a mesma com a posse de Dilma Rousseff (PT): as constantes idas de prefeitos a Brasília em busca de recursos. Este ano foi perdido em investimentos. Dívidas, folha de pagamento e custeio consumiram toda a receita dos municípios. Estrangulados e com o periscópio voltado para as eleições de 2012, os chefes do Poder Executivo municipal, em 2011, ficariam satisfeitos com desfechos para dois imbróglios: a regulamentação da Emenda nº 29, que destina mais recursos para o setor de saúde, e a distribuição dos royalties do pré-sal.
A força dos prefeitos não foi suficiente para desenrolar nem uma nem outra questão em 2010.
Os municípios são muito vulneráveis à política federal. Quando o salário mínimo tem reajuste, o impacto é grande, principalmente nas cidades menores, onde a maior parte da folha é de servidores que recebem até um salário e meio”, diz.