terça-feira, 30 de novembro de 2010

Secretária de Estado dos EUA viaja para tranquilizar aliados após vazamento

Hillary Clinton vai se encontrar com ministros europeus e líderes de Uzbequistão e Bahrein

AFPe R7
Yuri Gripas/29.11.2010/ReutersYuri Gripas/29.11.2010/Reuters

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, classificou o vazamento de documentos diplomáticos como "ataque à comunidade internacional"


A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, iniciou nesta segunda-feira (29) um giro por vários países com o objetivo de tranquilizar os aliados dos Estados Unidos após a divulgação de documentos diplomáticos pelo site WikiLeaks. Veja pontos polêmicos dos documentos
Hillary deve conversar com ministros das Relações Exteriores dos países europeus na Cúpula da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), no Cazaquistão, antes de visitar Uzbequistão e Bahrein, para se reunir com a liderança local.
- Quero lhes dizer pessoalmente a importância que dou ao debate e ao diálogo produtivo que mantivemos até esta data, além de assegurar nossa intenção de seguir trabalhando estreitamente com eles.
O site WikiLeaks divulgou nesta segunda-feira mais de 250 mil documentos diplomáticos dos Estados Unidos, a maioria dos últimos três anos, que revelam uma série de declarações constrangedoras envolvendo o Departamento de Estado.

"Ataque à comunidade internacional"

Hillary afirmou que o vazamento de documentos confidenciais dos Estados Unidos representa "um ataque à comunidade internacional" e expressou pesar pelos estragos causados pela publicação.

- Essa divulgação não é apenas um atentado a interesses estrangeiros da política americana. É um ataque à comunidade internacional.

Os textos contêm comentários e informes elaborados por funcionários dos EUA, com linguagem franca e até dura em relação a outras nações, como Brasil, França e Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário