quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Presidenta eleita do Brasil receberá Primeiro Ministro búlgaro

Presidenta eleita do Brasil receberá Primeiro Ministro búlgaro



A       presidenta eleita do Brasil, Dilma Russeff, receberá hoje ao premiê de Bulgária, Boyco Borissov, enviado especial de seu país e representante da União Européia ao traspasso presidencial do próximo sábado.

  No que será seu primeiro encontro com autoridades internacionais que chegam a Brasília para assistir a sua toma de posse, Rousseff estará acompanhada pelo ministro de relações exteriores saliente Celso Amorim e pelo entrante Antonio de Aguiar Patriota. Fontes do Ministério de Relações Exteriores apontaram que Borissov é portador de uma mensagem do presidente da União Européia, Herman Van Rompuy à mandatária eleita.

A reunião Rousseff-Borissov, que terá lugar no Palácio do Itamaraty, sede da diplomacia brasileira, reveste especial significado devido à ascendência búlgara da próxima presidenta do Brasil.

Para a estatal Agência Brasil, o fato de que Rousseff seja filha de pai búlgaro, e com muitos parentes na nação européia, indica que o país de seus ascendentes fará parte da política externa de seu governo.

Também destaca que sem vínculos diretos nem intensas relações políticas e económicas entre os dois países, nos dois últimos anos Bulgária passou a se considerar nação irmã do Brasil.

Esse meio de comunicação estatal aponta que Rousseff sabe poucas palavras em búlgaro e recorda que seu pai Petar Rusev (convertido aqui em Rousseff) deixou a pequena cidade de Gabrobo, no interior da Bulgária, rumo a França em 1929, de onde veio ao Brasil, e nunca mais voltou a sua pátria.

Explica a Agência Brasil quem são alguns dos familiares búlgaros da presidenta eleita, como sua tia Rayna Negentsoeva, é uma das escritoras infantis mais respeitadas dessa nação européia; sua prima de segundo grau Ralitsa Negetsova, porta-voz da Comissão Eleitoral; ou seu primo Petar Kornazhev, ex-deputado federal pelo Partido Social Democrata.


Imprensa-latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário