terça-feira, 9 de novembro de 2010

TOMAR MUITOS BANHOS POR DIA PODE SER PREJUDICIAL A PELE

Um por dia é suficiente para manter o corpo limpo. E recomenda-se ficar só cinco minutos no chuveiro, sem bucha e com sabonete hidratante

Diário de São Paulo
Desde a escola, o brasileiro aprende que lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes após as refeições e tomar banho diariamente são regras obrigatórias de higiene. Portanto, soa como sacrilégio alguém revelar que não toma tantos banhos como a maioria das pessoas.

Mas, acredite, isso não está errado. Pelo menos é o que confirmam alguns médicos. "Um banho por dia já seria mais do que suficiente", diz a dermatologista Luciana Conrado. "E se a pessoa realmente sentir necessidade de tomar dois, é melhor que, no segundo, use o sabonete apenas na área genital e nas axilas."

Alguns médicos chegam a recomendar o popularmente conhecido banho de gato, em que, com uma tolha úmida e sabão, é feita a higiene básica nos braços, entre as pernas e na sola dos pés. "Em países como a França, isso é comum pela cultura deles, e seria suficiente para  manter a limpeza do corpo", ressalta a dermatologista. "Aqui no Brasil, um país tropical, é mais difícil,  pois a população sente necessidade de se refrescar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário