sábado, 27 de novembro de 2010

Câncer de pulmão aumenta entre as mulheres, revela estudo em 16 capitais

Alexandre Gonçalves - O Estado de S.Paulo
A incidência de câncer de pulmão tem aumentado entre as mulheres. É o que mostram os dados da última edição dos Registros de Base Populacional, levantamento coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio, que avaliou a ocorrência de tumores em 16 capitais brasileiras no período de 2000 a 2005.

Os dados confirmam a preocupação dos órgãos de saúde pública com o tabagismo feminino. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema Gênero e Tabaco com Ênfase no Marketing para Mulheres para as atividades comemorativas do Dia Mundial sem Tabaco.

"As mulheres começaram a fumar mais tarde", aponta Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Inca. "Por isso, agora que começam a estabilizar e até a cair os números de câncer de pulmão entre os homens, a incidência aumenta entre as mulheres."

Em países ricos, a incidência do câncer de pulmão nas mulheres já se tornou praticamente igual à incidência da doença entre homens.
Dados divulgados em agosto pelo Inca e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 17,5% dos brasileiros fumam. Entre os homens, o porcentual é de 22%. O tabagismo feminino atinge 13,3% das mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário