quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MEC considera vazamento do tema da redação do Enem um caso isolado

Um dia após a Polícia Federal ter indiciado dois professores pelo vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o Ministério da Educação (MEC) afirmou ontem que não vê indícios de que tenha ocorrido a divulgação. O ministério manteve para 15 de dezembro a reaplicação parcial do exame, só para os casos que constam nas atas das salas onde as provas foram feitas. "O sigilo do tema da redação foi mantido, uma vez que a professora indiciada pela Polícia Federal repassou o título de um dos textos motivadores: "O que é o trabalho escravo". O tema da prova era "O trabalho na construção da dignidade humana"", afirmou o ministério, em nota.
Para professores e estudantes da região de Petrolina (PE), onde, segundo a PF, teria ocorrido o vazamento, a situação é diferente: eles acreditam que o caso não foi isolado e mais alunos tiveram acesso a outras partes da prova antes de sua realização.
A própria investigação da PF dá margem a especulações. Segundo o delegado Márcio Alberto Gomes, um caderno especial de questões - chamado caderno ampliado (feito em dimensões maiores que os entregues aos estudantes) - foi violado pela coordenação de aplicação da prova no Colégio Ruy Barbosa, em Remanso (BA), cerca de duas horas antes do início da prova.

Rafael Moraes Moura / BRASÍLIA Tiago Décimo / SALVADOR - O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário