sábado, 6 de novembro de 2010

SP vai fechar empresas que não cuidar do própio lixo

Lojas, bares e restaurantes que colocarem mais de três sacos de lixo na rua para o caminhão levar poderão ter seus alvarás cassados. É o que promete a Prefeitura de São Paulo, oito anos depois de a regra entrar em vigor.


Carlos Cecconello/Folhapress
Rua 25 de Março, no centro de SP, tomada por sujeira deixada nas calçadas e na via pelos lojistas
Rua 25 de Março, uma das mais movimentadas do centro de São Paulo, tomada por sujeira deixada nas calçadas
Toda empresa que produz mais de 200 litros de lixo --equivalentes a três sacos por dia tem de contratar transportadores particulares para dar uma destinação aos seus resíduos. É o que está na lei, aprovada em 2002.
Das cerca de 12 mil toneladas diárias de lixo recolhidas pelas duas concessionárias do serviço na cidade, aproximadamente 10% vêm de empresas que, pela lei, teriam de cuidar do próprio lixo.
Atualmente, 4.147 empresas estão cadastradas na prefeitura como "grandes geradores", nome técnico para pessoas jurídicas que produzem mais de 200 litros de lixo por dia. Outras 5.450 estão com os cadastros vencidos.
Pode parecer muito, mas não é. Estima-se que mais de 100 mil estabelecimentos comerciais ou de serviços de um total de 1 milhão, além de prédios comerciais, se enquadrem nesse limite.
O secretário municipal de Serviços, Dráusio Barreto, aposta que as novas ações serão importantes para mudar o comportamento das empresas. "Agora, não será mais só multa. Nós vamos poder até suspender em definitivo a licença de funcionamento da empresa", disse.

Folha.com - Evandro Spinelli SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário