quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Expectativa de vida dos brasileiros aumenta 11 anos, informa IBGE

Em 1980, a expectativa era de 62 anos. Agora, chegou aos 73 anos. A explicação para esse crescimento são as conquistas sociais das últimas três décadas, principalmente em educação, saneamento básico e saúde.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quarta-feira (1) um número que reflete melhorias nas últimas três décadas no nosso país. A expectativa de vida dos brasileiros aumentou 11 anos. 
 Os dados divulgados mostram que as mulheres vivem mais do que os homens e que são eles as maiores vítimas de mortes violentas.
A expectativa de vida dos brasileiros aumentou. Em 1980, era de 62 anos. Agora, chegou aos 73 anos. A explicação do IBGE para esse crescimento de quase 11 anos são as conquistas sociais das últimas três décadas, principalmente em educação, saneamento básico e saúde.
A mulher ganhou mais tempo que o homem. Em 30 anos, a esperança de vida deles subiu de 59 para 69 anos. A delas subiu de 65 para 77 anos. A diferença entre os sexos, que é de quase oito anos, tem várias explicações. Mulheres têm um cuidado maior com a saúde. Homens são mais expostos a mortes violentas no trânsito ou por homicídios. "Para você ter ideia, o homem está ligado em torno de 90% das mortes violentas ", explica o analista Aparecido da Cunha, do IBGE.
A taxa de mortalidade infantil foi drasticamente reduzida, de 69 por mil nascidos vivos para pouco mais de 22 por mil. O Brasil está melhor que o Paraguai, a Bolívia e o Haiti, mas ainda atrás de países como El Salvador, Argentina, Chile e Cuba.
G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário