domingo, 14 de novembro de 2010

BRASÍLIA, HOSPITAL EM ALERTA APÓS 11 MORTES DE BEBÊS

Série de óbitos em menos de um mês ocorreu por infecção; por enquanto, hospital não atribui surto à superbactéria KPC

A morte de 11 bebês por infecção em menos de um mês e meio acionou o alerta no Hospital Regional da Asa Sul, em Brasília, referência em obstetrícia e pediatria na rede pública da capital. Na unidade, o limite de morte considerado "aceitável" é de três bebês por mês.
Os bebês eram prematuros ou com má-formação. Estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Ontem, havia 10 bebês isolados na unidade igualmente contaminados. O número corresponde à terça parte da capacidade da UTI.
Por ora, nenhuma morte foi atribuída à superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC). "Com certeza, não é a nova superbactéria, pelo menos até hoje não", disse o diretor do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), Alberto Henrique Barbosa. "Mas acendeu a luz amarela", acrescentou.
Já foram identificados casos de infecção por KPC em sete Estados e no Distrito Federal. Segundo o balanço mais recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pelo menos 42 pessoas teriam morrido em decorrência da superbactéria apenas no Distrito Federal e em São Paulo, desde meados do ano passado.
Marta Salomon BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário