terça-feira, 23 de novembro de 2010

Lula diz que brasileiros aprenderam cultura de paz com portugueses

Lula diz que brasileiros aprenderam cultura de paz com portugueses Presidente Lula discursa durante cerimônia de entrega do Prêmio Especial Personalidade do Ano 2010, oferecido pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (Foto: Ricardo Stuckert / PR) 

São Paulo - Ao receber homenagem da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nessa segunda-feira (22) à noite, que cabem críticas à colonização que Portugal fez no Brasil. Ressaltou, no entanto, que a cultura de paz dos brasileiros foi aprendida com os portugueses.

"Obviamente que a gente olha a colonização do Brasil e compara com a colonização de qualquer país do mundo, e a gente pode ter alguma crítica a Portugal. Mas a gente tem que dizer, foi com os portugueses que aprendemos a fazer tudo que fizemos em paz", disse o presidente em cerimônia de comemoração dos 98 anos da câmara portuguesa, em São Paulo.

"Fazer independência sem ter uma guerra, fazer independência em um acordo proposto pelo próprio imperador não é para qualquer um, é só para um bom português. E acho que isso permeou a consciência do povo brasileiro", afirmou Lula.

O presidente fez ainda um balanço dos investimentos entre os dois países nos últimos oito anos. Lula lembrou que a língua portuguesa pode representar uma porta de entrada tanto para o Brasil na Europa, por meio de Portugal, quanto para os portugueses acessarem os mercados da América Latina, por meio do Brasil.

Fonte: Bruno Bocchini - Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário