sábado, 20 de novembro de 2010

MOVIMENTOS NEGROS PAULISTAS PEDEM O FIM DO RACISMO NO BRASIL

Ativistas de movimentos negros participaram hoje (20), na capital paulista, da 7ª Marcha da Consciência Negra, que neste ano teve como tema as comemorações dos 100 anos da Revolta da Chibata. O evento contou com atos políticos, pronunciamentos e apresentações culturais e uma passeata pelas ruas do centro da cidade. A marcha foi promovida pela prefeitura e pelos movimentos negros.

A Revolta da Chibata aconteceu em 1910 e foi um levante de marinheiros negros contra as condições de trabalho a que eram submetidos.

Segundo o diretor da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Flávio Jorge Rodrigues da Silva, a marcha foi retomada em 2003 para mostrar que a população negra está nas ruas e continua a sua denúncia contra o racismo no Brasil. “Apesar dos avanços que conseguimos nos últimos anos o nosso país ainda tem uma desigualdade racial muito grande, por isso a necessidade de estarmos aqui hoje”.

O objetivo é ainda chamar a atenção para as mortes de jovens negros que ocorrem sistematicamente na cidade de São Paulo, para a valorização das mulheres negras e para a necessidade de políticas sociais de promoção da qualidade de vida da população negra.

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário